terça-feira, 29 de abril de 2014

O que a toxina botulínica pode fazer por você

benefícios toxina botulínica


São diversas as aplicações da toxina botulínica. Ela pode suavizar rugas existentes, evitar seu aparecimento, dar um ar descansado a quem tem o rosto sério, tratar a hiperidrose e ser usada por outras especialidades, como os urologistas, para o tratamento da incontinência urinária.

No combate às rugas dinâmicas (visíveis quando o rosto está em movimento como ao rirmos ou chorarmos), a toxina botulínica figura entre os tratamentos mais realizados, como mostrou uma pesquisa feita pelo Departamento de Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia em 2011: 43% dos procedimentos estéticos para amenizar rugas foram feitos com a toxina.

A preferência deve-se à eficácia da técnica, pois atua diretamente sobre o músculo, relaxando-o. Pode ser aplicada na face e no pescoço, e a dosagem depende de avaliação do dermatologista.

A toxina também pode ser utilizada em pessoas jovens para evitar as rugas estáticas (aquelas mais profundas que mesmo sem a pessoa fazer o movimento já aparecem). O resultado é muito natural, proporcionando aparência mais descansada.

A substância pode ainda prevenir o aparecimento de novas rugas e a piora das já existentes, já que retarda o tempo que essas marcas levariam para se transformar em uma ruga estática, mais difícil de ser tratada. Apesar de à primeira vista a agulha assustar algumas pessoas, as picadinhas para injetar a toxina são suportáveis.

A durabilidade do procedimento é de cerca de seis meses, mas pode variar de pessoa para pessoa de acordo com vários fatores, como tabagismo, exposição solar demasiada e atividade física em excesso.

No tratamento da hiperidrose (suor excessivo que pode acometer axilas, palmas e planta dos pés), a toxina atua bloqueando a transmissão nervosa das glândulas sudoríparas. Com mesma durabilidade que a do combate às rugas.

Toxina X preenchimento
É importante ressaltar que a toxina botulínica é diferente de preenchimento com ácido hialurônico, por exemplo. Entretanto, dependendo do caso, o dermatologista pode combinar ambos os tratamentos para um melhor resultado.

Lembre-se sempre de buscar informações sobre o profissional e a clínica antes de se submeter ao procedimento.

2 comentários:

  1. Olá Dra! Gostaria de saber algum tratamento que realmente surta efeito para estrias recentes e antigas.. e qual seria o valor médio das sessões para a área das coxas. Gostaria de uma indicação em Curitiba. Grata!

    ResponderExcluir
  2. Cara Amanda, o tratamento das estrias recentes em geral tem melhor resposta e as estrias antigas são mais difíceis, porém a resposta é individual. O valor do procedimento depende do tratamento indicado como peeling, laser fracionado, intradermoterapia, depende da extensão do tratamento.
    Você pode procurar no site da Sociedade Brasileira de Dermatologia um dermatologista em Curitiba e você será bem atendida.
    Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir