quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Cuidado com a pele das crianças


Como no próximo sábado comemoramos o Dia das Crianças, o post de hoje é em homenagem a elas. Sabemos que os pequenos possuem a pele mais fina. Não é mesmo? Então, devemos ter alguns cuidados com os produtos utilizados por eles, pois nessa fase o sistema imunológico ainda está em formação.

Primeiramente, nunca use produtos de adultos nas crianças. Atualmente temos diversas linhas de cosméticos próprias para as crianças. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), inclusive, publicou uma cartilha orientando os responsáveis na hora da compra de produto de uso pessoal infantil. Verifique se há o número de registro da Anvisa na embalagem, pois isso garante que o cosmético foi analisado e aprovado. Veja também se há na embalagem a informação de que o produto foi dermatologicamente testado ou se é hipoalergênico, pois isso ajuda a evitar alergias.

Xampus, condicionadores, sabonetes e perfumes também devem ser de uso infantil. Além disso, eles devem seguir normas como não vir em formato aerossol, para evitar que atinjam os olhos das crianças acidentalmente.

Os protetores solares, que precisam ter fator de no mínimo 15, devem começar a ser utilizados a partir dos seis meses. Antes disso, não exponha a criança a longos períodos de sol para não ocasionar queimaduras – evite o horário das 10h às 16h. Reaplique o filtro a cada duas horas ou sempre que a criança transpirar muito ou se molhar.

Vaidade infantil: cuidados
Quanto às maquiagens, elas devem ter baixo poder de fixação, podendo ser removidas com água. Fique atenta para que sua filha não utilize a maquiagem da boneca, pois não é segura.

Se a menina é vaidosa e gosta de pintar as unhas, permita somente esmaltes infantis, que não contenham solvente na fórmula.

Atenção também para as roupas. Evite tecidos sintéticos, pois podem causar brotoejas. Opte por roupas folgadas e de algodão. Alisantes para os cabelos também não devem ser utilizados por crianças.

Notou qualquer irritação na pele da criança? Procure orientação do dermatologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário