quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Previna-se das doenças de verão – parte I

 







 
 

O verão é uma época deliciosa e que todo mundo adora, mas é preciso ter muito cuidado com as doenças típicas da estação. A maioria delas pode ser prevenida ao se adotar cuidados simples. Hoje vamos falar das micoses e como evitá-las:


Você já deve ter ouvido falar sobre micose de praia ou pano branco. Apesar de ser conhecida dessa forma, a Pitiríase versicolor é uma micose não adquirida na praia ou na piscina. O fungo causador da doença habita a pele de todas as pessoas e, em algumas, é capaz de se desenvolver causando manchas. Em geral, as manchas são mais frequentes no rosto e na região do peito.

A pele com a micose não se bronzeia ao ser exposta ao sol. Uma das características é que ao passar a unha, ela descama. Para prevenção, o uso de protetor solar durante a exposição ao sol é imprescindível. O tratamento é feito com medicação e uso de sabonetes ou sprays/cremes.

Já a micose da virilha (Tínea cruris) é uma lesão avermelhada, descamativa e que ocorre em uma ou nas duas coxas, podendo afetar a pele do escroto. Trata-se de situação das mais comuns, principalmente em meninos, que permanecem muito tempo com calção de banho molhado seguido de períodos de suor intenso.

Há vários tipos de fungo que causam essa doença que muitas vezes persiste além do verão. A dica é não permanecer com calção molhado e não deixar o short suado secar no corpo. No caso de aparecimento de lesão, deve-se isolar a toalha utilizada e secar sem esfregar, pressionando o local. Procure um médico de imediato, caso contrário, a lesão poderá progredir e aumentar.

Outro problema é o pé de atleta, infecção nos pés causada por fungo. Ele ocorre quando um determinado fungo cresce na pele dos pés. Além dos dedos do pé, o problema pode acometer tornozelos, palmas e dedos da mão. Mesmo após o tratamento, o pé de atleta pode voltar.

É preciso ter cuidado, pois o pé de atleta é contagioso e pode ser transmitido por contato direto ou contato com outros itens, como calçados, meias e o piso de banheiros ou piscinas. Para prevenção seque bem entre os dedos, não ande descalço em ambientes públicos úmidos e não utilize sapatos emprestados.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Como usar o filtro solar

 
  

Você passa protetor solar suficiente na hora de ir à praia ou à piscina? A maioria não usa a quantidade correta, e assim acaba se expondo incorretamente ao sol. Envelhecimento precoce, vermelhidão, bolhas, ardor e até câncer de pele são os resultados de quem economiza na hora de se proteger dos raios solares. Para evitar problemas e poder curtir os dias de sol com segurança, elenquei dicas que podem ajudar.

O indicado para o rosto e pescoço equivale a uma colher de chá cheia de filtro solar. Já para o tronco, recomenda-se o equivalente a uma colher de sopa para a parte da frente e outra para a parte de trás. Para os braços e pernas é aconselhado passar uma colher de sopa em cada.

Aos adeptos dos protetores em spray, que torna a aplicação mais rápida e prática, o recomendável é dar duas borrifadas em cada área e depois espalhar o protetor com as mãos. Outra vantagem do protetor solar em spray é a diminuição da oleosidade da pele logo após a sua aplicação.

Para assegurar a perfeita absorção do produto é necessário passar o protetor 30 minutos antes de se expor ao sol, de preferência sem o biquíni/sunga. É preciso ainda reaplicá-lo a cada duas horas, após suar bastante ou mergulhar no mar ou piscina. 

Se você está sempre entrando na água, uma boa opção é comprar um protetor para pele molhada. Esse tipo de produto não exige que você se enxugue para usá-lo.

Fator de proteção

O fator de proteção escrito na embalagem é baseado em estudos feitos com essa quantidade de protetor que expliquei. Se você passar menos, não terá a proteção completa, ou seja, um fator 30 não dará a proteção de um protetor 30.

O tipo de protetor deve ser escolhido de acordo com cada tipo de pele; géis e sprays para peles oleosas e cremes e loções para peles secas. Prefira um oil free ou matificante para o rosto e em creme para o corpo.
Saiba ainda que peles claras devem usar no mínimo FPS 30 e morenas e negras a partir de FPS 15.

 

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Verdades do sol no verão

 
 
 
Na semana passada, falamos sobre os mitos do sol no verão. Como combinamos, hoje vou falar sobre as verdades. Apesar das temperaturas elevadas, o verão começa oficialmente na próxima sexta-feira, dia 21. Por isso, fique atento (a) aos cuidados que a estação exige. Sua pele irá agradecer!

Muitas pessoas têm dúvidas se cicatrizes e machucados escurecem com o sol. Sim, é verdade, pois quando ocorre um machucado há um processo inflamatório que causa um quadro de hiperpigmentação pós-inflamatória. Então não é recomendado se expor ao sol com um machucado ou cicatriz recente, pois eles ficarão com uma cor mais pigmentada (escura).

Também me perguntam muito se cremes autobronzeadores podem manchar a pele. O que acontece é que nas regiões em que a pele é mais áspera, o creme autobronzeador vai absorver mais, então essa região ficará mais escura que o resto do corpo (joelho e cotovelos). Então, alguns dias antes de aplicar o creme bronzeador, faça uma esfoliação para igualar o tom. Na hora da aplicação também use uma luva para não manchar as mãos. Saiba que ele não tem função de protetor solar, portanto, o filtro continua sendo indispensável ao sair de casa.

Não use perfume na praia
Há pessoas que adoram passar perfume para ir à praia/piscina e acham que não há problema. Mas há sim! Não só o perfume pode manchar ou irritar a pele sob o sol, maquiagem e manipulação de frutas cítricas também. Fique longe de qualquer comida ou bebida que tenha limão!

Acredite quando ouvir que borrifar água termal faz bem à pele. A água termal é excelente para recuperar a barreira cutânea, pois tem zinco, magnésio e cálcio, e pode ser borrifada no rosto mesmo durante a exposição solar. Mas lembre-se de reaplicar o protetor solar após usá-las, pois ela pode retirá-lo.

Para proteger os fios do sol, use filtro específico para cabelos e chapéu. O cabelo, principalmente os tingidos, sofrem com a radiação solar, o vento e a água, tanto da praia como da piscina. Você também pode colocar um pouco de silicone reparador antes de molhar os cabelos para protegê-los do sal ou do cloro.

Também é verdade que a água do mar e da piscina resseca a pele. Por isso, após o mergulho, tome uma ducha para retirar os resíduos de cloro ou de sal da pele e dos cabelos.

Na quinta falamos mais sobre o verão! Até lá!

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Mitos do sol no verão


O verão chega na semana que vem e com ele um convite a uma ida à praia, à piscina ou uma caminhada ao ar livre. Para não errar e fazer feio na estação mais quente do ano, preparei um guia de mitos e verdades sobre o sol. Hoje, vamos falar dos mitos e na semana que vem sobre as verdades.

Muitas pessoas me perguntam se quando o céu está encoberto é necessário passar o protetor solar. Claro que sim! O maior perigo do verão é achar que com o céu nublado o protetor solar pode ser dispensado. Os raios ultravioleta atravessam as nuvens e queimam a pele, enquanto os raios infravermelhos, que dão a sensação de calor, não conseguem atravessar as nuvens e nos "avisar" de que o sol está queimando.

Outro mito que as pessoas acreditam, infelizmente, é que o sol seca as espinhas. Quase todo mundo já escutou isso, aposto. A verdade é que o sol pode gerar novas espinhas com o aumento da transpiração e da secreção sebácea. O sol também pode piorar a inflamação e causar manchas na acne já existente. Quem tem a pele oleosa deve optar pelo protetor solar oil free para não piorar o quadro.

Bastante comum também é achar que o protetor solar impede o bronzeamento. Não acredite nisso, pois é possível se bronzear com protetor solar, sim! Inclusive, ele é um aliado do bronzeado bonito, pois vai bloquear os raios ultravioleta, responsáveis pelo envelhecimento da pele e do câncer de pele.

Para finalizar, não pense que a maquiagem com proteção solar tem o mesmo efeito que o protetor na praia ou piscina, pois será preciso passar uma quantidade que se for de maquiagem deixará sua pele bem mais escura e estranha. Na praia, piscina ou caminha, opte pelo protetor solar tradicional.

E não se esqueça de cuidar dos lábios. Não tem problema usar muito protetor labial, pois ele não irá ressecar seus lábios, mas o ideal é optar por um que tenha hidratante.

Até semana que vem com mais dicas sobre o verão!

