terça-feira, 19 de março de 2013

Associação de ativos orais contra o melasma

Para finalizar os assuntos debatidos no Meeting de Dermatologia Americano, hoje vou abordar o resultado de um estudo que interessa muito a quem sofre de melasma, aquelas manchas amarronzadas nos bochechas, comum no gravidez ou após os 30/35 anos.

Um dos estudos mostrou que a associação dos ativos orais Polypodium leucotomos com o Pycnogenol diminui a sensibilidade da pele aos raios ultravioleta. Os raios ultravioleta são os responsáveis por ativar a pigmentação dessa mancha. Ao aumentarmos a proteção da pele, diminuímos sua sensibilidade ao sol e, assim, o risco de nova pigmentação e surgimento da mancha.

Mesmo administrando os dois ativos ainda é preciso usar o protetor solar diário fator mínimo de 30.

O melasma é um problema alvo de muitas pesquisas, principalmente porque seu tratamento deve ser feito com o maior cuidado possível para impedir o rebote, ou seja, seu retorno e de forma ainda pior.

No ano passado foi apresentado um laser capaz de tratar o melasma com a segurança desejada, o Elektra, um laser de Nd:Yag q-switched fracionado que a cada sessão destrói a pigmentação local.

Aqui na Slim Clinique já utilizamos essa técnica para o tratamento do melasma.

2 comentários:

  1. Que bom termos mais um aliado ao tratamento !!
    tenho melasma que acentuaram na gravidez dos gêmeos, recebi a indicação do dermamelan ... porem alem de seu alto custo, não o encontro!
    Fazia uso do vitacid plus + azelan, mas as partes estavam ficando com bordas brancas.
    Tem alguma indicação ???

    ResponderExcluir
  2. Prezada Daniela,
    Para avaliarmos melhor o seu caso seria necessário visualizarmos o seu melasma em uma consulta. Assim, poderíamos lhe orientar melhor sem trazer riscos para sua pele. O pior problema do melasma é sua reicidiva. Venha nos conhecer: www.slimclinique.com.br
    Att, Dra. Daniela Lemes

    ResponderExcluir