quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Como funciona o pós-sol


Vai viajar para um lugar de praia nesse feriadão prolongado? Muitas pessoas querem ficar bronzeadas em alguns dias, o que não conseguiram o ano inteiro. Mas para garantir o bronzeado não é preciso esquecer o protetor em casa e torrar no sol! O bronzeado só aparece 48 horas após a exposição solar e o protetor auxilia impedindo a vermelhidão, comum de quem não passa o protetor ou então não o reaplica a cada 2 horas.  

Para quem errou no tempo de exposição solar e está vermelho, o melhor para acalmar a pele é lançar mão do pós-sol. E a vermelhidão nem é a pior parte da história. Tem algo mais desconfortável que trocar de roupa e dormir com o ardor causado pelo sol? 

Os produtos pós-sol têm a função de hidratar, impedindo a perda transepidérmica de água, o que melhora o ressecamento que ocorre com a exposição solar. Eles também possuem agentes calmantes e refrescantes que atuam no alívio das queixas como a sensação de calor e ardência.  

Entretanto, se houver eritema, representando uma queimadura pelo sol, as consequências no DNA das células devido a essa agressão dos raios ultravioleta não são reparadas, contribuindo para, no futuro, um maior fotoenvelhecimento ou até um câncer de pele. Por isso, a importância do uso de protetores solares. 

Outra dica, os produtos pós-sol são realmente eficazes se aplicados logo após a exposição solar. Podem ser usados por todos, exceto em crianças antes os seis meses. 
 
Composição 

Na hora de escolher o produto é bom verificar sua composição. Para que seja eficiente, procure fórmulas que contenham substâncias calmantes e regenerantes da pele, que diminuam o ressecamento, tais como o aloe e vera, a camomila, a cânfora etc. Alguns têm substâncias que prolongam o bronzeado. Os que têm vitaminas B e E ajudam também no rejuvenescimento da pele. 

Você deve estar se perguntando, e o hidratante? Ele vai apenas hidratar, mas se houver ardência ele não resolverá o problema.

Boa praia a todos e juízo pra não esquecer o protetor!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário