terça-feira, 29 de abril de 2014

O que a toxina botulínica pode fazer por você

benefícios toxina botulínica


São diversas as aplicações da toxina botulínica. Ela pode suavizar rugas existentes, evitar seu aparecimento, dar um ar descansado a quem tem o rosto sério, tratar a hiperidrose e ser usada por outras especialidades, como os urologistas, para o tratamento da incontinência urinária.

No combate às rugas dinâmicas (visíveis quando o rosto está em movimento como ao rirmos ou chorarmos), a toxina botulínica figura entre os tratamentos mais realizados, como mostrou uma pesquisa feita pelo Departamento de Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia em 2011: 43% dos procedimentos estéticos para amenizar rugas foram feitos com a toxina.

A preferência deve-se à eficácia da técnica, pois atua diretamente sobre o músculo, relaxando-o. Pode ser aplicada na face e no pescoço, e a dosagem depende de avaliação do dermatologista.

A toxina também pode ser utilizada em pessoas jovens para evitar as rugas estáticas (aquelas mais profundas que mesmo sem a pessoa fazer o movimento já aparecem). O resultado é muito natural, proporcionando aparência mais descansada.

A substância pode ainda prevenir o aparecimento de novas rugas e a piora das já existentes, já que retarda o tempo que essas marcas levariam para se transformar em uma ruga estática, mais difícil de ser tratada. Apesar de à primeira vista a agulha assustar algumas pessoas, as picadinhas para injetar a toxina são suportáveis.

A durabilidade do procedimento é de cerca de seis meses, mas pode variar de pessoa para pessoa de acordo com vários fatores, como tabagismo, exposição solar demasiada e atividade física em excesso.

No tratamento da hiperidrose (suor excessivo que pode acometer axilas, palmas e planta dos pés), a toxina atua bloqueando a transmissão nervosa das glândulas sudoríparas. Com mesma durabilidade que a do combate às rugas.

Toxina X preenchimento
É importante ressaltar que a toxina botulínica é diferente de preenchimento com ácido hialurônico, por exemplo. Entretanto, dependendo do caso, o dermatologista pode combinar ambos os tratamentos para um melhor resultado.

Lembre-se sempre de buscar informações sobre o profissional e a clínica antes de se submeter ao procedimento.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Os benefícios da água termal


Hidratar, equilibrar o pH da pele, ajudar no processo de cicatrização e combater os radicais livres. Esses são alguns dos benefícios da água termal. Ela pode ainda fechar os poros e diminuir a oleosidade da pele antes da maquiagem, se usada gelada, ou aliviar a dor de queimaduras.

A água termal é uma água subterrânea que emerge enriquecida de minerais contidos no solo e nas rochas. É mais frequente na França. Por ser rica em sais minerais e oligoelementos – como zinco, cálcio, magnésio, ferro, selênio – ela possui ação anti-inflamatória, cicatrizante e ajuda a combater os radicais livres gerados pela poluição, cigarro e raios solares.

O produto não tem restrições. Pode ser usado em qualquer tipo de pele. No corpo, é indicado após um procedimento a laser para tratar estrias, por exemplo, quando a pele fica mais sensível. Ou então no rosto após peelings ou mesmo lasers.

A água termal é indicada ainda para quem tem rosácea, eczemas, psoríase e queimaduras superficiais, por ter propriedade cicatrizantes. Quem passa muito tempo em ambientes com ar-condicionado também vai se beneficiar com seu uso.

Se usada na praia ou mais de uma vez ao longo do dia, não se esqueça de reaplicar o protetor solar após seu uso.

Cada marca tem uma composição diferente. Elas podem ter o mesmo princípio básico, mas uma pode ter mais sais minerais e oligoelementos que outra, por exemplo. Por isso converse sempre com seu dermatologista para indicação do melhor produto para sua pele.

Até semana que vem!

terça-feira, 15 de abril de 2014

Como recuperar a pele pós-verão



Passado o verão nossa pele costuma ficar ressecada, opaca e sem vida. Não é mesmo? Fatores como exposição inadequada aos raios solares, poluição, cloro e água do mar também contribuem negativamente para a aparência da nossa pele. Máscaras faciais, como a de ouro marroquino, e o Skin Booster podem ajudar e melhorá-la.

A primeira dica para recuperá-la é fazer uma esfoliação semanal para remover as células mortas. O dermatologista pode indicar um sabonete à base de ácido salicílico ou um com microgrânulos, dependendo do seu tipo de pele.

Também aconselho fazer uma boa hidratação após o banho. Os hidratantes corporais devem conter ureia, lanolina ou óleo de semente de uva, por terem uma ação umectante maior. Eles não devem ser usados em grávidas. Recomendo aplicar o hidratante logo após o banho e com a pele ainda úmida, para aumentar a hidratação. Mesmo quem tem a pele oleosa também deve hidratar a pele com hidratante específico indicado pelo dermatologista.

As máscaras faciais também são ótimas para revitalizar a pele dos estragos provocados pelo excesso de sol. A de ouro marroquino, por exemplo, é indicada para todos os tipos de pele, pois nutre, hidrata, regenera e oxigena a pele. Entre seus ativos estão o ácido hialurônico, que mantém a umidade natural da pele e previne o envelhecimento, e o ouro marroquino, que combate o ressecamento e melhora a elasticidade da pele. Veja outras máscaras que recomendei aqui no blog.

Para casos de ressecamento mais profundo, a opção é o Skin Booster, técnica na qual se aplica o ácido hialurônico injetável para hidratar a pele de forma mais uniforme e profunda, pois a aplicação é feita diretamente na derme. Nesse procedimento usamos o ácido hialurônico com baixa concentração, que hidrata e estimula a produção de novas fibras de colágeno. Por ter a capacidade de “atrair” água, ele devolve o turgor e o viço à pele. Pode ser usados no rosto, pescoço, colo e dorso das mãos, sendo indicadas três sessões com intervalos mensais.

terça-feira, 8 de abril de 2014

Novidades em rejuvenescimento do congresso europeu AMWC


Na última semana participei do 12th Anti-Aging Medicine World Congress (AMWC), um dos mais importantes congressos mundiais. Com supervisão científica da World Society of Interdisciplinary Anti-aging Medicine, ele é um dos principais encontros mundiais de estética e apresenta as últimas novidades em antienvelhecimento. A cada edição são mais de 7.500 participantes de mais de 120 países e 300 palestrantes internacionais. Vou contar para vocês algumas das novidades apresentadas e quais delas estarão no Brasil em breve.

Look refresh
Fomos apresentados à nova seringa para o Skinbooster. Com dose aplicadora, ela faz com que a quantidade de ácido hialurônico seja perfeitamente calculada pelo médico em cada ponto e proporciona uma aplicação mais precisa. Cada vez mais os congressos tratam da volumerização do rosto em uma visão tridimensional, respeitando a anatomia de cada paciente para proporcionar um rejuvenescimento mais natural, sem alterar a fisionomia da pessoa, ou seja, um look refresh. Por ser uma técnica que depende da habilidade do médico, é muito importante escolher um profissional experiente antes de se submeter ao procedimento.

Papada
A gordura localizada no pescoço também foi assunto do congresso. Foram apresentados novos estudos com a injeção para dissolver gordura, chamada ATX- 101, ainda em fase de aprovação pelo FDA. Vimos casos surpreendentes de pacientes acompanhados por quatro meses. Apesar de eliminar a gordura, a injeção não deixa a área flácida, pois há estímulo de produção de colágeno.

Peeling de tricloroacético para unhas
Uma novidade apresentada para tratar unhas envelhecidas, opacas e com estrias foi o peeling à base de ácido tricloroacético. O número de sessões e a indicação depende de avaliação do dermatologista.

Outras novidades
O Light Sheer Duet apresentou a sua nova ponteira com um maior poder de resfriamento, tornando a depilação a laser mais indolor. Esta nova ponteira, ainda sem previsão de chegar ao Brasil, contém a mais recente tecnologia do laser de diodo.

O laser de diodo de 810nm Soprano Ice também foi uma das inovações debatidas no Congresso. O aparelho permite uma depilação mais rápida e sua ponteira mais resfriada torna o procedimento indolor. É indicado para todos os tipos de pele. No próximo semestre vocês poderão conhecê-lo na Slim Clinique.

Outro aparelho discutido no congresso foi o Sweat-X, já encontrado no Brasil. Indicado para casos de hiperidrose nas axilas, palmas das mãos e planta dos pés, ele age por meio de ondas eletromagnéticas na faixa de micro-ondas e faz com que o tratamento não seja agressivo e cause dor ao paciente.

terça-feira, 1 de abril de 2014

Novidades do Congresso Americano de Dermatologia 2014


Na 72ª edição do Meeting anual da American Academy of Dermatology, realizado de 21 a 25 de março, em Denver, foram apresentadas diversas novidades na área de beleza.

Entre os produtos, uma das novidades é o Pliaglis, anestésico da Galderma que deve ser lançado aqui no Brasil ainda em abril. Aprovado pela FDA, órgão de regulador norte-americano, o creme possui alta concentração de lidocaína e tetracaína e é indicado para procedimentos como preenchimento e remoção de tatuagem a laser.

No âmbito das tecnologias, foram apresentados a nova ponteira do Soprano, o Velashape III, o Sweat-X, o Emerge e o Vectus, entre outros.

Uma das novidades é a ponteira super-resfriada do Soprano, que chega a - 4ºC, sem causar dor e tornando a depilação mais eficaz. São indicadas de 4 a 5 sessões com intervalo de 30 dias.

Já o Velashape III, que deve chegar ao Brasil no segundo semestre, é a novidade para o tratamento da celulite e gordura localizada. Estudos apontam que o aparelho, que age por meio de radiofrequência, promove uma redução média de 1,5 cm da gordura abdominal nas primeiras sessões e reduz a aparência da celulite.

Ponteira do Accent Ultra, o Sweat-X é indicado para casos de hiperidrose. Atua de forma indolor por meio de ondas eletromagnéticas na faixa de micro-ondas sobre glândulas que produzem suor e odor.

O Emerge é um laser fracionado não-ablativo de 1.410 nm recomendado para tratamento de linhas finas, dar luminosidade e uniformidade à pele. Pode ser usado no rosto, colo e dorso das mãos. Atua em micropontos, causando pouco dano à pele.

Já o Vectus, da Palomar, é um laser de diodo para remover pelos com energia mais concentrada. Sua ponteira resfriada permite chegar a -10ºC. Falei sobre ele no início do mês aqui.

Foram mostrados também avanços para o tratamento de melasma e linhas de expressão.

Acompanhe as novidades aqui no blog e em nossa fan page do Facebook:
www.facebook.com/slimclinique. À medida que essas inovações tiverem previsão de chegar ao Brasil, avisarei vocês.