terça-feira, 20 de maio de 2014

A pele acostuma a um mesmo cosmético?



Alguns pacientes me perguntam se é verdade que usar sempre o mesmo cosmético faz com que a pele se acostume a ele, passando a não fazer o mesmo efeito. A resposta é depende. Vamos saber por quê.

Em peles jovens, na faixa dos 20 anos, o troca-troca de cosmético não costuma gerar muitos problemas, pois a renovação das células é intensa. Mas, se a pele apresenta problemas como acne, o ideal é seguir a recomendação do dermatologista e não querer experimentar as novidades que as amigas estão usando para não piorar o quadro.

Já para as peles mais maduras, cuja produção de fibras de colágeno e elastina tende a diminuir, a recomendação é aguardar de dois a três meses para verificar a eficácia do cosmético, já que esse é o tempo médio que o produto levará para estimular novo colágeno.

Por outro lado, se o cosmético passou a causar alergia, acne, aumento da oleosidade ou outros problemas na pele, suspenda o uso e converse com o seu dermatologista.

E no caso dos produtos importados? Antes de adquiri-los, peça orientação médica, pois alguns podem não ser adequados ao seu tipo de pele e ao clima quente do Brasil, não surtindo o efeito desejado ou gerando efeitos colaterais.

Outra recomendação é a cada estação do ano mudar os produtos para a pele. Por exemplo, no inverno, nossa pele costuma ficar mais ressecada, então é hora de usar um hidratante com poder mais umectante. Já no verão, opte por séruns e loções mais leves, pois é uma estação mais úmida.

Mas não esqueça que o uso de qualquer cosmético deve ser recomendado pelo dermatologista.

Um comentário:

  1. Boa noite Dra Daniela! Sou ouvinte do Canázio e estou precisando muito de sua ajuda e opinião. Dra. tenho de vez em quando umas escamações atrás da orelha, cabeça, sombranselha, costas, no cantinho do nariz...Isso acontece às vezes e sinto meu cabelo mais fino, mais fraco. O que pode ser? Dermatologista no meu posto de saúde não tem e é difícil marcar clínico. Coça muito também qd estou na crise e vai embora sem remédio. Não chega a abrir ferida, mas fica vermelho.Ataca mais no inverno.

    ResponderExcluir