terça-feira, 29 de julho de 2014

Inverno: época de depilar a laser grandes áreas


No inverno nossa pele fica mais branquinha porque não nos expomos tanto ao sol. Por essa razão, esta é a época ideal para depilar grandes áreas como pernas e barba.

O mecanismo da depilação ocorre da seguinte forma: a melanina, pigmento que dá cor à pele e está presente nos pelos (pelos mais escuros possuem maior quantidade de melanina), absorve a luz do laser. Quando a melanina aquece, explode e destrói o folículo piloso (onde o pelo é produzido).

Mas o que o sol tem a ver com a depilação a laser? Quando nos expomos aos raios solares, aumenta a produção de melanina. Por outro lado, a melanina da pele também atrai a luz do laser, podendo causar queimaduras e manchas. Essa é a razão principal para a depilação a laser não ser recomendada em peles bronzeadas.

Soprano

Uma das últimas novidades em depilação a laser é o Soprano XL com tratamento ice, tecnologia que pode ser usada em todos os tipos de pele (inclusive as mais escuras) e em todas as regiões do corpo. Com a ponteira resfriada a -4ºC, ele permite usar altas fluências, com menor risco de queimadura e incômodo ao paciente. Dessa forma, acumula mais energia no local potencializando o resultado.

Para pelos finos, o intervalo entre as sessões é de 40 dias em média, enquanto que para barba, virilha e axila, de 30 dias.

Além de não estar bronzeada, é preciso que após se submeter à depilação a laser a pessoa fique longe do sol porque a pele estará sensível. Por isso, aproveite o inverno para se livrar dos pelos e começar o verão com a pele lisinha.

terça-feira, 22 de julho de 2014

Quais cuidados eu tenho com a minha pele?



Vários dos meus pacientes ficam curiosos para saber quais cuidados eu tenho no dia a dia com a minha pele. Hoje vou contar minha rotina, pois para ter uma pele bem cuidada é preciso se dedicar a ela diariamente, deixando a preguiça de lado.

Ao acordar, lavo o rosto com sabonete de limpeza líquido à base de ácido glicídico para limpar as impurezas profundamente. Ele não resseca a pele e dá viço. Depois borrifo água termal, que tem efeito anti-inflamatório e calmante. Após a pele secar naturalmente, passo filtro solar oil free 70. Uso uma colher de chá para o rosto. Sim, o rosto vai ficar branco na hora, mas, conforme for secando, o protetor vai ficando transparente.

Com o protetor absorvido, aplico o BB cream. Mesmo tendo filtro solar no BB cream, como não aplicamos uma grande quantidade, é importante usar o filtro solar antes. O BB cream vai ajudar a uniformizar o tom da minha pele.

Depois do BB cream ainda uso um pó compacto com filtro solar 30. Claro, enquanto espero os produtos do rosto secarem, aplico o filtro solar 70 no colo, pescoço e mãos.

Ao longo do dia, passo lenços antibrilho para retirar o excesso de oleosidade da pele e reaplico o pó compacto.

À noite é hora de se entregar aos produtos para clarear manchas ou combater o envelhecimento. Então, lavo o rosto com o mesmo sabonete líquido da manhã, passo demaquilante bifásico nos olhos para retirar a maquiagem, aplico uma loção tônica de limpeza mais profunda, que controla o pH e equilibra a pele.

Aplico novamente a água termal e, depois da pele seca, uso composições noturnas que estimulam colágeno. Durante o inverno, troco esse produto noturno por um que clareie manchas. Um detalhe: tenho um produto específico para os olhos, outro para o restante do rosto e um terceiro para o pescoço.

Parece cansativo, mas não é! Com o tempo, a gente acostuma e sente falta se não fizer todo o processo. E você? Que cuidado especial tem com sua pele?

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Inverno: o período dos lasers


O inverno é a época mais indicada para tratamentos a laser mais ablativos, que podem provocar descamação mais intensa promovendo uma renovação celular e estímulo de colágeno mais intenso. Assim, é o período ideal para tratar manchas senis e solares e rugas profundas. Como nos expomos menos ao sol no período e ficamos com a pele mais coberta, o risco de manchar a área tratada se torna menor. Mas o protetor solar diário ainda é indispensável.

Para melasma e manchas de sol, por exemplo, o Fraxel Dual é uma das tecnologias que podem ser utilizadas. O aparelho atua promovendo a renovação celular, causando leve vermelhidão e descamação por até três dias. Já o Elektra é um laser fracionado Q-Switched para tratamento do melasma, sem causar irritação ou vermelhidão.

Já a ponteira 540nm do Harmony, dotada da tecnologia AFT (Advanced Fluorescence Technology), luz intensa pulsada, é indicada para sardas, lentigo solar e clareamento do rosto, colo e dorso das mãos. Também pode causar vermelhidão e descamação.

Outro item da plataforma Harmony, a ponteira Pixel de 2940nm (laser fracionado de erbium) é utilizada também para clarear manchas e melhorar a textura da pele. Pode ser aplicada no pescoço, colo, braços e mãos. A tecnologia atua causando microperfurações que estimulam a formação de colágeno e elastina.

Já as rugas profundas podem ser tratadas com o laser de CO2 fracionado, que também agirá na derme profunda, promovendo um estimulo de colágeno de dentro para fora e uma decapagem superficial da pele.

Que tal aproveitar que ainda estamos no início do inverno para chegar linda ao verão?

Converse com o seu dermatologista, somente ele poderá indicar o melhor tratamento no seu caso.

terça-feira, 8 de julho de 2014

Acne na mulher adulta: como tratar?


Decorrente na maioria das vezes de alterações hormonais, produção excessiva de sebo pelas glândulas sebáceas, ovário policístico e gravidez, a acne na mulher adulta requer atenção especial. Hoje vou explicar alguns dos tratamentos mais recomendados para evitar a proliferação do Propionibacterium acnes (bactéria causadora da acne).

Presente com maior frequência em peles oleosas, a acne na mulher adulta pode aparecer a partir dos 30 anos ou se intensificar em mulheres que sofreram com espinha na adolescência. Para investigar a causa, o dermatologista primeiramente pode solicitar alguns exames, inclusive hormonais, a fim de indicar o tratamento mais adequado para a paciente.

Um dos medicamentos mais prescritos pelos dermatologistas, por via oral, é a isotretinoína, que diminui a produção de sebo e a consequente oleosidade da pele. Entretanto, apesar de ter uma boa resposta na maioria dos casos, a substância pode causar ressecamento das mucosas em algumas pessoas e não deve ser utilizada de forma alguma em grávidas.

Medicamentos de uso tópico também constam na lista, como séruns, loções e géis à base de ácido salicílico (para controle da oleosidade), peróxido de benzoíla (para diminuição da oleosidade e da formação de pus) e tretinoína (para atuar sobre os comedões).

Já na área tecnológica, equipamentos como o laser Nd:YAG Q-Switched Elektra (uma das ponteiras do Harmony) e o laser de érbio de 1550nm do Fraxel Dual são indicados para tratar os casos de cicatrizes deixadas pela acne, enquanto que o LED do Multiwaves atua sobre o quadro inflamatório.

É importante ficar atenta também à maquiagem, pois algumas podem causar acne. Converse com seu dermatologista para saber a linha adequada ao seu tipo de pele. Prefira produtos oil free e não comedogênicos.

terça-feira, 1 de julho de 2014

Que benefícios os minerais proporcionam à pele?

Uma alimentação balanceada possui grande importância para a beleza da nossa pele. Mas você sabe que os minerais também podem contribuir para a formação de colágeno e elastina, substâncias que auxiliam na firmeza da nossa pele?

Alguns dos minerais essenciais para a pele são cálcio, zinco e magnésio. Vamos ver onde podemos encontrar esses e outros minerais e seus benefícios?

Cálcio – atua na renovação celular e na eliminação de células mortas. Para absorvê-lo ingira alimentos como leite e derivados, sardinha, gergelim, laranja, rúcula e linhaça.

Silício – presente em alimentos como avelã, trigo, banana e aveia, ajuda na formação de colágeno, fibroblastos e elastina.

Cobre – age na elasticidade da pele e na hidratação. Pode ser encontrado no fígado bovino, na ostra e no caju.

Zinco – auxilia na regeneração da pele, podendo ser encontrado em grãos como avelã e castanha-do-pará, além de frutos do mar e ovo.

Magnésio – também auxilia a sintetizar o colágeno e acalma a pele. Está presente na aveia, na banana, na castanha e na soja.

Potássio – ajuda a combater o envelhecimento precoce, sendo encontrado na batata, no tomate, na banana, no abacate e no feijão branco.

Outra fonte rica em minerais e oligoelementos é a água termal, ótima para nutrir a pele neste inverno e ajudar a combater os radicais livres.

É importante ressaltar ainda que os cremes que contenham minerais são benéficos para a pele, mas não substituem as propriedades da ingestão de alimentos que possuam essas substâncias.

Converse com seu dermatologista e seu nutricionista para saber como aproveitar os minerais a favor de sua beleza e saúde.