quinta-feira, 26 de dezembro de 2013
10 dicas para não errar no verão
Com a chegada da estação mais quente do ano, no último sábado, dia 21, surgem algumas dúvidas sobre a forma de proteger a pele e aproveitar o melhor do sol. Então, hoje listei dez dicas essenciais para vocês não errarem no verão ao ir à praia ou à piscina. Vamos a elas?
1 – Aplique o protetor solar (com FPS de no mínimo 30) em casa antes de colocar a roupa de banho. Reaplique-o a cada duas horas ou após transpirar muito ou mergulhar na água. Não economize na quantidade (veja aqui a quantidade certa para cada parte do corpo).
2 – Não aplique perfume para ir à praia ou à piscina, pois o álcool pode acarretar manchas. Prefira desodorantes roll-on.
3 – Suspenda por pelo menos um dia o uso de produtos que contenham ácido para não manchar a pele. Procure o seu dermatologista para alterar os seus produtos para o verão.
4 – Não use maquiagem no rosto e não esqueça o protetor labial. Ao aplicar maquiagem você deixa de reaplicar o filtro solar.
5 – Use óculos escuros, pois eles evitam a formação precoce de ruguinhas em volta dos olhos devido ao ato repetitivo de ficar fechando os olhos. Prefira as lentes com proteção contra os raios ultravioleta para evitar catarata precoce.
6 – Esqueça o uso de bronzeadores e óleos na pele, pois eles não protegem a pele contra os efeitos nocivos do sol e podem causar queimaduras.
7 – Não consuma produtos com limão quando estiver sob o sol, pois pode causar manchas e queimaduras na pele.
8 – Respeite os limites de exposição ao sol, evitando o horário entre 10h e 16h. E lembre-se: o bronzeado se dá de forma gradativa, não queira se bronzear somente em um dia. Com o uso do protetor você terá um bronzeado saudável e bonito, sem descascar.
9 – Use boné ou chapéu para proteger o couro cabeludo e os fios. Nos cabelos aplique filtro solar específico para evitar o ressecamento e o desbotamento.
10 – Ao chegar em casa, após o banho, não deixe de hidratar a pele.
quarta-feira, 18 de dezembro de 2013
Como tratar a acne ativa
Provocada pela bactéria Propionibacterium acnes, a acne é um problema que requer cuidado e disciplina. Atualmente são diversas as técnicas para o tratamento da doença que podem ser indicadas pelo dermatologista como medicamentos tópicos e orais para o paciente utilizar em casa e procedimentos realizados na clínica.
O primeiro mandamento para quem tem acne é nunca espremer os comedões, pois a bactéria presente nas unhas pode piorar a infecção da pele, além de causar as terríveis manchas. Outras dicas são não tomar banho com água quente para não dilatar os poros, não friccionar a pele com bucha e não lavar a área atingida várias vezes ao dia, para não ter o efeito rebote de aumento da secreção sebácea. Evite também o consumo exagerado de alimentos gordurosos como frituras e chocolate.
Outro cuidado é não se expor ao sol. Ao contrário do que muita gente pensa, tomar sol não ajuda a secar as espinhas. O sol pode gerar novas lesões ao aumentar a transpiração e a secreção sebácea, piorar a inflamação e causar manchas na acne já existente.
Tratamentos
O tratamento via oral pode ser à base de antibióticos orais nos casos de pústulas (espinhas amarelas). Já nos casos mais graves e quando há cistos, é recomendável o uso da isotretinoína oral. Porém, apenas o dermatologista pode indicar o melhor tratamento. A limpeza de pele com profissional qualificado é essencial.
Costumo indicar para os meus pacientes sabonetes e tônicos que contenham ácido salicílico (para controlar a oleosidade), peróxido de benzoíla (para diminuir a hiperprodução sebácea e a inflamação) e tretinoína (para agir sobre os comedões).
Quanto a maquiagens, opte pelas do tipo matificante ou oil free e antes de dormir faça a limpeza adequada para não obstruir os poros. Algumas marcas possuem base contendo ácido salicílico em concentração baixa e podem ser usadas durante o dia. Veja dicas de como limpar a pele aqui no blog.
Não devemos nos esquecer de hidratar a pele para equilibrar o pH. O dermatologista pode prescrever hidratantes específicos para pele acneica com sebo regulador antes do filtro solar (também com controle de oleosidade).
Entre as tecnologias disponíveis encontram-se a luz azul do Multiwaves e a luz pulsada do Harmony com a ponteira AFT 420nm, que atuam sobre a bactéria da acne. Se o seu problema são as cicatrizes, falamos sobre elas aqui.
A acne também pode se manifestar na fase adulta, mesmo que a pessoa não tenha tido o problema durante a adolescência. Isso ocorre devido a distúrbios hormonais ou certos tipos de medicamentos. Já em adolescentes, a causa é o aumento da produção dos hormônios sexuais. O tratamento com o dermatologista é indispensável em qualquer caso.
sexta-feira, 13 de dezembro de 2013
Grávida pode pintar o cabelo?
Essa é uma dúvida comum entre muitas mulheres. As que já possuem alguns fios brancos se preocupam com a possibilidade de ter que ficar meses sem tingi-los.
Infelizmente não há consenso entre os médicos, pois não existem estudos suficientes que possam comprovar ou desmentir os efeitos dessas substâncias sobre o feto. Algumas marcas de tintura possuem em sua fórmula metais pesados, iodo, amônia e benzeno, que são absorvidos pelo couro cabeludo e podem chegar até o bebê por meio da corrente sanguínea.
O ideal é que as futuras mamães evitem o uso de qualquer substância química nos três primeiros meses de gestação, pois é nesse período que o feto está se formando. Mas a boa notícia é que há alternativas. As gestantes podem optar por produtos naturais como hena ou outras tinturas mais leves. A recomendação é não permanecer muito tempo com a tintura no cabelo e fazer o procedimento em local arejado.
Outra alternativa para disfarçar os fios brancos podem ser as luzes. Por serem feitas com touca e água oxigenada, a substância não tem contato direto com o couro cabeludo. Procure utilizar produtos de marcas conhecidas e aprovadas pela Anvisa.
Já os alisamentos e permanentes estão proibidos em qualquer mês e também durante a amamentação. Já falamos aqui no blog sobre dicas de beleza durante a gravidez.
Lembre-se: na dúvida, procure orientação médica e curta a gestação. Nessa época o cabelo costuma fica mais bonito devido às alterações hormonais.
quinta-feira, 5 de dezembro de 2013
Sociedade Brasileira de Dermatologia faz novas recomendações para proteção solar
Para curtirmos o verão com tranquilidade é necessário que obedeçamos a algumas orientações médicas. A Sociedade Brasileira de Dermatologia divulgou na semana passada o Consenso Brasileiro de Fotoproteção com orientações e informações sobre os efeitos da radiação sobre a pele, além de formas de proteção.
De acordo com a publicação, o Brasil é um dos países com maior grau de insolação no mundo, sendo o câncer de pele não melanoma relacionado à crônica e contínua exposição aos raios ultravioleta. O documento elenca como consequências maléficas do sol queimaduras, câncer de pele, fotoenvelhecimento, agravamento de doenças (fotodermatoses), catarata, degeneração da retina etc.
Como sempre tenho ressaltado aqui e a SBD agora referendou, a recomendação é do uso do maior número possível de ferramentas de proteção (filtro, camisa, boné, óculos, barraca etc.) e filtro com FPS de no mínimo 30 – fatores inferiores poderão ser indicados conforme orientação do dermatologista. Deve-se reaplicar o protetor a cada duas horas e após transpirar e ficar longo período na água.
A cultura de aplicar filtro solar diariamente deve começar desde cedo, inclusive com ações dentro das escolas, o que fará com que tenhamos adultos mais conscientes. Quanto mais cedo começar a exposição solar inadequada, maiores serão as chances de complicações futuras.
O Consenso Brasileiro de Fotoproteção também reproduz uma classificação da Resolução RDC (Resolução da Diretoria Colegiada) 30 da Anvisa para os filtros solares de acordo com seu FPS. Veja a seguir:
Reprodução Consenso Brasileiro de Fotoproteção da SBD |
Outra orientação diz respeito à quantidade de protetor necessária para cada área do corpo:
Reprodução Consenso Brasileiro de Fotoproteção da SBD |
Leia a íntegra do documento.
E qualquer dúvida, consulte seu dermatologista.
terça-feira, 3 de dezembro de 2013
Mitos e verdades sobre afinar a cintura
Qual mulher não sonha em ter uma cintura fina, ainda mais agora com a chegada do verão? Hoje vou falar sobre as alternativas que surtem efeito e as que não para quem está em busca de modelar a cintura.
Muitos são os recursos utilizados pelas mulheres para diminuir a circunferência da cintura. Entre eles estão a cinta e o corset, peças do vestuário feminino que ajudam a comprimir a gordura na região da barriga, manter a postura ereta e contrair o abdômen, fazendo com que a silhueta pareça mais fina enquanto são utilizadas sob a roupa. Entretanto, o resultado é apenas aparente e temporário, pois após a retirada dessas peças o corpo volta ao normal.
As melhores medidas para quem deseja afinar a cintura são fazer dieta e exercícios e utilizar a tecnologia de aparelhos específicos. Tratamentos como Ultracontour e Venus Freeze vão promover a quebra das células de gordura da região. Enquanto o Ultracontour, que trabalha por meio de sistema de ultrassom de alta intensidade, associa a lipólise à drenagem linfática, o Venus Freeze combina radiofrequência e multipulsos eletromagnéticos por área, quebra as células de gordura e estimula a produção de colágeno. Ou seja, além de diminuir medidas também vai trabalhar a flacidez.
Drenagem e cremes redutores
Outras alternativas que atuam na cintura são a drenagem linfática, que ajuda a desinchar o corpo e evita a retenção de líquido, e a massagem modeladora, que auxilia a reposicionar as células de gordura por meio de movimentos, modelando o corpo e também ajudando na diminuição do inchaço. O bambolê é outro método que facilita o afinamento da cintura, pois atua nos músculos retos e oblíquos do abdômen, auxiliando a modelar a cintura.
Aposte sobretudo em uma alimentação balanceada e na prática de exercícios aeróbicos, que vão fazer com que você perca peso e consequentemente fique com a cintura mais fina. Já os cremes redutores auxiliam na drenagem da região, mas não quebram a gordura, pois a absorção do creme pela pele é pequena. Peça sempre orientação ao dermatologista para que ele possa avaliar o melhor método para o seu caso.
quinta-feira, 28 de novembro de 2013
À espera do verão: benefícios e malefícios do sol
Em alguns dias o verão estará batendo à nossa porta. Nessa época é comum ouvirmos opiniões divergentes sobre o sol. Será mesmo possível tirar proveito dele sem prejuízo à pele? Como aproveitá-lo com responsabilidade?
Os benefícios do sol estão relacionados à síntese de vitamina D, essencial para a captação de cálcio nos ossos e aliada no combate à osteoporose e na prevenção de anemias. Para isso basta tomarmos 15 minutinhos de sol diariamente em qualquer parte do corpo sem protetor solar até 10h e após 16h (fique atento ao horário de verão). Sempre aconselho meus pacientes a evitarem o rosto para prevenir as rugas.
A luz do sol estimula ainda a produção de endorfina, substância produzida pelo cérebro e que nos dá sensação de bem-estar, melhorando o nosso humor, além de ajudar no fortalecimento do nosso sistema imunológico.
Por outro lado, a exposição solar excessiva pode causar danos como câncer de pele, queimaduras e fotoenvelhecimento. Os efeitos da radiação solar são cumulativos. Portanto, quanto mais cedo a pessoa se expuser excessivamente ao sol e de maneira inadequada, maiores são os riscos de envelhecer precocemente, ter catarata e câncer de pele. Nesta semana, inclusive, o Ministério da Saúde divulgou um estudo que estima para o próximo ano 576.580 novos casos de câncer, sendo o de pele não melanoma o de maior incidência entre homens e mulheres, com 182 mil ocorrências, o equivalente a 31,5% do total.
Cuidados
Para obter um bronzeado bonito e sem queimaduras, faça uma esfoliação na pele alguns dias antes de ir à praia ou à piscina para ela ficar uniforme e mantê-la hidratada. Evite os horários de pico do sol. Vale a pena também apostar no consumo de alimentos amarelos, como mamão e cenoura, pelo menos uma semana antes para obter o efeito do caroteno.
O protetor solar deve ser aplicado diariamente e escolhido de acordo com cada tipo de pele; gel, spray e mousse para peles oleosas e creme e loção para peles secas. Para o rosto opte por um oil free ou matificante e para o corpo, em creme. Procure usar no mínimo FPS 30. O filtro apenas diminui a incidência dos raios solares. Sendo assim, mesmo com ele a pessoa pode ficar bronzeada.
Não se esqueça de usar boné/chapéu e óculos escuros e beber bastante líquido (preferencialmente água, água de coco ou sucos naturais) para hidratar a pele e aplicar hidratante após o banho.
terça-feira, 26 de novembro de 2013
Estrias, flacidez, celulite e gordura localizada foram tema da minha palestra
Nos dias 22 e 23 de novembro a Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Rio de Janeiro promoveu o 7º Simpósio de Cosmiatria & Laser, com as últimas novidades da área. Tive o prazer de ser uma das palestrantes do sábado, no Centro de Convenções Othon Palace, falando sobre o tema O que vale a pena nos tratamentos corporais. Vou contar aqui para vocês um pouco do que abordei.
Em minha apresentação falei sobre as possibilidades terapêuticas para estrias, flacidez, celulite e gordura localizada. Para as estrias, destaquei as opções como o Fraxel Dual, a ponteira Pixel do Harmony e o Pixel RF do Accent XL. Estes lasers proporcionam um nivelamento da estria para deixá-la mais fina.
Já para flacidez e celulite as minhas indicações foram a radiofrequência monopolar do Venus Freeze e a mais recente e badalada delas, o preenchimento dos furinhos da celulite e o tratamento da flacidez com o ácido polilático Sculptra.
No caso da gordura localizada, abordei o Ultracontour, que combina lipólise (quebra das células de gordura) com drenagem linfática. Outra opção é o ultrassom do Accent Ultra, que atua sobre as membranas das células de gordura, eliminando-as gradualmente. Mencionei também as novidades apresentadas durante o Meeting de Harvard e previstas para 2014, como as injeções ATX 101 e Lipo 101, que prometem derreter as gordurinhas, diminuindo medidas.
Agradeço à SBD-RJ pelo convite e parabenizo os coordenadores pela qualidade do 7º Simpósio de Cosmiatria & Laser. Os cerca de 200 profissionais presentes puderam assistir a apresentações e participar de cursos de excelente nível técnico. Sem dúvidas, o Simpósio pode ser equiparado aos grandes eventos internacionais da área.
quinta-feira, 21 de novembro de 2013
Como evitar pelos encravados ao se barbear?
O post de hoje é sobre um tema que atinge muitos homens: pelo encravado na barba. Além de acarretar um problema estético, o encravamento pode causar irritação, alergia na pele e foliculite. Como agir para evitar esses incômodos?
O pelo encrava geralmente porque não tem força para perfurar a superfície da pele. Ao nascer, ele pode se curvar e penetrar novamente na pele ou crescer sob ela. O estágio posterior pode ser inflamação, vermelhidão e inchaço.
Algumas das medidas principais para evitar o encravamento são: usar a lâmina no sentido do pelo e o menor número de vezes possível, barbear-se com água morna para que os fios fiquem mais macios e os poros se abram, aplicar espuma de barbear e enxaguar com água fria para fechar os poros. É aconselhável também fazer esfoliação um dia antes ou usar sabonete esfoliante duas vezes por semana.
Evite o uso de lâminas gastas, pois elas podem ferir a pele. Se possível, procure não fazer a barba todos os dias para diminuir o atrito com a pele.
Sangrou com a lâmina? Aplique água fria e um creme cicatrizante (peça ajuda ao dermatologista).
Não é aconselhável aplicar cremes após o barbear para não obstruir os poros. Prefira os balms pós-barba, que acalmam e evitam a inflamação.
Lembre-se: a melhor forma de se livrar definitivamente dos pelos é a depilação a laser. Tecnologias como o Light Sheer Duet e o Soprano são eficazes para acabar com problemas como pelo encravado e foliculite, além do compromisso de barbear-se periodicamente. Faça uma avaliação com o dermatologista.
terça-feira, 19 de novembro de 2013
Novidades da estética apresentadas em Harvard
No início deste mês participei do curso Laser & Aesthetic Skin Therapy: What's the Truth?, em Boston (EUA), com o guru do laser Rox Anderson, na Harvard Medical School.
Fomos apresentados a diversas novidades da área que estarão em breve disponíveis aqui no Brasil. Vou adiantar algumas delas para vocês.
Rejuvenescimento facial
No campo do rejuvenescimento, a novidade é que o Juvederm Voluma foi aprovado pelo Food and Drug Administration (FDA, órgão americano responsável pelo controle de medicamentos, cosméticos, alimentos etc.) para ser utilizado em preenchimento de malar (área das bochechas), arco de mandíbula e mento (área do queixo). Em combinação com o Sculptra ele pode ser usado para contorno facial, áreas de atrofia e auxilia na melhora de rostos muito finos e com perda de gordura.
