quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

10 dicas para não errar no verão



Com a chegada da estação mais quente do ano, no último sábado, dia 21, surgem algumas dúvidas sobre a forma de proteger a pele e aproveitar o melhor do sol. Então, hoje listei dez dicas essenciais para vocês não errarem no verão ao ir à praia ou à piscina. Vamos a elas?

1 – Aplique o protetor solar (com FPS de no mínimo 30) em casa antes de colocar a roupa de banho. Reaplique-o a cada duas horas ou após transpirar muito ou mergulhar na água. Não economize na quantidade (veja aqui a quantidade certa para cada parte do corpo).

2 – Não aplique perfume para ir à praia ou à piscina, pois o álcool pode acarretar manchas. Prefira desodorantes roll-on.

3 – Suspenda por pelo menos um dia o uso de produtos que contenham ácido para não manchar a pele. Procure o seu dermatologista para alterar os seus produtos para o verão.

4 – Não use maquiagem no rosto e não esqueça o protetor labial. Ao aplicar maquiagem você deixa de reaplicar o filtro solar.

5 – Use óculos escuros, pois eles evitam a formação precoce de ruguinhas em volta dos olhos devido ao ato repetitivo de ficar fechando os olhos. Prefira as lentes com proteção contra os raios ultravioleta para evitar catarata precoce.

6 – Esqueça o uso de bronzeadores e óleos na pele, pois eles não protegem a pele contra os efeitos nocivos do sol e podem causar queimaduras.

7 – Não consuma produtos com limão quando estiver sob o sol, pois pode causar manchas e queimaduras na pele.

8 – Respeite os limites de exposição ao sol, evitando o horário entre 10h e 16h. E lembre-se: o bronzeado se dá de forma gradativa, não queira se bronzear somente em um dia. Com o uso do protetor você terá um bronzeado saudável e bonito, sem descascar.

9 – Use boné ou chapéu para proteger o couro cabeludo e os fios. Nos cabelos aplique filtro solar específico para evitar o ressecamento e o desbotamento.

10 – Ao chegar em casa, após o banho, não deixe de hidratar a pele.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Como tratar a acne ativa



Provocada pela bactéria Propionibacterium acnes, a acne é um problema que requer cuidado e disciplina. Atualmente são diversas as técnicas para o tratamento da doença que podem ser indicadas pelo dermatologista como medicamentos tópicos e orais para o paciente utilizar em casa e procedimentos realizados na clínica.

O primeiro mandamento para quem tem acne é nunca espremer os comedões, pois a bactéria presente nas unhas pode piorar a infecção da pele, além de causar as terríveis manchas. Outras dicas são não tomar banho com água quente para não dilatar os poros, não friccionar a pele com bucha e não lavar a área atingida várias vezes ao dia, para não ter o efeito rebote de aumento da secreção sebácea. Evite também o consumo exagerado de alimentos gordurosos como frituras e chocolate.

Outro cuidado é não se expor ao sol. Ao contrário do que muita gente pensa, tomar sol não ajuda a secar as espinhas. O sol pode gerar novas lesões ao aumentar a transpiração e a secreção sebácea, piorar a inflamação e causar manchas na acne já existente.

Tratamentos
O tratamento via oral pode ser à base de antibióticos orais nos casos de pústulas (espinhas amarelas). Já nos casos mais graves e quando há cistos, é recomendável o uso da isotretinoína oral. Porém, apenas o dermatologista pode indicar o melhor tratamento. A limpeza de pele com profissional qualificado é essencial.

Costumo indicar para os meus pacientes sabonetes e tônicos que contenham ácido salicílico (para controlar a oleosidade), peróxido de benzoíla (para diminuir a hiperprodução sebácea e a inflamação) e tretinoína (para agir sobre os comedões).

Quanto a maquiagens, opte pelas do tipo matificante ou oil free e antes de dormir faça a limpeza adequada para não obstruir os poros. Algumas marcas possuem base contendo ácido salicílico em concentração baixa e podem ser usadas durante o dia. Veja dicas de como limpar a pele aqui  no blog.

Não devemos nos esquecer de hidratar a pele para equilibrar o pH. O dermatologista pode prescrever hidratantes específicos para pele acneica com sebo regulador antes do filtro solar (também com controle de oleosidade).

Entre as tecnologias disponíveis encontram-se a luz azul do Multiwaves e a luz pulsada do Harmony com a ponteira AFT 420nm, que atuam sobre a bactéria da acne. Se o seu problema são as cicatrizes, falamos sobre elas aqui.

A acne também pode se manifestar na fase adulta, mesmo que a pessoa não tenha tido o problema durante a adolescência. Isso ocorre devido a distúrbios hormonais ou certos tipos de medicamentos. Já em adolescentes, a causa é o aumento da produção dos hormônios sexuais. O tratamento com o dermatologista é indispensável em qualquer caso.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Grávida pode pintar o cabelo?



Essa é uma dúvida comum entre muitas mulheres. As que já possuem alguns fios brancos se preocupam com a possibilidade de ter que ficar meses sem tingi-los.

Infelizmente não há consenso entre os médicos, pois não existem estudos suficientes que possam comprovar ou desmentir os efeitos dessas substâncias sobre o feto. Algumas marcas de tintura possuem em sua fórmula metais pesados, iodo, amônia e benzeno, que são absorvidos pelo couro cabeludo e podem chegar até o bebê por meio da corrente sanguínea.

O ideal é que as futuras mamães evitem o uso de qualquer substância química nos três primeiros meses de gestação, pois é nesse período que o feto está se formando. Mas a boa notícia é que há alternativas. As gestantes podem optar por produtos naturais como hena ou outras tinturas mais leves. A recomendação é não permanecer muito tempo com a tintura no cabelo e fazer o procedimento em local arejado.

Outra alternativa para disfarçar os fios brancos podem ser as luzes. Por serem feitas com touca e água oxigenada, a substância não tem contato direto com o couro cabeludo. Procure utilizar produtos de marcas conhecidas e aprovadas pela Anvisa.

Já os alisamentos e permanentes estão proibidos em qualquer mês e também durante a amamentação. Já falamos aqui no blog sobre dicas de beleza durante a gravidez.

Lembre-se: na dúvida, procure orientação médica e curta a gestação. Nessa época o cabelo costuma fica mais bonito devido às alterações hormonais.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Sociedade Brasileira de Dermatologia faz novas recomendações para proteção solar


Para curtirmos o verão com tranquilidade é necessário que obedeçamos a algumas orientações médicas. A Sociedade Brasileira de Dermatologia divulgou na semana passada o Consenso Brasileiro de Fotoproteção com orientações e informações sobre os efeitos da radiação sobre a pele, além de formas de proteção.

De acordo com a publicação, o Brasil é um dos países com maior grau de insolação no mundo, sendo o câncer de pele não melanoma relacionado à crônica e contínua exposição aos raios ultravioleta. O documento elenca como consequências maléficas do sol queimaduras, câncer de pele, fotoenvelhecimento, agravamento de doenças (fotodermatoses), catarata, degeneração da retina etc.

Como sempre tenho ressaltado aqui e a SBD agora referendou, a recomendação é do uso do maior número possível de ferramentas de proteção (filtro, camisa, boné, óculos, barraca etc.) e filtro com FPS de no mínimo 30 – fatores inferiores poderão ser indicados conforme orientação do dermatologista. Deve-se reaplicar o protetor a cada duas horas e após transpirar e ficar longo período na água.

A cultura de aplicar filtro solar diariamente deve começar desde cedo, inclusive com ações dentro das escolas, o que fará com que tenhamos adultos mais conscientes. Quanto mais cedo começar a exposição solar inadequada, maiores serão as chances de complicações futuras.

O Consenso Brasileiro de Fotoproteção também reproduz uma classificação da Resolução RDC (Resolução da Diretoria Colegiada) 30 da Anvisa para os filtros solares de acordo com seu FPS. Veja a seguir:
Reprodução Consenso Brasileiro de Fotoproteção da SBD

Outra orientação diz respeito à quantidade de protetor necessária para cada área do corpo:

Reprodução Consenso Brasileiro de Fotoproteção da SBD

Leia a íntegra do documento.

E qualquer dúvida, consulte seu dermatologista.

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Mitos e verdades sobre afinar a cintura



Qual mulher não sonha em ter uma cintura fina, ainda mais agora com a chegada do verão? Hoje vou falar sobre as alternativas que surtem efeito e as que não para quem está em busca de modelar a cintura.

Muitos são os recursos utilizados pelas mulheres para diminuir a circunferência da cintura. Entre eles estão a cinta e o corset, peças do vestuário feminino que ajudam a comprimir a gordura na região da barriga, manter a postura ereta e contrair o abdômen, fazendo com que a silhueta pareça mais fina enquanto são utilizadas sob a roupa. Entretanto, o resultado é apenas aparente e temporário, pois após a retirada dessas peças o corpo volta ao normal.

As melhores medidas para quem deseja afinar a cintura são fazer dieta e exercícios e utilizar a tecnologia de aparelhos específicos. Tratamentos como Ultracontour e Venus Freeze vão promover a quebra das células de gordura da região. Enquanto o Ultracontour, que trabalha por meio de sistema de ultrassom de alta intensidade, associa a lipólise à drenagem linfática, o Venus Freeze combina radiofrequência e multipulsos eletromagnéticos por área, quebra as células de gordura e estimula a produção de colágeno. Ou seja, além de diminuir medidas também vai trabalhar a flacidez.

Drenagem e cremes redutores
Outras alternativas que atuam na cintura são a drenagem linfática, que ajuda a desinchar o corpo e evita a retenção de líquido, e a massagem modeladora, que auxilia a reposicionar as células de gordura por meio de movimentos, modelando o corpo e também ajudando na diminuição do inchaço. O bambolê é outro método que facilita o afinamento da cintura, pois atua nos músculos retos e oblíquos do abdômen, auxiliando a modelar a cintura.

Aposte sobretudo em uma alimentação balanceada e na prática de exercícios aeróbicos, que vão fazer com que você perca peso e consequentemente fique com a cintura mais fina. Já os cremes redutores auxiliam na drenagem da região, mas não quebram a gordura, pois a absorção do creme pela pele é pequena. Peça sempre orientação ao dermatologista para que ele possa avaliar o melhor método para o seu caso.