terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Cuidados com a pele masculina


Os homens estão cada vez mais vaidosos. De cada dez pacientes que recebo no consultório, três são homens. Entre as principais preocupações estão a queda de cabelo, a foliculite na barba e, sim, as temíveis rugas de expressão! Eles têm a pele 25% mais espessa que as mulheres, o que faz com que as rugas apareçam mais tarde, no entanto, quando surgem são mais profundas, visto que a musculatura da face masculina é mais forte.

As empresas de cosméticos também estão antenadas com essa mudança no perfil masculino e desenvolvem linhas específicas para eles. Deixe o preconceito de lado e invista na saúde e beleza de sua pele!

Abaixo listo alguns itens importantes para os rapazes:

Protetor solar – prefira os oil free, gel ou com efeito matificante, já que a pele masculina costuma ser mais oleosa que a feminina. Se você tem barba, opte pelo protetor em espuma. Ele não deixa o pelo da barba oleoso e é absorvido mais rapidamente. Assim como as mulheres, você deve usar o filtro diariamente! Se for calvo, não se esqueça de passar na região.

Antienvelhecimento – gosto muito do Blemish Age Defense, da SkinCeuticals, que melhora os sinais antienvelhecimento, além de controlar a oleosidade. Também indico o Lancôme Men Age Fight, que combate a formação de rugas. Outra linha que costumo indicar é a Biotherm Homme, que possui produtos para diminuir a oleosidade, hidratar e combater rugas ao redor dos olhos. O cuidado deve ser diário e com acompanhamento de um dermatologista.

Oleosidade – além de alguns produtos citados anteriormente, se sua pele é oleosa, é recomendável usar um sabonete neutro, com ácido salicílico ou enxofre em sua composição na hora de lavar o rosto.

Maciez – nem pense em fazer a barba sem aplicar espuma de barbear. A função da espuma, além de tornar o pele mais emoliente para sua retirada, é proteger a pele da agressão da lâmina. Após o procedimento, aplique o pós-barba indicado pelo dermatologista.

Toxina botulínica – o objetivo aqui é prevenir as rugas. Depois de formadas, o tratamento será outro, o laser ou preenchimento. Mas já que é possível postergar sua formação, por que não se entregar à toxina? Não se esqueça de que a ruga masculina costuma ser mais profunda que a feminina, ou seja, é mais difícil de ser tratada após formada.

Exfoliação – devido à barba, é comum os homens desenvolverem foliculite no rosto. Então, procure fazer uma exfoliação uma ou duas vezes na semana. O tratamento mais eficaz para evitar a foliculite ainda é a depilação a laser.

No mais, redobre os cuidados no verão, período em que a incidência dos raios ultravioleta B aumentam e podem causar envelhecimento precoce, manchas e câncer de pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário