quinta-feira, 28 de novembro de 2013

À espera do verão: benefícios e malefícios do sol



Em alguns dias o verão estará batendo à nossa porta. Nessa época é comum ouvirmos opiniões divergentes sobre o sol. Será mesmo possível tirar proveito dele sem prejuízo à pele? Como aproveitá-lo com responsabilidade?

Os benefícios do sol estão relacionados à síntese de vitamina D, essencial para a captação de cálcio nos ossos e aliada no combate à osteoporose e na prevenção de anemias. Para isso basta tomarmos 15 minutinhos de sol diariamente em qualquer parte do corpo sem protetor solar até 10h e após 16h (fique atento ao horário de verão). Sempre aconselho meus pacientes a evitarem o rosto para prevenir as rugas.
A luz do sol estimula ainda a produção de endorfina, substância produzida pelo cérebro e que nos dá sensação de bem-estar, melhorando o nosso humor, além de ajudar no fortalecimento do nosso sistema imunológico.

Por outro lado, a exposição solar excessiva pode causar danos como câncer de pele, queimaduras e fotoenvelhecimento. Os efeitos da radiação solar são cumulativos. Portanto, quanto mais cedo a pessoa se expuser excessivamente ao sol e de maneira inadequada, maiores são os riscos de envelhecer precocemente, ter catarata e câncer de pele. Nesta semana, inclusive, o Ministério da Saúde divulgou um estudo que estima para o próximo ano 576.580 novos casos de câncer, sendo o de pele não melanoma o de maior incidência entre homens e mulheres, com 182 mil ocorrências, o equivalente a 31,5% do total.

Cuidados
Para obter um bronzeado bonito e sem queimaduras, faça uma esfoliação na pele alguns dias antes de ir à praia ou à piscina para ela ficar uniforme e mantê-la hidratada. Evite os horários de pico do sol. Vale a pena também apostar no consumo de alimentos amarelos, como mamão e cenoura, pelo menos uma semana antes para obter o efeito do caroteno.

O protetor solar deve ser aplicado diariamente e escolhido de acordo com cada tipo de pele; gel, spray e mousse para peles oleosas e creme e loção para peles secas. Para o rosto opte por um oil free ou matificante e para o corpo, em creme. Procure usar no mínimo FPS 30. O filtro apenas diminui a incidência dos raios solares. Sendo assim, mesmo com ele a pessoa pode ficar bronzeada.

Não se esqueça de usar boné/chapéu e óculos escuros e beber bastante líquido (preferencialmente água, água de coco ou sucos naturais) para hidratar a pele e aplicar hidratante após o banho.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Estrias, flacidez, celulite e gordura localizada foram tema da minha palestra



Nos dias 22 e 23 de novembro a Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Rio de Janeiro promoveu o 7º Simpósio de Cosmiatria & Laser, com as últimas novidades da área. Tive o prazer de ser uma das palestrantes do sábado, no Centro de Convenções Othon Palace, falando sobre o tema O que vale a pena nos tratamentos corporais. Vou contar aqui para vocês um pouco do que abordei.

Em minha apresentação falei sobre as possibilidades terapêuticas para estrias, flacidez, celulite e gordura localizada. Para as estrias, destaquei as opções como o Fraxel Dual, a ponteira Pixel do Harmony e o Pixel RF do Accent XL. Estes lasers proporcionam um nivelamento da estria para deixá-la mais fina.

Já para flacidez e celulite as minhas indicações foram a radiofrequência monopolar do Venus Freeze e a mais recente e badalada delas, o preenchimento dos furinhos da celulite e o tratamento da flacidez com o ácido polilático Sculptra.

No caso da gordura localizada, abordei o Ultracontour, que combina lipólise (quebra das células de gordura) com drenagem linfática. Outra opção é o ultrassom do Accent Ultra, que atua sobre as membranas das células de gordura, eliminando-as gradualmente. Mencionei também as novidades apresentadas durante o Meeting de Harvard e previstas para 2014, como as injeções ATX 101 e Lipo 101, que prometem derreter as gordurinhas, diminuindo medidas.

Agradeço à SBD-RJ pelo convite e parabenizo os coordenadores pela qualidade do 7º Simpósio de Cosmiatria & Laser. Os cerca de 200 profissionais presentes puderam assistir a apresentações e participar de cursos de excelente nível técnico. Sem dúvidas, o Simpósio pode ser equiparado aos grandes eventos internacionais da área.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Como evitar pelos encravados ao se barbear?



O post de hoje é sobre um tema que atinge muitos homens: pelo encravado na barba. Além de acarretar um problema estético, o encravamento pode causar irritação, alergia na pele e foliculite. Como agir para evitar esses incômodos?

O pelo encrava geralmente porque não tem força para perfurar a superfície da pele. Ao nascer, ele pode se curvar e penetrar novamente na pele ou crescer sob ela. O estágio posterior pode ser inflamação, vermelhidão e inchaço.

Algumas das medidas principais para evitar o encravamento são: usar a lâmina no sentido do pelo e o menor número de vezes possível, barbear-se com água morna para que os fios fiquem mais macios e os poros se abram, aplicar espuma de barbear e enxaguar com água fria para fechar os poros. É aconselhável também fazer esfoliação um dia antes ou usar sabonete esfoliante duas vezes por semana.

Evite o uso de lâminas gastas, pois elas podem ferir a pele. Se possível, procure não fazer a barba todos os dias para diminuir o atrito com a pele.

Sangrou com a lâmina? Aplique água fria e um creme cicatrizante (peça ajuda ao dermatologista).

Não é aconselhável aplicar cremes após o barbear para não obstruir os poros. Prefira os balms pós-barba, que acalmam e evitam a inflamação.

Lembre-se: a melhor forma de se livrar definitivamente dos pelos é a depilação a laser. Tecnologias como o Light Sheer Duet e o Soprano são eficazes para acabar com problemas como pelo encravado e foliculite, além do compromisso de barbear-se periodicamente. Faça uma avaliação com o dermatologista.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Novidades da estética apresentadas em Harvard



No início deste mês participei do curso Laser & Aesthetic Skin Therapy: What's the Truth?, em Boston (EUA), com o guru do laser Rox Anderson, na Harvard Medical School.

Fomos apresentados a diversas novidades da área que estarão em breve disponíveis aqui no Brasil. Vou adiantar algumas delas para vocês.

Rejuvenescimento facial
No campo do rejuvenescimento, a novidade é que o Juvederm Voluma foi aprovado pelo Food and Drug Administration (FDA, órgão americano responsável pelo controle de medicamentos, cosméticos, alimentos etc.) para ser utilizado em preenchimento de malar (área das bochechas), arco de mandíbula e mento (área do queixo). Em combinação com o Sculptra ele pode ser usado para contorno facial, áreas de atrofia e auxilia na melhora de rostos muito finos e com perda de gordura.

Retirada de tatuagem
Para remover as tatuagens indesejadas Rox apresentou o laser de picossegundos, o que, segundo ele é a novidade do futuro. Muito mais rápido que o Qswitched, seu pigmento explode tão rápido que “evapora” no tecido e não deixa o sombreado da tatuagem.

Gordura localizada
A inovação para acabar com as gordurinhas são as injeções ATX 101 e Lipo 101, usadas em pequenas áreas, como papada, e diminuição de medidas. Ambas ainda estão em fases de estudos, mas os resultados têm se mostrado promissores. A previsão é que o ATX 101 seja autorizado pelo FDA entre 2014 e 2015.

Melasma
Para tratar as manchas amarronzadas da face Rox apresentou estudos que mostram bons resultados na combinação de Q-switched 1064 com intervalos maiores alternando com o ácido azelaico e alfa hidroxiácidos.

Cicatrizes
Já para reabilitar cicatrizes a novidade é a toxina botulínica associada ao laser de CO2. A primeira vai atuar diminuindo a pressão do tecido para não esticar a cicatriz e aumentá-la, enquanto o laser de CO2 (denominado tratamento HELD) vai melhorar a aparência do tecido. O procedimento pode ser aconselhável até para áreas em fase de cicatrização.

Além disso, foi anunciada outra novidade para o tratamento de cicatrizes: o enxerto autólogo de epiderme, que melhora a cicatrização de feridas abertas ou áreas de queimaduras. Antes a área doadora ficava com alteração de textura e coloração, o que não acontece com essa nova técnica. A cicatrização ocorre em três semanas.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Ritual da beleza: sobreposição de cremes funciona?


Hoje vamos tratar de um tema que gera algumas dúvidas entre as mulheres: se eu sobrepuser vários cremes no rosto, terei um efeito melhor? A resposta é não. Sabe por quê?

Devemos aplicar um creme de cada vez, pois apenas o primeiro, que está em contato com a nossa pele, conseguirá atuar de forma eficaz. Por exemplo, hidratante ou creme anticelulite? Aplique o anticelulite nas coxas e o hidratante do joelho para baixo.

Quer atenuar as linhas em volta dos olhos ou clarear as olheiras? Peça ao seu dermatologista indicações de cremes específicos para cada área. Comece primeiro aplicando o creme para o entorno dos olhos com movimentos de dentro para fora e com leves batidinhas. Em seguida aplique o outro produto na testa, nariz, bochechas, pescoço e colo (com movimentos de dentro para fora e de baixo para cima).

Cremes para olheiras e para atuar nas rugas têm recomendação para serem aplicados à noite, pois podem conter ácidos que, em contato com o sol, podem manchar sua pele. O dermatologista lhe dará todas essas dicas. Por isso, sempre ressalto para não utilizar produtos sem a indicação médica, pois às vezes você quer melhorar um problema e acaba surgindo outro!

E não esqueça: pela manhã, aplique o primer, o corretivo, o filtro solar e depois a base. Se você trabalha caminhando muito na rua e tem costume de usar BB Cream, passe um protetor solar antes do BB Cream. E depois do primer aplique nesta ordem: a base, o corretivo e o pó.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

O que faz o tônico facial?