Retirada de tatuagem
Para remover as tatuagens indesejadas Rox apresentou o laser de picossegundos, o que, segundo ele é a novidade do futuro. Muito mais rápido que o Qswitched, seu pigmento explode tão rápido que “evapora” no tecido e não deixa o sombreado da tatuagem.
Gordura localizada
A inovação para acabar com as gordurinhas são as injeções ATX 101 e Lipo 101, usadas em pequenas áreas, como papada, e diminuição de medidas. Ambas ainda estão em fases de estudos, mas os resultados têm se mostrado promissores. A previsão é que o ATX 101 seja autorizado pelo FDA entre 2014 e 2015.
Melasma
Para tratar as manchas amarronzadas da face Rox apresentou estudos que mostram bons resultados na combinação de Q-switched 1064 com intervalos maiores alternando com o ácido azelaico e alfa hidroxiácidos.
Cicatrizes
Já para reabilitar cicatrizes a novidade é a toxina botulínica associada ao laser de CO2. A primeira vai atuar diminuindo a pressão do tecido para não esticar a cicatriz e aumentá-la, enquanto o laser de CO2 (denominado tratamento HELD) vai melhorar a aparência do tecido. O procedimento pode ser aconselhável até para áreas em fase de cicatrização.
Além disso, foi anunciada outra novidade para o tratamento de cicatrizes: o enxerto autólogo de epiderme, que melhora a cicatrização de feridas abertas ou áreas de queimaduras. Antes a área doadora ficava com alteração de textura e coloração, o que não acontece com essa nova técnica. A cicatrização ocorre em três semanas.
quinta-feira, 14 de novembro de 2013
Ritual da beleza: sobreposição de cremes funciona?
Hoje vamos tratar de um tema que gera algumas dúvidas entre as mulheres: se eu sobrepuser vários cremes no rosto, terei um efeito melhor? A resposta é não. Sabe por quê?
Devemos aplicar um creme de cada vez, pois apenas o primeiro, que está em contato com a nossa pele, conseguirá atuar de forma eficaz. Por exemplo, hidratante ou creme anticelulite? Aplique o anticelulite nas coxas e o hidratante do joelho para baixo.
Quer atenuar as linhas em volta dos olhos ou clarear as olheiras? Peça ao seu dermatologista indicações de cremes específicos para cada área. Comece primeiro aplicando o creme para o entorno dos olhos com movimentos de dentro para fora e com leves batidinhas. Em seguida aplique o outro produto na testa, nariz, bochechas, pescoço e colo (com movimentos de dentro para fora e de baixo para cima).
Cremes para olheiras e para atuar nas rugas têm recomendação para serem aplicados à noite, pois podem conter ácidos que, em contato com o sol, podem manchar sua pele. O dermatologista lhe dará todas essas dicas. Por isso, sempre ressalto para não utilizar produtos sem a indicação médica, pois às vezes você quer melhorar um problema e acaba surgindo outro!
E não esqueça: pela manhã, aplique o primer, o corretivo, o filtro solar e depois a base. Se você trabalha caminhando muito na rua e tem costume de usar BB Cream, passe um protetor solar antes do BB Cream. E depois do primer aplique nesta ordem: a base, o corretivo e o pó.
terça-feira, 12 de novembro de 2013
O que faz o tônico facial?
Limpar a pele corretamente faz com que consigamos remover as impurezas que se acumulam naturalmente ao longo do dia sobre o nosso rosto, além de resquícios de maquiagem. Esse processo deve fazer parte do nosso ritual diário de beleza. Dessa forma conseguimos manter nossa pele limpa, evitamos que nossos poros fiquem obstruídos e estimulamos a renovação celular, essencial para uma pele saudável.
O tônico tem um papel primordial nessa etapa de limpeza. Ele controla o pH da pele, remove as impurezas e os resquícios de maquiagem, suaviza, refresca e prepara a pele para receber a hidratação.
Os tônicos podem ser hidratantes (indicados para peles normais e secas) e adstringentes (mistas e oleosas). Dependendo do tipo de pele, geralmente eles contêm em sua fórmula ácidos salicílico e glicólico, enxofre, chá verde, camomila, calêndula e aloe vera – mesmo que sua pele seja oleosa, não aplique tônico que contenha muito álcool, pois pode causar o efeito reverso e aumentar a oleosidade. Esse tipo de produto pode ser usado pela manhã e à noite, não devendo ser esfregado com muita força sobre a pele.
Os 4 passos da beleza
O passo a passo correto da limpeza deve começar pela retirada da maquiagem com demaquilante, passar pela lavagem com sabonete específico, complementar com o tônico e finalizar com a hidratação. É importante lembrar que mesmo as peles oleosas devem ser hidratadas com produto específico e indicado pelo dermatologista.
Poros obstruídos podem acarretar o aparecimento de espinhas, o aumento da oleosidade da pele e um aspecto envelhecido e cansado.
Sua pele limpa adequadamente fará com que os ativos dos cosméticos penetrem melhor e tenham seu efeito realizado.
Para saber o melhor tônico para o seu tipo de pele converse com o seu dermatologista.
quinta-feira, 7 de novembro de 2013
Qual o melhor tratamento para combater as celulites?
Quando o assunto é celulite, muitas mulheres ficam em dúvida sobre a melhor forma de combater esse mal que aflige o universo feminino: cremes ou aparelhos. Qual age mais rápido?
Sempre respondo para as minhas pacientes que os aparelhos proporcionam um melhor resultado porque conseguem atuar na derme profunda, reestruturando as fibras de colágeno, enquanto os cremes agem como coadjuvantes. Entre as tecnologias mais utilizadas pelas clínicas de estética estão a radiofrequência associada a pulsos eletromagnéticos do Venus Freeze e a ponteira Uniform do Accent XL (que combina radiofrequência e massagem modeladora).
Além dos aparelhos, a mais recente alternativa para o combate à celulite é o ácido polilático, Sculptra. Falamos sobre ele recentemente.
Já os cremes podem ser utilizados para potencializar o resultado dos aparelhos. Geralmente indicamos cremes que contenham ingredientes como cafeína, centella asiática, retinol, peptídeos, xantoxilina, carnitina e carbocisteína. Eles podem ser aplicados duas vezes ao dia com movimentos de baixo para cima, como se você estivesse fazendo uma drenagem da região. Prefira aplicá-los com a pele úmida após o banho para que os ativos sejam melhor absorvidos.
Outra dica importante é ter um estilo de vida saudável. Sendo assim, procure ter uma alimentação balanceada, evite frituras, doces e refrigerantes. Pratique atividades físicas regularmente e beba pelo menos dois litros de água por dia. Além disso, complemente o seu tratamento com sessões de massagem modeladora e drenagem linfática na clínica. Converse com o dermatologista.
terça-feira, 5 de novembro de 2013
Olheiras: como combatê-las?
Leves ou acentuadas, as olheiras possuem causas como cansaço, noites mal dormidas, hereditariedade e formação óssea. Há um arsenal de técnicas disponíveis para tratá-las que englobam desde de cremes a preenchimento com ácido hialurônico e lasers no consultório.
O melhor tratamento para o seu caso deve ser definido após uma conversa com o dermatologista. Nós podemos verificar a causa e, assim, indicar a melhor solução no seu caso.
Os cremes que têm bom efeito para clarear as olheiras são os à base de vitamina C, que dão luminosidade à área, e os de cafeína, que melhoram a drenagem e evitam a formação de bolsas embaixo dos olhos.
No consultório, há a opção do preenchimento com ácido hialurônico. Comentei neste post sobre o Volbella, que pode ser uma boa opção.
Ainda no consultório temos o Elektra, tecnologia composta pelo laser fracionado de alta potência Nd:YAG Q-Switched. Ele atua diretamente sobre a melanina, eliminando o aspecto escurecido. Pode ser associado a peelings e cremes, dependendo do caso, para melhorar a drenagem e clarear o local.
Em casa podem ser aplicadas compressas geladas de chá de camomila ou chá preto para clarear por algumas horas o aspecto arroxeado. Outra opção paliativa são os corretivos, cujo resultado é momentâneo.
Outras dicas para evitar as olheiras são: adote hábitos saudáveis, descanse suficientemente, tenha horas regulares de sono, não fume e evite o consumo excessivo de álcool.
quinta-feira, 31 de outubro de 2013
Prepare sua pele para o verão
Logo, logo o verão estará batendo à nossa porta. E para que durante a estação mais quente do ano você conserve uma pele bonita e saudável vou dar algumas recomendações importantes.
Primeiramente saiba que para manter o bronzeado, a hidratação da pele deve começar no mínimo 21 dias antes. Esse é o período médio para ocorrer a renovação celular. Ou seja, a pele que você vai expor ao sol daqui a pouco mais de um mês deve começar a ser preparada agora. Sendo assim, procure fazer esfoliação no rosto e no corpo uma vez por semana desde já.
