terça-feira, 18 de março de 2014

Beleza que vem do sono


É inegável que as horas de sono estão intimamente relacionadas à beleza da nossa pele. Nove, oito ou sete horas? A recomendação é que durmamos cerca de oito horas diárias, mas a quantidade varia de pessoa para pessoa. O mais importante é que tenhamos uma noite relaxante para que no dia seguinte não exibamos aquele rosto com olheiras e aspecto de cansado.

Mesmo quando estamos dormindo nosso corpo permanece trabalhando em processos metabólicos fundamentais para a nossa saúde. Dormir pouco, além de causar olheiras, pode tirar o viço da pele. Ao dormirmos, nosso corpo combate mais facilmente os radicais livres, que causam o envelhecimento precoce. Outros fatores importantes: durante o sono há oxigenação e recuperação celular, descansamos a musculatura da face e liberamos hormônios, como a melatonina, que nos dá sensação de bem-estar, e a serotonina. Noites mal dormidas podem fazer ainda com que os vasos sanguíneos da pele se contraiam, resultando em pele mais seca e fria.

O sono também está relacionado ao ganho de peso devido à oscilação hormonal.  Ao dormirmos, a produção de leptina (hormônio que controla a saciedade) aumenta, enquanto que a de grelina (ligada à fome) diminui. Se dormimos pouco, o resultado é menos leptina e mais grelina e consequentemente diminuição do metabolismo e menor queima de calorias.

Algumas dicas para dormir bem: procure desacelerar nas horas anteriores à sua ida para a cama, faça refeições leves, pratique exercícios físicos regularmente (evite o horário noturno), procure um ambiente silencioso, aconchegante e escuro.

Além da beleza, noites mal dormidas podem acarretar mau humor, cansaço, irritação, sonolência durante o dia e dificuldade de concentração. Portanto, durma bem e mantenha-se bela!

Nenhum comentário:

Postar um comentário