O inverno é uma época em que os problemas de pele são agravados. A temperatura e a umidade baixas fazem com que doenças como caspa, rosácea e dermatite atópica se intensifiquem. Hoje vamos falar especialmente sobre a caspa.
A dermatite seborreica (conhecida como caspa) é uma doença crônica causada por um fungo e pela oleosidade excessiva no couro cabeludo, que inflama, ocasiona escamas e em seguida coceira.
O clima frio determina uma maior descamação do couro cabeludo, devido à alta renovação celular, gerando piora do quadro. Mesmo que a pessoa lave o cabelo diariamente, sem um tratamento correto não haverá melhora.
Prevenção
Mudanças de hábitos simples podem ajudar a amenizar o problema. Evite banhos quentes, pois eles aumentam a oleosidade do couro cabeludo. Não durma com o cabelo molhado para não abafar o couro cabeludo.
Ao utilizar o secador de cabelo, diminua a temperatura. Não tenha uma alimentação rica em açúcares e frituras para que a oleosidade capilar não piore. E saiba que estresse e disfunções hormonais também podem causar o problema.
O tratamento inclui xampus antifúngicos de três a quatro vezes na semana, além de loções prescritas pelo dermatologista. Dependendo do caso, também indico aos meus pacientes sessões com o Multiwaves, pois a luz vermelha do aparelho possui um efeito anti-inflamatório.
Tenho muita caspa Dra, por favor me ajude! O que devo comprar? Esses shampoos anti caspa como CLEAN funcionam?
ResponderExcluir