Aposte na ingestão de alimentos de coloração amarela e laranja e folha verde-escura como cenoura, batata-doce, abóbora, beterraba, mamão, manga, brócolis, chicória, agrião e espinafre. Eles contêm betacaroteno, nutriente que ajuda o organismo a formar a vitamina A e fixar o bronzeado. Além disso, auxiliam no combate aos radicais livres, causadores do envelhecimento precoce.
Hidratação de lábios, pés e mãos
Sempre alerto aqui, mas é bom lembrar para você não esquecer o protetor solar, mesmo em dias nublados. Pessoas que possuem manchas como o melasma devem redobrar os cuidados, inclusive em dias de mormaço, e ingerir Polypodium leucotomos oral sob orientação médica. Cuide também dos lábios, hidratando-os ao longo do dia, com hidratantes labiais ou lip balms antes do batom. Cuide também da hidratação de pés e das mãos.
Beba no mínimo 2 litros de líquidos – ótimas opções são a água de coco e os sucos naturais, pois repõem os minerais perdidos no suor.
Evite a exposição solar entre 10h e 16h (fique atenta se sua região adota o horário de verão). Hidrate também os fios a cada 15 dias no salão, já que o mergulho na praia ou na piscina resseca os cabelos. E, como a temperatura esquentou, opte pelo banho frio. Sua pele e seus cabelos agradecem.
Converse com o seu dermatologista. Peça indicações de produtos específicos para a sua pele. Se está fazendo algum tratamento com ácido, é indicado suspendê-lo nesse período para não provocar manchas na pele. E que venha o verão!
terça-feira, 29 de outubro de 2013
Cuidados ao fazer o preenchimento labial
Você sonha em ter lábios carnudos como os das atrizes Angelina Jolie e Alinne Moraes? Para tentar deixar a boca mais volumosa algumas mulheres optam pelo preenchimento labial. Se você pensa em aderir à técnica, é preciso tomar alguns cuidados para que o resultado não acabe estragando a sua aparência.
Com o passar dos anos, o lábio superior tende a perder volume e o superior, a se deslocar para baixo. Por outro lado, hábitos como fumar contribuem para a formação de rugas em volta deles.
O preenchimento labial com ácido hialurônico é um dos procedimentos mais requisitados nas clínicas de estética, reversível e totalmente seguro quando realizado por um médico capacitado. O ácido hialurônico é uma substância sintética que é absorvida pelo organismo gradativamente. Nos lábios, damos preferência a produtos de consistência mais fluida por produzirem um efeito mais natural. É feita uma anestesia local e a aplicação demora cerca de uma hora. O resultado dura, em média, oito meses. Em caso de lábios muito finos, o preenchimento também não é indicado.
Cuidados
Procedimentos malsucedidos, seja pelo exagero na quantidade de preenchimento ou pelo despreparo do profissional, podem acarretar deformações nos lábios, fazendo com que seja necessária cirurgia reparadora. Podem ocorrer também efeitos indesejáveis como “bico de pato”, nódulos e desproporcionalidade.
O lábio superior não deve ser igual ao inferior, pois, ao levarmos em conta a proporção da face, eles são diferentes. Não é mesmo? O dermatologista vai avaliar a simetria do seu rosto para que o resultado fique harmônico.
Portanto, escolha bem o profissional que vai realizar o procedimento. Verifique se ele tem experiência, se é certificado e procure conversar com outros pacientes. Tire todas as suas dúvidas antes e procure saber com quais tipos de substância ele trabalha.
quinta-feira, 24 de outubro de 2013
O perigo por trás das receitas caseiras
Máscaras hidratantes, peelings, misturas para clarear axilas e cotovelos, fórmula para acabar com a caspa... São inúmeras as receitas caseiras que prometem a cura de diversos males femininos. Você é adepta delas? Se sim, tome cuidado pois algumas combinações podem trazer efeitos indesejáveis e fazer mal à saúde de sua pele.
Algumas misturas podem provocar alergia, manchas e irritação na pele. O limão é um desses exemplos. Quando exposto ao sol ele pode deixar manchas escuras na pele. Então, nada de acreditar que passar limão nas axilas pode clareá-las. Outras frutas ácidas, como abacaxi e laranja, também podem provocar queimaduras, enquanto os grãos de açúcar podem arranhar a pele ao se tentar esfoliar o rosto. A pasta de dente também não deve ser usada para tratar espinha, pois pode provocar irritação.
Antes de colocar a curiosidade em prática e inventar receitas caseiras, consulte o seu dermatologista sobre os produtos disponíveis no mercado para essas diversas finalidades.
Há de todos os preços, peça a indicação de um mais em conta, se for o caso.
Uma das poucas receitas caseiras que gosto de indicar é a de compressas geladas de chá preto ou de camomila para clarear e desinchar as olheiras. Para o resto, não arrisque!
terça-feira, 22 de outubro de 2013
Creme para flacidez dos seios funciona?
A flacidez nos seios é um tema que preocupa muitas mulheres, principalmente depois da gravidez. Após a amamentação os seios tendem a ficar mais flácidos. Mas será que algum método pode recuperar o tônus dessa região? Os cremes que prometem firmeza realmente funcionam?
Os cremes, géis ou máscaras para os seios geralmente têm em seu princípio ativo peptídeos, elastina e colágeno. Sozinhos eles não produzem grandes modificações, mas em associação com outras técnicas, como exercícios físicos regulares, podem gerar bons resultados. Eles devem ser usados a partir dos 30 anos e ser aplicados de baixo para cima. Mas lembre-se de que você só verá resultados enquanto estiver utilizando os produtos e caso possua seios pequenos e com flacidez leve. Como a pele dessa região é fina, é preciso ter cuidado com os ingredientes dos cremes para não causar irritação. Consulte um dermatologista antes de administrar qualquer produto nessa área.
A musculação também é essencial como forma preventiva, assim como o uso de sutiãs e o consumo de alimentos balanceados que estimulem a produção de colágeno. Na atividade aeróbica, como a corrida, use tops que deem boa sustentação aos seios. Existem modelos de diversas marcas voltados para as corredoras. Outra atitude preventiva é a hidratação da pele dos seios.
Evite também o ganho rápido de peso durante a gravidez ou o chamado efeito sanfona. Ao longo dos anos, a produção de colágeno diminui e a de gordura aumenta, fazendo com que os seios caiam pela ação da gravidade.
Entretanto, se a intenção é não somente acabar com a flacidez dos seios, mas também aumentar o volume, a solução é a prótese de silicone. Nesses casos, os cremes não proporcionarão resultados satisfatórios. Portanto, não acredite em cremes que prometem aumentar o volume dos seios.
quinta-feira, 17 de outubro de 2013
Cuidados com a pele durante o horário de verão
No próximo domingo começa o horário de verão, período de dias mais longos e exposições mais prolongadas aos raios solares. É preciso redobrar os cuidados com o sol.
É comum nessa época as pessoas relaxarem quanto aos horários permitidos para tomar sol. Os raios UVA incidem durante todo o dia, enquanto que o UVB é mais intenso no período das 10h às 16h (entre 11h e 17h no horário de verão). Portanto, evite ficar exposto aos raios solares entre 11h e 17h.
Pessoas que possuem pele clara devem ter mais cuidado, usando protetor solar com fator superior a 15. Mesmo as pessoas morenas e negras devem evitar o sol nesse horário. Fique de olho também nas crianças. Não permita que brinquem sob o sol nessas horas de maior incidência solar.
Estudos comprovam que tomar sol de forma responsável até os 18 anos reduz as chances de se desenvolver câncer de pele no futuro. Então, mesmo nos horários permitidos não deixe de aplicar filtro solar e protetor labial e utilizar boné, camisa e óculos escuros.
Lembre-se de aplicar o filtro 30 minutos antes da exposição solar e sempre que transpirar muito e/ou mergulhar. Beba bastante líquido para evitar a desidratação e molhe o corpo e a cabeça periodicamente para ajudar no controle da temperatura da pele.
Se você ficar com a pele vermelha, fuja do sol, utilize loções pós-sol e tome banho frio.
E se quiser ficar bronzeado sem se expor ao sol uma opção são os autobronzeadores. Já falamos sobre eles aqui.
Então, até 16 de fevereiro de 2014, fique atento ao relógio e curta o verão de forma consciente e com uma pele saudável!
terça-feira, 15 de outubro de 2013
Hipoglós ou Bepantol tem multifunções?
Você provavelmente já leu/ouviu que os cremes para assaduras de bebês como Bepantol e Hipoglós possuem várias funções. São diversas as indicações desses produtos para lábios, pés e cutículas ressecados e olheiras. Hoje, vou explicar se realmente eles podem ter essas finalidades ou se isso pode ser um risco à sua saúde.
Por que eles têm sido usados para tudo? Esses cremes possuem em sua fórmula dexpantenol (vitamina B5) e vitamina C, substâncias indicadas para tratar doenças de pele e mucosas, auxiliar na cicatrização, na hidratação, nas assaduras e nas inflamações da pele, etc. Por possuírem alto poder hidratante realmente passaram a ser os queridinhos das mulheres por poderem ser usados para hidratar pés, lábios, cutículas, cabelos e outras partes do corpo que sofrem com ressecamento, além de aliviar as olheiras, auxiliar na cicatrização de tatuagens, evitar estrias etc.
Apesar de todas essas promessas, é importante ressaltar que o uso excessivo desse tipo de produto no rosto pode causar acne. Portanto, é aconselhável conversar com seu dermatologista antes de começar a aderir às receitas para evitar efeitos adversos.
Já li inclusive que a jornalista Glória Maria faz uma combinação indicada pelo cirurgião plástico Ivo Pitanguy: Hipoglós + uma ampola de vitamina A + gotinhas de vitamina E. A máscara, segundo ela, possui um efeito revitalizante da pele. Mas atenção, porque essa máscara só pode ser utilizada em peles muito secas e o procedimento deve ser acompanhado e orientado por um dermatologista.
quinta-feira, 10 de outubro de 2013
Cuidado com a pele das crianças
Como no próximo sábado comemoramos o Dia das Crianças, o post de hoje é em homenagem a elas. Sabemos que os pequenos possuem a pele mais fina. Não é mesmo? Então, devemos ter alguns cuidados com os produtos utilizados por eles, pois nessa fase o sistema imunológico ainda está em formação.
Primeiramente, nunca use produtos de adultos nas crianças. Atualmente temos diversas linhas de cosméticos próprias para as crianças. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), inclusive, publicou uma cartilha orientando os responsáveis na hora da compra de produto de uso pessoal infantil. Verifique se há o número de registro da Anvisa na embalagem, pois isso garante que o cosmético foi analisado e aprovado. Veja também se há na embalagem a informação de que o produto foi dermatologicamente testado ou se é hipoalergênico, pois isso ajuda a evitar alergias.
Xampus, condicionadores, sabonetes e perfumes também devem ser de uso infantil. Além disso, eles devem seguir normas como não vir em formato aerossol, para evitar que atinjam os olhos das crianças acidentalmente.
Os protetores solares, que precisam ter fator de no mínimo 15, devem começar a ser utilizados a partir dos seis meses. Antes disso, não exponha a criança a longos períodos de sol para não ocasionar queimaduras – evite o horário das 10h às 16h. Reaplique o filtro a cada duas horas ou sempre que a criança transpirar muito ou se molhar.
Vaidade infantil: cuidados
Quanto às maquiagens, elas devem ter baixo poder de fixação, podendo ser removidas com água. Fique atenta para que sua filha não utilize a maquiagem da boneca, pois não é segura.
Se a menina é vaidosa e gosta de pintar as unhas, permita somente esmaltes infantis, que não contenham solvente na fórmula.
Atenção também para as roupas. Evite tecidos sintéticos, pois podem causar brotoejas. Opte por roupas folgadas e de algodão. Alisantes para os cabelos também não devem ser utilizados por crianças.
Notou qualquer irritação na pele da criança? Procure orientação do dermatologista.
terça-feira, 8 de outubro de 2013
Hora de começar a entrar em forma para o verão
Em pouco mais de dois meses já estaremos no verão. Como nessa estação nosso corpo fica mais à mostra, esta é a época ideal de começarmos os cuidados para que em dezembro e janeiro os resultados já tenham sido alcançados.
Entre os problemas que mais incomodam as mulheres estão a celulite, a gordura localizada e a flacidez. No campo da estética a tecnologia oferece alternativas para eliminarmos esses males. Uma delas é o Venus Freeze, radiofrequência de pulso eletromagnético que atua aquecendo a superfície e a profundidade da pele. Ele quebra as células de gordura, trata a flacidez estimulando novas fibras de colágeno e rompe as fibroses da celulite. Ou seja, é um tratamento dois e um!
Um tratamento recente de que já falamos aqui para celulite é o ácido polilático Sculptra. Ao ser injetado profundamente na pele, ele estimula a produção de colágeno e aumenta o volume da pele.
O Manthus é outro equipamento indicado para o combate à gordura localizada. Composto por ultrassom e correntes elétricas, ele faz com que a gordura do corpo seja fragmentada e eliminada pelo suor, pelas fezes e pela urina, tendo como resultado a redução de medidas. O tratamento pode ser utilizado em conjunto com outros produtos como géis condutores.
Outro aliado para a redução de medidas e melhora do contorno corporal é o Ultracontour, equipamento que associa dois tipos de ultrassom. Ele quebra as moléculas de gordura e realiza uma drenagem linfática, conduzindo-as para serem excretadas. O tratamento pode ser realizado no abdômen, nas coxas e nos flancos.
No entanto, a tecnologia não age sozinha. É necessária também uma mudança no estilo de vida. Comece a cuidar da alimentação. Procure ter uma dieta balanceada. Evite doces e frituras e coma bastantes verduras, legumes, frutas. Se preferir, peça a ajuda de um nutricionista. Não se esqueça também de beber cerca de dois litros de água por dia.
Outro item de extrema importância para um corpo em forma é a prática de exercícios físicos. Além de queimar calorias, as atividades liberam endorfina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar.
Iniciemos os cuidados desde já e que venha o verão!
quinta-feira, 3 de outubro de 2013
Cremes antirrugas por faixa etária
Creme antissinais, antirrugas ou anti-idades. Você sabe qual a época recomendada para começar a usá-los e qual é melhor para sua idade? Quanto antes você começar a cuidar da sua pele, mais ela vai agradecer. Porém, fique atento: use sempre o creme específico para sua faixa etária.
Os cremes que têm como finalidade retardar o envelhecimento da pele são importantes para hidratar, estimular o colágeno e melhorar a textura da pele e das rugas finas. Em uma média de dois meses de uso já é possível notar as mudanças. O creme deve ser aplicado sobre a pele limpa, com movimentos leves e sempre de baixo para cima.
Entre 25 e 35 anos a mulher costuma ter a pele muito oleosa. Nessa faixa prescrevemos gel ou sérum com ativos hidratantes e efeito matificante. Também podemos prescrever ácidos da família dos retinoicos para diminuir a oleosidade e estimular a produção de colágeno ou alfa-hidroxiácidos. Nessa fase, como há raras rugas estáticas, os cremes melhoram a textura e a oleosidade da pele.
Dos 35 aos 45 anos a pele em geral apresenta problemas como melasma, rosácea e poros dilatados. Sendo assim, são necessários produtos (sérum ou loção) clareadores, ácidos para fechar os poros e anti-inflamatórios para diminuir a vermelhidão provocada pela rosácea.
Na faixa de 45 a 55 anos a pele fica mais seca e sem viço. Indicamos cremes hidratantes à base de ácido hialurônico e vitamina C, além de derivados de ácido retinoico para estimular o colágeno.
Após os 55 anos a pele requer hidratação mais intensa e reposição de vitaminas C e D devido às mudanças hormonais, que provocam perda da elasticidade. Nessa faixa prescrevemos produtos com efeito tensor.
Os cremes anti-idades retardam o envelhecimento, mas não são milagrosos. De nada adianta aplicar o produto à noite se seu estilo de vida não é adequado. Não deixe de passar filtro solar diariamente, procure dormir cerca de oito horas por dia, não fume e não beba álcool em excesso, retire a maquiagem antes de dormir e aplique filtro solar diariamente.
Antes de começar a aplicar qualquer creme vá ao dermatologista, pois ele indicará o produto adequado ao seu tipo de pele.
terça-feira, 1 de outubro de 2013
A importância de remover a maquiagem corretamente
Algumas vezes quando você chega em casa cansada reluta em tirar a maquiagem antes de dormir? É melhor abolir essa prática da sua vida já, caso não queira causar danos irreversíveis à sua pele.
O acúmulo de poluentes e maquiagem em nosso rosto gera a degradação progressiva das fibras de colágeno e elastina, além de acelerar o processo de envelhecimento. O mau hábito pode ainda provocar manchas, obstrução dos poros, aumento da oleosidade, ressecamento e irritação da pele e enfraquecimento dos cílios. Isso ocorre porque é durante a noite, quando dormimos, que nossa pele se regenera das agressões do dia e há um aumento de metabolismo.
Reportagem publicada recentemente no jornal britânico Daily Mail mostrou o teste de uma jornalista que ficou um mês sem retirar a maquiagem. O resultado foi uma pele mais envelhecida e ressecada, aparência de cansada, queda de cílios provocada pelo acúmulo de rímel e aumento dos poros devido à diminuição da elasticidade da pele. Após passar por avaliação dermatológica a conclusão foi que a pele dela envelheceu o equivalente a dez anos em apenas um mês!
