quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Proteção solar por faixa etária


O filtro solar tem como função proteger a nossa pele dos efeitos nocivos dos raios ultravioleta B e A, que provocam manchas, rugas e aumentam a predisposição ao câncer de pele. No verão, há uma maior incidência dos raios UVB. Os raios UVA incidem na mesma intensidade o ano inteiro e também precisam ser bloqueados.

Mas para que a aplicação surta efeito é necessário escolher o produto adequado ao seu tipo de pele e idade. Hoje minhas dicas vão ajudá-los a saber que itens devem ser observados na hora da escolha.

Bebês e crianças
Até os seis meses não exponha a criança ao sol, pois a pele ainda está muito sensível.  O uso do filtro solar só está permitido a partir dessa idade, já que antes pode causar alergias. Mas mesmo assim, só utilize produtos específicos para as crianças, pois eles são menos propensos a causar irritação devido a seus componentes especiais. Se a criança gosta de ficar na água, compre protetores que são mais resistentes à água. Não se esqueça de reaplicar a cada 2 horas.

O FPS mínimo deve ser 30. Prefira sempre os que também protegem contra os raios UVA. Não existe um critério universal para a proteção UVA, porém a comunidade europeia, o Japão e agora o FDA (órgão regulador americano) têm recomendado o método de PPD (persistent pigment darkening). O PPD é uma resposta prolongada após a irradiação com radiação UVA, ou seja, ele mede a quantidade de UVA necessária para produzir a resposta com e sem fotoprotetor na pele.

A comunidade europeia estabelece que a proteção UVA seja de 1/3 da proteção indicada para UVB. O FDA (órgão regulador americano) adota o sistema de “+” ou “*”. Quanto maior o número de “+”, maior será a proteção contra UVA. Ele varia de um a quatro “+” (graduação baixa, média, alta e muito alta). Já o Japão utiliza o PPD na embalagem: 0-2 PPD sem proteção, 2-4 PPD baixa proteção, 4-8 PPD moderada proteção e 8+ PPD alta proteção.

Observe na embalagem de seu filtro se há menção à proteção UVA, que pode aparecer dessas três formas no Brasil, sendo mais comum seguir os padrões europeu e americano.

Adultos
Na adolescência e na fase adulta, os cuidados devem continuar para evitar problemas como envelhecimento precoce e câncer de pele. Lembre-se de que os efeitos da exposição solar são cumulativos e que de forma excessiva nos primeiros 20 anos de vida ela aumenta os riscos de desenvolvimento de câncer de pele na fase adulta. Por isso, capriche no uso de chapéu, óculos escuros, camisa e boné.

O FPS mínimo continua a ser o 30, e compre o filtro que tenha proteção também contra o UVA.

Idosos
Os idosos, por terem a pele mais fina, devem aplicar protetor com um fator de proteção maior que 30. Como nessa fase aumentam os riscos de osteoporose, é importante que eles tomem sol diariamente por cerca de 15 minutos sem protetor em uma pequena área do corpo para auxiliar na síntese de vitamina D. Deve-se evitar, no entanto, o horário entre 10h e 16h.

Ao adquirir um protetor verifique se ele possui certificado da Anvisa e se há em sua composição antioxidantes para neutralizar a ação dos radicais livres. Para pessoas que possuem pele oleosa a recomendação é optar por produtos em gel, sérum, oil free ou com efeito matificante.

Quer saber a quantidade de filtro para cada área do corpo? Falamos sobre isso aqui.

Curta o verão com saúde e responsabilidade!


Nenhum comentário:

Postar um comentário