terça-feira, 17 de setembro de 2013

Dermatite de contato: causas e tratamento



A dermatite de contato caracteriza-se por uma reação alérgica a algum objeto ou substância a que a pessoa se expôs. O rol de causadores é extenso, varia de pessoa para pessoa e pode incluir plantas, metais como níquel, anestésicos, látex, produtos de limpeza, perfumes, alimentos etc.

A reação pode ser instantânea ou ocorrer após algumas horas do contato com a substância causadora da alergia. Os sintomas geralmente são coceira, vermelhidão, inchaço e formação de pequenas bolhas. A alergia pode ser congênita, mas há casos também em que a pessoa, devido ao contato repetitivo com determinada substância, adquire sensibilização.

O meio mais utilizado para se certificar quanto a esses elementos causadores da alergia é o teste de contato, o qual não pode ser feito em períodos de crise. O alergista primeiramente cola alguns adesivos com possíveis alérgenos na pele do paciente. Após 48 horas é preciso retornar à clínica para que o profissional possa avaliar em quais substâncias houve reação.

A partir desse diagnóstico o médico poderá iniciar o tratamento. Dependendo do caso, ele pode solicitar uma biópsia ou cultura da lesão para definir o agente desencadeante.

O tratamento inclui medicamentos com corticoides para reduzir a inflamação, além de cremes calmantes e secativos. Como a doença não tem cura, a melhor forma de lidar com ela é evitando o contato com essas substâncias a fim de não desencadear novas crises.

Nenhum comentário:

Postar um comentário