Mas será que basta lavar o rosto com sabonete? Não. Antes de lavar o rosto no banho (com água fria), aplique um demaquilante específico. Os bifásicos, por exemplo, por serem mais oleosos podem ser utilizados na região dos olhos. Após o banho você pode aplicar também um tônico ou adstringente e um hidratante.
Ficou convencida quanto à importância de se retirar a maquiagem? Lembre-se de usar um demaquilante adequado ao seu tipo de pele. Se tiver dúvidas, não hesite em procurar por nós, dermatologistas.
quinta-feira, 26 de setembro de 2013
5 tratamentos para parecer mais jovem com apenas uma sessão
NIR
Ponteira do Soprano XL, o Near Infrared (NIR) é um laser infravermelho de 750 a 1.320nm que promove grande aquecimento da camada profunda da pele. O calor faz com que as fibras de colágeno se contraiam, processo conhecido como skin tightening. O procedimento, indolor, melhora o tônus da pele diminuindo a flacidez e gerando um “efeito cinderela” imediato.
Fraxel Dual
A tecnologia é dotada de dois comprimentos de onda: laser de érbio de 1550nm, que estimula a produção de novas fibras de colágeno, e laser de thulium de 1927nm, indicado para melhorar a textura da pele. Promove uma renovação celular e pode ser aplicado no rosto e no pescoço. Após a sessão, o paciente percebe uma leva vermelhidão e descamação por até três dias.
Liquid Facelift
A técnica tem esse nome por produzir um efeito de lifting na pele sem necessidade de cirurgia. O procedimento alia preenchimento com ácido hialurônico e toxina botulínica e é indicado para sulcos e para evitar novas rugas. O preenchimento dá mais volume e contorno ao tecido. Já a toxina botulínica relaxa a musculatura e suaviza as rugas ao paralisar o músculo. O efeito é uma face com ar mais descansado que dura até oito meses.
Skin Booster
É uma técnica que promove hidratação profunda da pele por meio do ácido hialurônico em versão mais fluida. O procedimento, realizado com anestésico local, gera uma melhora no tônus da pele e da elasticidade, pois, além de hidratar, estimula a formação de novas fibras de colágeno, atenuando ruguinhas. É indicado também para suavizar olheiras.
Fraxel Repair
O aparelho, por meio do laser de dióxido de carbono fracionado, atua sobre rugas e também promove a renovação do colágeno e gera um efeito lifting de forma não invasiva. A aplicação requer apenas um anestésico local, é indolor e causa leve vermelhidão.
É importante ressaltar que antes de se submeter a qualquer procedimento você seja avaliado pelo dermatologista, que irá indicar qual tecnologia é mais adequada à sua pele.
terça-feira, 24 de setembro de 2013
Vantagens da depilação a laser sobre a luz pulsada
Quando o assunto é depilação definitiva, você sabe qual o método mais eficaz para eliminar os pelos em menos tempo? E qual deles fará com que você se veja livre da foliculite? A resposta está na depilação a laser. Em comparação com a luz pulsada, ela possui mais vantagens.
A diferença básica entre ambos os métodos é que na depilação a laser um único feixe de luz é emitido (luz com um comprimento de onda, monocromática), penetrando na hipoderme e queimando o folículo piloso. Já no caso da luz pulsada, vários feixes de ondas são emitidos (diferentes comprimentos de onda, policromática), não atingindo a raiz do pelo, ou seja, não destruindo o mesmo, apenas deixando-o mais fino. Dessa forma, enquanto o laser necessita, em média, de seis sessões, a luz pulsada precisa de no mínimo dez.
Como funciona o laser
O laser é atraído pela melanina, que dá cor ao pelo. Assim, ele destrói o folículo e impede que ele cresça novamente. É o único método definitivo e pode ser aplicado em grande parte do corpo. Os pelos que já foram destruídos não voltam a crescer.
Se antes a queixa era a dor provocada pelas sessões, atualmente há tecnologias indolores, como o Light Sheer Duet e o Soprano Next Generation. O número de sessões necessárias depende da espessura do pelo e do local a ser depilado, mediante avaliação realizada pelo dermatologista. A depilação a laser com o Soprano pode ser utilizada por pessoas de pele morena e negra.
Como funciona a luz pulsada
Já a luz pulsada funciona por meio da queimação do folículo. A luz é convertida em energia térmica, que enfraquece os pelos. Como o método não destrói o folículo, o tratamento demora mais tempo, se comparado à depilação a laser. Além disso, as chances de ocorrer queimadura são maiores e o pelo pode afinar, mas não deixar de crescer. O método não é indicado para peles morenas e negras.
Antes de realizar qualquer procedimento depilatório, converse com seu dermatologista. Ele poderá tirar suas dúvidas e indicar a melhor tecnologia para você se ver livre dos pelos e de suas desagradáveis consequências, como foliculite e pelo encravado.
quinta-feira, 19 de setembro de 2013
Primavera: como cuidar da sua pele
Na próxima segunda-feira, dia 23, começa a primavera. Após o inverno nossa pele pode ficar ressecada pela baixa temperatura, podendo apresentar até mesmo rachaduras. Você sabe como recuperar os estragos causados pelo inverno e cuidar da sua pele nessa nova estação?
Engana-se quem pensa que na primavera, pelo fato de a temperatura subir (e também ficar meio instável), podemos descuidar da hidratação. Essa é a hora para continuarmos cuidando de nossa pele. Primeiro para recuperar os estragos causados pelo inverno e segundo para protegê-la dos raios solares, que tendem a ficar mais intensos.
Continue evitando banhos quentes e procure não utilizar no rosto o mesmo sabonete usado no restante do corpo, pois a pele da face geralmente é mais delicada. Opte por um sabonete facial indicado pelo dermatologista.
Evite também o uso excessivo de buchas para não remover a proteção natural da pele. O dermatologista pode indicar hidratantes à base de ureia e lactato de amônio, para recuperar a pele mais ressecada.
Não deixe de aplicar o protetor solar diariamente. Principalmente se você estava fazendo algum tratamento estético durante o inverno, como clareamento de manchas. É natural que na primavera usemos menos roupas e exponhamos mais nosso corpo ao sol e, sem proteção, as manchas poderão voltar.
Para renovar a pele, uma das opções é o Multiwaves, tecnologia que associa bioestimulação e fotodinâmica, proporcionando aumento de colágeno e elastina. Há também o Skinbooster, hidratação injetável com ácido hialurônico que pode ser aplicada no rosto, colo e dorso das mãos.
Com a elevação da temperatura, nossa pele tende a ficar mais oleosa. Converse com o seu dermatologista.
terça-feira, 17 de setembro de 2013
Dermatite de contato: causas e tratamento
A dermatite de contato caracteriza-se por uma reação alérgica a algum objeto ou substância a que a pessoa se expôs. O rol de causadores é extenso, varia de pessoa para pessoa e pode incluir plantas, metais como níquel, anestésicos, látex, produtos de limpeza, perfumes, alimentos etc.
A reação pode ser instantânea ou ocorrer após algumas horas do contato com a substância causadora da alergia. Os sintomas geralmente são coceira, vermelhidão, inchaço e formação de pequenas bolhas. A alergia pode ser congênita, mas há casos também em que a pessoa, devido ao contato repetitivo com determinada substância, adquire sensibilização.
O meio mais utilizado para se certificar quanto a esses elementos causadores da alergia é o teste de contato, o qual não pode ser feito em períodos de crise. O alergista primeiramente cola alguns adesivos com possíveis alérgenos na pele do paciente. Após 48 horas é preciso retornar à clínica para que o profissional possa avaliar em quais substâncias houve reação.
A partir desse diagnóstico o médico poderá iniciar o tratamento. Dependendo do caso, ele pode solicitar uma biópsia ou cultura da lesão para definir o agente desencadeante.
O tratamento inclui medicamentos com corticoides para reduzir a inflamação, além de cremes calmantes e secativos. Como a doença não tem cura, a melhor forma de lidar com ela é evitando o contato com essas substâncias a fim de não desencadear novas crises.
quinta-feira, 12 de setembro de 2013
Como tratar queimaduras domésticas
As queimaduras estão entre os acidentes domésticos mais comuns. Sendo assim, é importante que saibamos a melhor maneira de agir nessas situações. A primeira providência a ser tomada após uma queimadura é lavar o local com água fria para diminuir a temperatura local e evitar que outras camadas da pele sejam atingidas.
Entre as causas domésticas mais comuns estão manuseio de líquidos quentes ou de panelas no fogão, queimaduras na testa provocadas pela chapinha e nas mãos pelo ferro de passar roupas, além do uso de álcool em churrascos e manuseio de foguetes.
Outra queimadura comum que tenho ouvido relato de pacientes é pelo uso inadequado do ferro a vapor. Por ser um vapor de água, as pessoas acreditam que ele não irá queimar e ao manusear o equipamento acabam se acidentando. Há casos de a pessoa tentar passar o ferro a vapor com a roupa no corpo! Não faça isso! Também não tente usar o ferro comum “morno” na roupa que está no corpo. Por mais que seja a pressa, retire a roupa e use o ferro de forma adequada.
As queimaduras podem ser classificadas de acordo com a profundidade da área lesionada.
Queimadura de 1º grau - As lesões de primeiro grau atingem apenas a camada superficial da pele, não há formação de bolhas e a cicatrização ocorre naturalmente. Basta lavar o local com água corrente. Água termal também pode suavizar a dor.
Queimadura de 2º grau - As queimaduras de segundo grau atingem mais profundamente a pele e há formação de bolhas.
Queimadura de 3º grau - Já as de terceiro grau afetam todas as camadas da pele e os nervos e requerem maior tempo de recuperação.
As queimaduras de 2º e 3º graus, por serem mais graves, necessitam de atendimento médico o mais breve possível. Evite passar qualquer substância sobre a lesão sem orientação médica, pois pode irritar a área ainda mais. Não estoure as bolhas, não remova a pele e não coce.
Em queimaduras mais leves, mantenha o local arejado e evite o atrito.
O tratamento prescrito pelo médico e a duração variam conforme o caso, mas pode incluir anti-inflamatórios, medicamentos de uso tópico e uso de malha compressiva.
terça-feira, 10 de setembro de 2013
Como prevenir cicatrizes e tratá-las?
Decorrentes de um trauma entre a epiderme e a derme, as cicatrizes podem ter várias causas, como acidentes e cirurgias, e, dependendo da dimensão da lesão, podem permanecer por alguns dias ou pela vida inteira e até formar os temidos queloides.
Vários fatores influenciam a capacidade de regeneração do tecido, como genética, área atingida pela cicatriz, tipo de lesão, se há perda de tecido celular subcutâneo e profundidade da cicatriz. Pessoas de pele negra, por exemplo, em geral têm maiores problemas com cicatrização.
Adquirida a lesão, evite se expor ao sol. Durante a fase de cicatrização, tenha uma alimentação rica em verduras e frutas que contenham vitamina C, que aumenta a resistência contra infecções e ajuda na cicatrização de feridas. Evite também esforço físico na área da lesão e mantenha a pele hidratada para evitar a coceira provocada pela cicatrização dos tecidos. E nunca coce o local para não piorar a lesão.
Os tratamentos disponíveis incluem injeções de corticoide, cremes à base de vitamina C e ácido retinoico. Entre as tecnologias que tratam o problema estão o Fraxel Repair e o Fraxel Dual. Enquanto o laser de CO2 fracionado do Fraxel Repair atinge as camadas mais profundas da pele e estimula a produção de colágeno, o Fraxel Dual promove o clareamento da hipercromia residual (mancha escura). Há também a opção do Multiwaves, que associa bioestimulação e fotodinâmica e auxilia no tratamento da cicatrização.
Algumas pessoas optam por encobrir a cicatriz com tatuagem, mas é preciso consultar um dermatologista e/ou um cirurgião plástico antes. Ao se machucar, procure ajuda médica para que o profissional possa ajudá-lo a evitar a formação de cicatrizes ou tratar as já existentes.
quinta-feira, 5 de setembro de 2013
Quando se preocupar com as pintas?
As inúmeras pintas espalhadas pelo nosso corpo podem ser apenas o que chamamos de nevos melanocíticos, lesões planas ou com relevo, de coloração variada e que podem ser congênitas ou adquiridas. Porém, algumas delas podem evoluir para o câncer de pele. E como percebemos isso?
A grande maioria das pintas presentes em nosso corpo é benigna, sendo predisposição genética e exposição ao sol fatores que determinam a sua quantidade. Devemos começar a nos preocupar com elas quando notamos quatro mudanças principais: se sua pinta era redonda e ficou sem forma, ou seja, assimétrica; se as bordas estão irregulares; se dentro da pinta apareceram outras nuances de cores; se a pinta vem mudando de tamanho (maior que 6mm) – é a chamada regra do ABCD (Assimetria, Borda, Cor e Diâmetro).
O câncer de pele ocorre quando há um crescimento descontrolado e anormal das células que compõem a pele. As classificações variam conforme o tipo de célula que se prolifera, sendo comuns: carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e melanoma.
O mais grave é o melanoma. Ele pode evoluir de uma pinta e causar metástase. A pinta cresce rápido, possui cor alterada e pode sangrar. Entretanto, quando descoberto no início, tem cura. Após diagnóstico do dermatologista, as pintas consideradas suspeitas são removidas. Já os carcinomas basocelular e espinocelular não decorrem de pintas, mas também necessitam de tratamento médico.
Como o diagnóstico precoce é essencial, faça regularmente um autoexame em toda a extensão do seu corpo, examinando-o com o auxílio de um espelho. Para evitar o câncer de pele, não esqueça o protetor solar, principalmente se você possui muitas pintas. Se há casos na família, redobre os cuidados.
terça-feira, 3 de setembro de 2013
Cuidados com as sobrancelhas
Sobrancelhas bem feitas valorizam o rosto de qualquer mulher, não é mesmo? Mas infelizmente nem todas nós estamos satisfeitas com elas. Algumas se queixam de poucos pelos, enquanto outras acham que elas não estão devidamente desenhadas.
Os pelos dessa região costumam crescer mais lentamente que os cabelos, pois são mais finos e não recebem muito estímulo hormonal. Procure não retirá-los com cera. Prefira pinça ou linha. Após removê-los, aplique um produto para acalmar a região avermelhada, como compressa de chá de camomila, água termal ou gel calmante, e procure não se expor ao sol no mesmo dia.
Seus pelos são muito finos ou em pouca quantidade? Peça ao dermatologista para lhe prescrever uma fórmula manipulada – geralmente à base de minoxidil – para estimular o crescimento dos pelos. Você pode também escovar diariamente a região para ajudar na circulação sanguínea.
Se as suas sobrancelhas possuem falhas, passe um lápis da cor dos seus fios para encobri-las. Já se deseja pintá-las, não há problema. Só tenha cuidado para não atingir os olhos e lembre-se de que a cor deve combinar com o tom do cabelo.
Tentou fazer as sobrancelhas em casa e o resultado não ficou bom? Procure um profissional especializado. Ele saberá avaliar o desenho ideal para o seu rosto.
A dermatite seborreica também pode atingir as sobrancelhas e os cílios. Evite banhos muito quentes e o ar do secador em temperatura elevada. Ao notar qualquer anormalidade, não deixe de marcar uma consulta com o dermatologista.
quinta-feira, 29 de agosto de 2013
Como ter unhas fortes e bonitas
Se seu desejo é ter unhas fortes e bonitas, há detalhes que são essenciais nessa tarefa. Alimentação adequada, proteção contra produtos de limpeza e hidratação são alguns dos cuidados necessários.
Mantenha suas unhas hidratadas. Há vários produtos específicos como ceras e cremes que impedem que elas fiquem ressecadas.
Para as tarefas de limpeza proteja sempre suas mãos com luva para impedir o contato com água sanitária, sabão e outros produtos químicos. Evite também ficar com as mãos imersas em água por muito tempo, pois esse hábito pode deixar as unhas fracas.
Aposte em uma dieta variada, à base de cálcio, ferro, proteínas, vitaminas A, B e C e zinco. Esses elementos estão presentes em alimentos como leite e derivados, carne, feijão, lentilha, vegetais de folha verde escura, ovo, gelatina, cenoura, batata doce, frutas amarelas, frutos do mar e cereais.
Antes e aplicar o esmalte, use base fortalecedora, pois ela ajuda no crescimento.
Evite usar unhas postiças por muito tempo, já que elas podem enfraquecer suas unhas naturais.
Outras dicas para evitar unhas fracas e quebradiças: lixe a superfície das unhas com lixa menos abrasiva uma vez por mês; prefira removedores de esmalte sem acetona; deixe suas unhas pelo menos um dia por semana sem esmalte; tire apenas o excesso das cutículas; não roa as unhas.
terça-feira, 27 de agosto de 2013
Dicas e cuidados para cabelos fortes e saudáveis
Lavou os cabelos à noite? Não durma com eles úmidos, pois o abafamento provocado pelo travesseiro pode causar a proliferação de fungos e bactérias no couro cabeludo. Se for necessário lavá-los antes de dormir, seque-os com o secador em temperatura morna.
Prefira lavar os cabelos com água fria para selar as cutículas e evitar a caspa.
Ao aplicar o condicionador, não deixe o produto atingir a raiz do cabelo para não propiciar formação ou piora do quadro de dermatite seborreica.
Não esfregue o cabelo com a toalha. Faça movimentos suaves.
Hidrate os fios periodicamente.
Ao prendê-los, não aperte muito para não causar quebra dos fios. E procure não dormir com os cabelos presos.
Evite produtos químicos que podem agredir os fios, assim como secador e chapinha com temperatura muito elevada.
A alimentação também tem um papel importante. Procure manter uma dieta balanceada e rica em proteínas, ferro e vitaminas, que ajudam no crescimento.
Ao se expor ao sol, não esqueça o protetor solar, pois os raios ultravioletas destroem a queratina, principal proteína dos fios.
Lembre-se: notando qualquer anormalidade no couro cabeludo e nos fios, procure um dermatologista.
quinta-feira, 22 de agosto de 2013
Cinco ações diárias para manter a beleza
Na hora de manter a pele bonita alguns hábitos simples de que nem sempre nos damos conta podem fazer toda a diferença. Será que você sabe quais são eles? Hoje vou dar cinco dicas que, se ainda não fazem parte da sua rotina diária, aconselho que você as incorpore o quanto antes.
1 – Procure sempre lavar o rosto com água fria. Essa medida melhora a aparência de poros visíveis e consequentemente controla a oleosidade, além de dar viço à pele.
2 – Beba cerca de dois litros de água por dia. Assim, você melhora o funcionamento do intestino, ajuda na limpeza do organismo e no transporte de nutrientes pelo seu corpo, hidrata a pele e favorece a eliminação de toxinas pela urina e pelo suor.
3 – Antes de dormir, retire a maquiagem com demaquilante específico. O acúmulo de maquiagem no rosto pode provocar obstrução dos poros, cravos e espinhas.
4 – Não tome banhos com água muito quente. A água quente resseca a pele e aumenta a oleosidade.
5 – Aplique filtro solar diariamente, pois os raios UVA e UVB continuam agindo mesmo em dias nublados. E esses raios, como você já sabe, aceleram o processo de envelhecimento cutâneo, além de provocar câncer de pele.
Essas dicas não são fáceis de acrescentarmos ao nosso dia a dia? Você vai notar a diferença após algumas semanas.
terça-feira, 20 de agosto de 2013
Nutricosméticos: para que servem?
Provavelmente você já ouviu falar nos nutricosméticos, mas será que você conhece as funções que eles podem desempenhar no organismo e quais deles podemos ingerir para o benefício da nossa saúde?
Os nutricosméticos são uma combinação de alimento e cosmético que auxiliam na beleza da pele, do cabelo e das unhas, por exemplo, além de prevenir o envelhecimento. Sua função maior é suprir possíveis deficiências nutricionais no nosso corpo. Em sua fórmula encontramos vitaminas, proteínas, minerais, aminoácidos, ácidos graxos etc.
Alguns nutricosméticos têm a função de atuar sobre manchas e retardar o envelhecimento. Nesse caso, eles costumam apresentar em sua composição ácido fólico, licopeno, luteína, ômega 3, vitamina C e minerais, itens que vão ajudar na formação de colágeno e elastina, limitar os efeitos dos radicais livres e combater o envelhecimento. Para evitar os efeitos nocivos do sol, o dermatologista pode indicar ainda um nutricosmético específico para esse fim, à base de leucotomos, extrato de chá verde e betacaroteno.
Quando os problemas são cabelos e unhas frágeis, opte por nutricosméticos compostos por substâncias como zinco, taurina, biotina, vitamina A, ácido pantotênico, chá verde e semente de uva, pois elas, entre outras ações, auxiliam no crescimento dos fios e na formação de queratina.
Há no mercado diversas marcas de nutricosméticos. Peça ajuda do seu dermatologista antes de começar a ingeri-los. E lembre-se: os nutricosméticos não são milagrosos, devendo atuar como auxiliadores dos tratamentos estéticos.
Os nutricosméticos são uma combinação de alimento e cosmético que auxiliam na beleza da pele, do cabelo e das unhas, por exemplo, além de prevenir o envelhecimento. Sua função maior é suprir possíveis deficiências nutricionais no nosso corpo. Em sua fórmula encontramos vitaminas, proteínas, minerais, aminoácidos, ácidos graxos etc.
Alguns nutricosméticos têm a função de atuar sobre manchas e retardar o envelhecimento. Nesse caso, eles costumam apresentar em sua composição ácido fólico, licopeno, luteína, ômega 3, vitamina C e minerais, itens que vão ajudar na formação de colágeno e elastina, limitar os efeitos dos radicais livres e combater o envelhecimento. Para evitar os efeitos nocivos do sol, o dermatologista pode indicar ainda um nutricosmético específico para esse fim, à base de leucotomos, extrato de chá verde e betacaroteno.
Quando os problemas são cabelos e unhas frágeis, opte por nutricosméticos compostos por substâncias como zinco, taurina, biotina, vitamina A, ácido pantotênico, chá verde e semente de uva, pois elas, entre outras ações, auxiliam no crescimento dos fios e na formação de queratina.
Há no mercado diversas marcas de nutricosméticos. Peça ajuda do seu dermatologista antes de começar a ingeri-los. E lembre-se: os nutricosméticos não são milagrosos, devendo atuar como auxiliadores dos tratamentos estéticos.
quinta-feira, 15 de agosto de 2013
Qual a diferença entre as radiofrequências Accent XL e Venus Freeze?
Uma das ponteiras do Accent é a Ultrassom, que atua na diminuição de medidas |
Muitas pessoas têm dúvida quanto à diferença das radiofrequências do Accent XL e do Venus Freeze. Para que servem? Qual é o mais adequado para flacidez? E celulite?
Indicado para o tratamento da gordura localizada, celulite e flacidez, o Venus Freeze associa pulsos eletromagnéticos e radiofrequência multipolar. Ao promover um aquecimento em três camadas da pele (epiderme, derme e hipoderme), podendo a temperatura chegar a 45ºC superficialmente, ele consequentemente estimula a produção de colágeno e elastina e combate as células de gordura. A tecnologia não causa desconforto durante a sessão e não possui contraindicação. Em comparação a outros aparelhos de radiofrequência, por ser multipolar, ele necessita de menos sessões para chegar a um bom resultado.
Já o Accent XL possui algumas ponteiras, que serão administradas de acordo com o objetivo a ser alcançado. As básicas são: unipolar (Unilarge), que trabalha flacidez e diminuição de medidas, e a Bipolar, que foca mais no tratamento de flacidez de face e rugas. Ambas atuam no estímulo de colágeno. A plataforma ainda acopla outras ponteiras, como a Uniform, que combina radiofrequência e massagem modeladora, mais indicada para tratar celulite, e a Ultrassom, que combina o módulo frio (com o sistema Shear Waves, no qual o movimento é perpendicular à direção de propagação da onda) e o módulo quente (sistema de ondas de compressão, que pré-aquecem as células de gordura, potencializando o efeito das Shear Waves), atuando de forma efetiva da diminuição de medidas.
Os aparelhos de radiofrequência, ao elevarem a temperatura do tecido subcutâneo, aumentam a circulação sanguínea e a drenagem dos fluidos, o que por si só já promove um remodelamento corporal com reorganização das fibras colágenas.
Como saber a tecnologia adequada ao seu problema? Apenas com a avaliação de um profissional capacitado. Agende uma avaliação na Slim Clinique.
terça-feira, 13 de agosto de 2013
Que cuidados tomar com alisantes e escovas progressivas?
As escovas progressivas à base de formol começaram a surgir nos salões de beleza há cerca de dez anos. Atualmente, há uma infinidade de métodos que prometem alisar o cabelo permanentemente sem a ajuda do secador e da chapinha a cada lavagem. Mas é importante tomar alguns cuidados antes de aderir a esses alisamentos, pois eles podem causar queda, caspa, irritação e queimaduras, entre outros problemas.
Grande parte das “escovas milagrosas” possui formol em sua composição. Já os alisantes geralmente são compostos por guanidina, hidróxido de sódio ou tioglicolato de amônia. O alisamento se dá por meio da quebra das ligações químicas que mantêm a estrutura da molécula de queratina.
Antes de aplicar esse tipo de produto nos cabelos, verifique se ele possui registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ela autoriza limite de 0,2% de formol como conservante nas fórmulas dos cosméticos.
O vapor expelido com o uso do secador pode causar irritação nas mucosas e nos olhos. Outros possíveis danos são: dermatite, irritação na pele e nos olhos, queimaduras e perda da sensibilidade na parte do corpo que teve contato com o produto. Mesmo quem não teve caspa pode vir a ter.
Se você pinta e também alisa os cabelos, procure não fazer ambos os procedimentos no mesmo dia para não sensibilizar muito os fios e o couro cabeludo.
Ao notar caspa, uma maior queda capilar ou coceira no couro cabeludo não hesite em procurar um dermatologista.
Assinar:
Postagens (Atom)