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Como tratar e prevenir a flacidez


Que pessoa não fica incomodada com a aparência frouxa e sem elasticidade da pele? A flacidez é mais percebida por quem sofre com o efeito sanfona ou que acabou de passar por uma gestação. A pedido minha seguidora no Twitter Alessandra Costa, hoje vou abordar aqui no blog como tratar a flacidez.

Para a flacidez do braço – aquela pele que balança ao darmos “tchau” – e da barriga, dependendo do seu grau, podemos utilizar a luz infravermelha Near Infra-Red (NIR) ou a radiofrequência Venus Freeze.

O infravermelho causa um aquecimento na derme, que ocasiona o remodelamento das fibras de colágeno e estimula a formação de novas fibras. A NIR não tem restrição e não descama a pele. Também pode ser usada no rosto por provocar um efeito skin tightening.

Vale lembrar que a NIR é ótimo para ajudar a tratar a flacidez de pele corporal, mas se a pessoa estiver muito acima do peso não vai adiantar.

Como já falamos muito aqui, o Venus Freeze é uma radiofrequência de terceira geração com um sistema de aquecimento que atua na epiderme e nas camadas mais profundas da pele. Promove a regeneração celular e o aumento das fibras de colágeno.

Para flacidez cutânea, há ainda o Thermage, uma radiofrequência monopolar pulsada de sessão única. Ele também pode ser aplicado no corpo, principalmente na barriga pós-gravidez.

Prevenção

Adotar hábitos saudáveis, como uma alimentação rica em proteínas, hidratar muito a pele, evitar grandes mudanças de peso, principalmente as bruscas ajudam na prevenção à flacidez. Evitar o fumo e a exposição solar exagerada também, pois os dois são responsáveis pela degradação das fibras de colágeno, as que sustentam a pele.

No entanto, há pessoas que são caracteristicamente flácidas, em geral, as descendentes de índios e europeus. Cada um terá uma resposta aos estímulos dos tratamentos. É válido ressaltar ainda que só o dermatologista poderá lhe indicar o mais indicado no seu caso e é preciso passar por uma avaliação.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Como diminuir medidas e celulite?

Com a proximidade do verão, muitas pessoas me perguntam quais tratamentos são mais indicados para deixar o corpo enxuto na hora de colocar o biquíni e ir à praia. Entre as opções que temos hoje para redução de medidas, celulite e flacidez, a associação do Ultracontour com o Venus Freeze proporciona bons resultados.

Indicado para o rosto e corpo, o Venus Freeze é uma radiofrequência de terceira geração com um sistema de aquecimento seletivo e de alta concentração que atua na epiderme e nas camadas mais profundas da pele. Ele promove a regeneração celular e o aumento das fibras de colágeno. Ou seja,vai tratar a flacidez de pele e melhorar o aspecto casca de laranja da celulite.

Já o Ultracontour vai quebrar as células de gordurae diminuir medidas desde a primeira sessão. É preciso combinar o tratamento com uma dieta equilibrada e exercícios físicos para manutenção dos resultados. Pois de nada adianta se entregar aos tratamentos se no dia a dia abusamos de comidas gordurosas, não é mesmo?

São indicadas, em média, 4 sessões de Ultracontour com intervalo entre elas de 15 dias e 8 sessões de Venus Freeze semanal.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Autobronzeadores para evitar o sol

 
Quem quer ter o bronzeado do verão, mas sem se expor ao sol e, assim, não contribuir para o envelhecimento cutâneo, uma dica é usar o autobronzeador. Parecido com um hidratante, o autobronzeador deve ser aplicado longe do sol. Depois de algumas horas, o efeito será como se você tivesse ido à praia.

O uso é simples, mas a aplicação requer alguns cuidados para não manchar a pele. É indispensável, por exemplo, fazer uma boa esfoliação antes para remover as células mortas. A aplicação deve ser feita na pele limpa e seca. Peça para alguém ajudá-la na hora de aplicar nas costas. É aconselhável aplicar o produto de baixo para cima.

O maior cuidado deve ser com a aplicação nos cotovelos, virilha, calcanhar e joelhos. É preciso aplicar uma menor quantidade do produto para que eles não fiquem mais escuros que as demais regiões.

Após a aplicação, evite o uso de buchas vegetais ou esfoliações corporais, pois elas vão retirar mais rápido o produto do corpo.

O autobronzeador é boa opção para ter a cor dourada do verão sem ter causado o fotoenvelhecimento da pele, já que não houve exposição solar.