terça-feira, 27 de maio de 2014

Tratamentos ideais para o inverno


Em menos de um mês estaremos no inverno. Que tal começar já o tratamento daquele problema que vem lhe incomodando e que você não pôde fazer na estação passada? Essa época de temperatura mais baixa é ideal para tratar manchas com os peelings faciais ou rejuvenescer com os ácidos e lasers, já que esses tipos de procedimentos requerem que o paciente não se exponha ao sol.

O peeling, indicado para problemas como acne, manchas e ruguinhas finas, promove uma renovação da pele, eliminando as células mortas. Por deixar a pele sensível após a sessão, recomendamos que ele seja feito nessa época do ano porque a incidência de raios solares é menos intensa.

Já para rugas médias e acentuadas e cicatrizes profundas, o dermatologista pode prescrever peelings à base de ácido, que penetram mais profundamente na pele e causam maior vermelhidão e descamação. Não podem ser realizados no verão, pois podem causar queimaduras e manchas na pele. Os ácidos são ainda aliados no tratamento da acne. Nessa época pode-se aplicar concentrações maiores a fim de obter um melhor resultado.

Para chegar ao verão livre dos pelos, a depilação a laser é outro procedimento indicado para o inverno, já que se deve evitar a exposição ao sol. Para rugas e estrias, outra alternativa é o laser fracionado. Falaremos melhor sobre eles nas próximas colunas. Acompanhe aqui no blog.

E não esqueça: mesmo nos dias nublados, não dispense o uso do filtro solar. Converse com o seu dermatologista para encontrar o tratamento mais indicado para o seu problema.

terça-feira, 20 de maio de 2014

A pele acostuma a um mesmo cosmético?



Alguns pacientes me perguntam se é verdade que usar sempre o mesmo cosmético faz com que a pele se acostume a ele, passando a não fazer o mesmo efeito. A resposta é depende. Vamos saber por quê.

Em peles jovens, na faixa dos 20 anos, o troca-troca de cosmético não costuma gerar muitos problemas, pois a renovação das células é intensa. Mas, se a pele apresenta problemas como acne, o ideal é seguir a recomendação do dermatologista e não querer experimentar as novidades que as amigas estão usando para não piorar o quadro.

Já para as peles mais maduras, cuja produção de fibras de colágeno e elastina tende a diminuir, a recomendação é aguardar de dois a três meses para verificar a eficácia do cosmético, já que esse é o tempo médio que o produto levará para estimular novo colágeno.

Por outro lado, se o cosmético passou a causar alergia, acne, aumento da oleosidade ou outros problemas na pele, suspenda o uso e converse com o seu dermatologista.

E no caso dos produtos importados? Antes de adquiri-los, peça orientação médica, pois alguns podem não ser adequados ao seu tipo de pele e ao clima quente do Brasil, não surtindo o efeito desejado ou gerando efeitos colaterais.

Outra recomendação é a cada estação do ano mudar os produtos para a pele. Por exemplo, no inverno, nossa pele costuma ficar mais ressecada, então é hora de usar um hidratante com poder mais umectante. Já no verão, opte por séruns e loções mais leves, pois é uma estação mais úmida.

Mas não esqueça que o uso de qualquer cosmético deve ser recomendado pelo dermatologista.

terça-feira, 13 de maio de 2014

A importância das vitaminas para sua saúde e beleza



As vitaminas são fundamentais para a saúde de nossa pele, cabelo e unhas. Por isso é tão importante que tenhamos uma alimentação saudável. Entre os benefícios estão postergar o envelhecimento e deixar nossa pele mais viçosa. Preparei uma lista com algumas vitaminas e seus benefícios para você sempre tentar incluir na sua dieta.

A – possui ação antioxidante e auxilia na saúde da pele, balanceando a oleosidade e evitando a obstrução dos poros, o que pode causar acne. Pode ser encontrada em alimentos como abacate, brócolis, cenoura, espinafre e gema de ovo.

B2 – em geral as vitaminas do complexo B ajudam na saúde da pele e dos cabelos. A B2 é uma boa aliada contra as rugas, pois atua sobre os tecidos, além disso, é ótima para cabelos e unhas. Está presente em alimentos como fígado, queijo, iogurte e laticínios.

B6 – possui ação cicatrizante e atua no sistema imunológico. Alimentos como batata, banana, carne de boi, semente de girassol, salmão e atum são fontes dessa vitamina.

C – outra auxiliar na cicatrização e no combate ao envelhecimento. É encontrada em frutas cítricas, repolho, cebola e pimentão.

D – é importante para a saúde dos ossos. Para obtê-la bastam 15 minutos diários de exposição solar sem proteção. Opte pela região das pernas ou dos braços e evite o rosto, que possui a pele mais fina e também para evitar o envelhecimento precoce. A falta dessa vitamina pode acarretar doenças como raquitismo em crianças e osteoporose.

E – assim como a vitamina C, também atua no combate às rugas, pois protege a pele da ação dos radicais livres. Para obtê-la coma amendoim, alface, agrião, espinafre, nozes e couve.

Está em dúvida se possui alguma carência vitamínica? Não se automedique. Procure um médico para realizar os exames necessários. Somente o profissional capacitado poderá prescrever suplementos vitamínicos.


Lembre-se ainda que o excesso de vitaminas no organismo também pode acarretar problemas à sua saúde.

terça-feira, 6 de maio de 2014

Causas e tratamentos para a calvície masculina


A alopécia androgenética está associada a dois fatores: hormonal e herança genética. Após a ligação da hi-hidrotestosterona (DHT, hormônio formado quando a testosterona sofre a ação da enzima 5-alfa-redutase) com os genes da calvície, os cabelos passam a ficar mais finos até se transformarem em pelos e caírem. A DHT age sobre os folículos pilosos diminuindo-os progressivamente.

Geralmente esse processo começa com pequenas “entradas”, passando pela rarefação da área central da cabeça até atingir a parte de cima da cabeça (coroa).

Tratamento
Entre os tipos de diagnóstico, o mais utilizado é o exame clínico feito pelo dermatologista, que pode ser realizado com o auxílio de lente de aumento.

A perda é maior entre homens da raça branca. Se o seu pai é calvo, o ideal é que você inicie acompanhamento com o dermatologista alguns anos antes da idade em que o seu pai começou a perceber os primeiros sinais da calvície.

Evite o uso excessivo de bonés, pois esse hábito esquenta a cabeça e pode prejudicar o crescimento dos fios.

As opções de tratamento incluem medicamentos de uso tópico aplicados no couro cabeludo ou medicamentos de via oral. Ao contrário do que se propaga, o medicamento oral não causa disfunção erétil, mas pode diminuir a libido, por isso deve ser prescrito e seu uso acompanhado por um médico.

É possível ainda realizar transplante de fios. Mas somente o dermatologista poderá definir o tratamento mais indicado, após analisar o seu couro cabeludo.

As mulheres também podem ter a perda excessiva de cabelo. Já falamos aqui no blog sobre a calvície feminina. Leia aqui.