Limpar a pele corretamente faz com que consigamos remover as impurezas que se acumulam naturalmente ao longo do dia sobre o nosso rosto, além de resquícios de maquiagem. Esse processo deve fazer parte do nosso ritual diário de beleza. Dessa forma conseguimos manter nossa pele limpa, evitamos que nossos poros fiquem obstruídos e estimulamos a renovação celular, essencial para uma pele saudável.

O tônico tem um papel primordial nessa etapa de limpeza. Ele controla o pH da pele, remove as impurezas e os resquícios de maquiagem, suaviza, refresca e prepara a pele para receber a hidratação.

Os tônicos podem ser hidratantes (indicados para peles normais e secas) e adstringentes (mistas e oleosas). Dependendo do tipo de pele, geralmente eles contêm em sua fórmula ácidos salicílico e glicólico, enxofre, chá verde, camomila, calêndula e aloe vera – mesmo que sua pele seja oleosa, não aplique tônico que contenha muito álcool, pois pode causar o efeito reverso e aumentar a oleosidade. Esse tipo de produto pode ser usado pela manhã e à noite, não devendo ser esfregado com muita força sobre a pele.

Os 4 passos da beleza
O passo a passo correto da limpeza deve começar pela retirada da maquiagem com demaquilante, passar pela lavagem com sabonete específico, complementar com o tônico e finalizar com a hidratação. É importante lembrar que mesmo as peles oleosas devem ser hidratadas com produto específico e indicado pelo dermatologista.

Poros obstruídos podem acarretar o aparecimento de espinhas, o aumento da oleosidade da pele e um aspecto envelhecido e cansado.

Sua pele limpa adequadamente fará com que os ativos dos cosméticos penetrem melhor e tenham seu efeito realizado.

Para saber o melhor tônico para o seu tipo de pele converse com o seu dermatologista.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Qual o melhor tratamento para combater as celulites?



Quando o assunto é celulite, muitas mulheres ficam em dúvida sobre a melhor forma de combater esse mal que aflige o universo feminino: cremes ou aparelhos. Qual age mais rápido?

Sempre respondo para as minhas pacientes que os aparelhos proporcionam um melhor resultado porque conseguem atuar na derme profunda, reestruturando as fibras de colágeno, enquanto os cremes agem como coadjuvantes. Entre as tecnologias mais utilizadas pelas clínicas de estética estão a radiofrequência associada a pulsos eletromagnéticos do Venus Freeze e a ponteira Uniform do Accent XL (que combina radiofrequência e massagem modeladora).

Além dos aparelhos, a mais recente alternativa para o combate à celulite é o ácido polilático, Sculptra. Falamos sobre ele recentemente.

Já os cremes podem ser utilizados para potencializar o resultado dos aparelhos. Geralmente indicamos cremes que contenham ingredientes como cafeína, centella asiática, retinol, peptídeos, xantoxilina, carnitina e carbocisteína. Eles podem ser aplicados duas vezes ao dia com movimentos de baixo para cima, como se você estivesse fazendo uma drenagem da região. Prefira aplicá-los com a pele úmida após o banho para que os ativos sejam melhor absorvidos.

Outra dica importante é ter um estilo de vida saudável. Sendo assim, procure ter uma alimentação balanceada, evite frituras, doces e refrigerantes. Pratique atividades físicas regularmente e beba pelo menos dois litros de água por dia. Além disso, complemente o seu tratamento com sessões de massagem modeladora e drenagem linfática na clínica. Converse com o dermatologista.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Olheiras: como combatê-las?



Leves ou acentuadas, as olheiras possuem causas como cansaço, noites mal dormidas, hereditariedade e formação óssea. Há um arsenal de técnicas disponíveis para tratá-las que englobam desde de cremes a preenchimento com ácido hialurônico e lasers no consultório.

O melhor tratamento para o seu caso deve ser definido após uma conversa com o dermatologista. Nós podemos verificar a causa e, assim, indicar a melhor solução no seu caso.

Os cremes que têm bom efeito para clarear as olheiras são os à base de vitamina C, que dão luminosidade à área, e os de cafeína, que melhoram a drenagem e evitam a formação de bolsas embaixo dos olhos.

No consultório, há a opção do preenchimento com ácido hialurônico. Comentei neste post sobre o Volbella, que pode ser uma boa opção.

Ainda no consultório temos o Elektra, tecnologia composta pelo laser fracionado de alta potência Nd:YAG Q-Switched. Ele atua diretamente sobre a melanina, eliminando o aspecto escurecido. Pode ser associado a peelings e cremes, dependendo do caso, para melhorar a drenagem e clarear o local.

Em casa podem ser aplicadas compressas geladas de chá de camomila ou chá preto para clarear por algumas horas o aspecto arroxeado. Outra opção paliativa são os corretivos, cujo resultado é momentâneo.

Outras dicas para evitar as olheiras são: adote hábitos saudáveis, descanse suficientemente, tenha horas regulares de sono, não fume e evite o consumo excessivo de álcool.