terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Verdades do sol no verão

 
 
 
Na semana passada, falamos sobre os mitos do sol no verão. Como combinamos, hoje vou falar sobre as verdades. Apesar das temperaturas elevadas, o verão começa oficialmente na próxima sexta-feira, dia 21. Por isso, fique atento (a) aos cuidados que a estação exige. Sua pele irá agradecer!

Muitas pessoas têm dúvidas se cicatrizes e machucados escurecem com o sol. Sim, é verdade, pois quando ocorre um machucado há um processo inflamatório que causa um quadro de hiperpigmentação pós-inflamatória. Então não é recomendado se expor ao sol com um machucado ou cicatriz recente, pois eles ficarão com uma cor mais pigmentada (escura).

Também me perguntam muito se cremes autobronzeadores podem manchar a pele. O que acontece é que nas regiões em que a pele é mais áspera, o creme autobronzeador vai absorver mais, então essa região ficará mais escura que o resto do corpo (joelho e cotovelos). Então, alguns dias antes de aplicar o creme bronzeador, faça uma esfoliação para igualar o tom. Na hora da aplicação também use uma luva para não manchar as mãos. Saiba que ele não tem função de protetor solar, portanto, o filtro continua sendo indispensável ao sair de casa.

Não use perfume na praia
Há pessoas que adoram passar perfume para ir à praia/piscina e acham que não há problema. Mas há sim! Não só o perfume pode manchar ou irritar a pele sob o sol, maquiagem e manipulação de frutas cítricas também. Fique longe de qualquer comida ou bebida que tenha limão!

Acredite quando ouvir que borrifar água termal faz bem à pele. A água termal é excelente para recuperar a barreira cutânea, pois tem zinco, magnésio e cálcio, e pode ser borrifada no rosto mesmo durante a exposição solar. Mas lembre-se de reaplicar o protetor solar após usá-las, pois ela pode retirá-lo.

Para proteger os fios do sol, use filtro específico para cabelos e chapéu. O cabelo, principalmente os tingidos, sofrem com a radiação solar, o vento e a água, tanto da praia como da piscina. Você também pode colocar um pouco de silicone reparador antes de molhar os cabelos para protegê-los do sal ou do cloro.

Também é verdade que a água do mar e da piscina resseca a pele. Por isso, após o mergulho, tome uma ducha para retirar os resíduos de cloro ou de sal da pele e dos cabelos.

Na quinta falamos mais sobre o verão! Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário