terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Como manter a hidratação da pele em voos longos?



Pretende viajar de avião para curtir o carnaval fora da cidade? Então hoje vou dar algumas dicas de beleza para evitar que o ar seco do avião e a baixa pressão ressequem ainda mais a sua pele. Em caso de viagens muito longas e se você está trocando as altas temperaturas brasileiras por um clima bem mais frio, as consequências podem ser piores se não houver prevenção.

A primeira dica é levar água termal. Essa nossa grande aliada, rica em sais minerais e oligoelementos, como zinco, cálcio, magnésio, ferro, selênio, possui ação anti-inflamatória, cicatrizante e ajuda a
manter a pele hidratada no avião. Ela não tem restrições, pode ser usada em qualquer tipo de pele e ser borrifada várias vezes ao longo da viagem.

Carregue na bolsa também hidratante para as mãos à base de ureia ou lactato de amônio. Se grávida, não use o de ureia. O dermatologista poderá lhe indicar também um específico para o seu rosto, de acordo com o seu tipo de pele.

No dia da viagem e na véspera, evite consumir bebida alcoólica, pois ela desidrata o nosso organismo. Beba bastante líquido durante o voo.

Há no mercado produtos com a finalidade específica de recuperar a pele antes e após viagens aéreas e também do chamado efeito jet-lag (tempo que o corpo leva para se adaptar ao novo fuso horário), como a linha da Kiehl's Travel -Tested Solutions. A linha, que conta com hidratantes para rosto, mãos e lábios, possui extrato de flor de cacto, ginseng tibetano e óleos essenciais.

Antes de viajar, recomendo conversar com seu dermatologista para que as férias não lhe deixem marcas na pele quando voltar!

Um excelente carnaval a todos! Divirtam-se, mas sem esquecer os cuidados com a pele, como o uso do filtro solar diariamente.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Cuidados com os lábios no verão



Além de proteger a nossa pele dos raios UV, um dos principais cuidados que devemos ter no verão é com os lábios. Nosso aliado deve ser o filtro solar labial, que vai mantê-los hidratados, proteger e evitar o envelhecimento precoce.

A região labial possui a pele sensível e a radiação solar diminui a imunidade da pele, podendo causar reincidência do herpes labial. A exposição à radiação solar por longos períodos pode ainda ressecar os lábios, causar vermelhidão e rachaduras e até gerar hiperqueratose, uma camada esbranquiçada no lábio inferior que deverá ser tratada por um dermatologista com cremes ou cauterização.

Alguns batons contêm filtro solar e podem ser usados no dia a dia. Mas, se você for à praia, à piscina ou praticar qualquer atividade sob o sol, a melhor opção é usar o protetor labial incolor antes, já que reaplicar o batom várias vezes pode deixar um tom de cor mais pesado. Os homens não estão livres desse cuidado e devem aplicar o filtro solar labial em períodos de exposição solar prolongada.

Tome cuidado com a alimentação durante a exposição solar devido à possibilidade de manchas e queimaduras, como a ingestão de limonada. Não se esqueça de reaplicar o filtro nos lábios periodicamente e após comer e beber.

O ideal é que o filtro tenha FPS de pelo menos 30. Entretanto, se os lábios já sofreram queimadura porque você descuidou do filtro, consulte o dermatologista. Se você tiver dúvidas para escolher um entre as inúmeras marcas disponíveis no mercado, peça-nos ajuda também.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

BB, CC, DD, EE Cream – qual a diferença entre eles?


BB, CC, DD, EE Cream. Provavelmente na primeira vez que você se deparou com essas siglas ficou confusa. Não é mesmo? Hoje vamos entender melhor como funcionam e para que servem esses cremes em nosso rosto.

O primeiro a surgir nesse “alfabeto” foi o BB Cream: beauty balm (bálsamo de beleza). Em contato com a pele ele diminui a aparência dos poros dilatados, ajudando a controlar a oleosidade, hidratar e proteger do sol. Mas opte por aplicar o protetor solar antes se você for se expor ao sol por um longo período, pois a maioria dos BB Creams não possui FPS muito elevado.  Ele é um facilitador para fixar a maquiagem e pode ter acabamento mate ou luminoso. Como sua textura geralmente é mais leve, não encobre muitas imperfeições na pele, podendo ser aplicado um corretivo para ajudar.

O CC Cream (color control ou controle de cor) é indicado para pele que apresenta manchas, pois ele corrige as imperfeições. Entre seus benefícios estão ainda hidratar, iluminar, reduzir os poros visíveis, uniformizar o tom da pele e prevenir o envelhecimento.

O terceiro é o DD Cream (daily defense ou defesa diária). É uma espécie de união do BB e do CC Cream, acrescido da função autobronzeadora. Possui também ativos hidratantes e pode ser usado no corpo.

O lançamento mais recente é o último da lista: o EE Cream, abreviação de extra exfoliation (esfoliação extra). A função é auxiliar na limpeza na pele, porém de forma menos agressiva que os esfoliantes tradicionais. Ainda não fabricado no Brasil, ele pode ser aplicado durante o banho para limpar a pele profundamente.

Lembre-se de conversar com o dermatologista antes de usar qualquer um desses produtos. Avaliando a sua pele, saberemos recomendar o ideal para você.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Roupas como aliadas na proteção solar



Que o filtro solar é imprescindível para proteger a nossa pele dos efeitos nocivos dos raios solares não há dúvidas. Mas há outros recursos que podem nos ajudar a bloquear os raios sobre a nossa pele como roupas especiais.

As roupas com proteção solar são confeccionadas com fios especiais, à base de dióxido de titânio e banhos químicos sintéticos, a fim de bloquear até 98% da radiação ultravioleta. A medição do nível de proteção é feita usando o Fator de Proteção Ultravioleta (FPU), índice que mede a porcentagem dos raios ultravioleta que ultrapassam o tecido e atingem a nossa pele. O FPU 20, por exemplo, permite que um em cada 20 raios ultrapasse o tecido. As roupas especializadas em proteção solar chegam a atingir FPU 50. Antes de adquirir uma peça, verifique se ela possui certificação e dê preferência a camisas de manga longa, pois protegem mais.

Esse tipo de tecnologia pode ser empregado ainda em bonés, roupas de banho e viseiras. E também é uma boa opção para crianças, já que elas possuem a pele fina.

E quanto aos tecidos “normais”? Saiba que quanto mais escuro o tecido, maior sua proteção e que quando molhado o nível de proteção diminui devido ao alargamento das tramas. E prefira tecidos mais densos como algodão e linho.

Cuidados
Mas é bom ressaltar que elas protegem apenas a área do corpo que estão cobrindo, ou seja, é necessário usar filtro solar nas partes do corpo desprotegidas pelo tecido. O aconselhável é aplicar o filtro no corpo todo antes de vestir a roupa para não ficar uma faixa de queimadura, o que acontece, por exemplo, quando a pessoa toma sol com bermuda e fica com uma parte bronzeada e outra não.

Lembre-se de usar também boné/chapéu, óculos escuros com proteção UV na lente de procedência confiável e filtro solar labial.