quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Como tratar queimaduras domésticas


As queimaduras estão entre os acidentes domésticos mais comuns. Sendo assim, é importante que saibamos a melhor maneira de agir nessas situações. A primeira providência a ser tomada após uma queimadura é lavar o local com água fria para diminuir a temperatura local e evitar que outras camadas da pele sejam atingidas.

Entre as causas domésticas mais comuns estão manuseio de líquidos quentes ou de panelas no fogão, queimaduras na testa provocadas pela chapinha e nas mãos pelo ferro de passar roupas, além do uso de álcool em churrascos e manuseio de foguetes.

Outra queimadura comum que tenho ouvido relato de pacientes é pelo uso inadequado do ferro a vapor. Por ser um vapor de água, as pessoas acreditam que ele não irá queimar e ao manusear o equipamento acabam se acidentando. Há casos de a pessoa tentar passar o ferro a vapor com a roupa no corpo! Não faça isso! Também não tente usar o ferro comum “morno” na roupa que está no corpo. Por mais que seja a pressa, retire a roupa e use o ferro de forma adequada.

As queimaduras podem ser classificadas de acordo com a profundidade da área lesionada.

Queimadura de 1º grau - As lesões de primeiro grau atingem apenas a camada superficial da pele, não há formação de bolhas e a cicatrização ocorre naturalmente. Basta lavar o local com água corrente. Água termal também pode suavizar a dor.

Queimadura de 2º grau - As queimaduras de segundo grau atingem mais profundamente a pele e há formação de bolhas.

Queimadura de 3º grau - Já as de terceiro grau afetam todas as camadas da pele e os nervos e requerem maior tempo de recuperação.

As queimaduras de 2º e 3º graus, por serem mais graves, necessitam de atendimento médico o mais breve possível. Evite passar qualquer substância sobre a lesão sem orientação médica, pois pode irritar a área ainda mais. Não estoure as bolhas, não remova a pele e não coce.

Em queimaduras mais leves, mantenha o local arejado e evite o atrito.

O tratamento prescrito pelo médico e a duração variam conforme o caso, mas pode incluir anti-inflamatórios, medicamentos de uso tópico e uso de malha compressiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário