quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Seu cabelo está caindo?

 
Seu cabelo está caindo ou quebrando mais que o normal? Normalmente, perdemos cerca de 80 a 100 fios por dia. Quando ocorre aumento desse número é sinal de que as madeixas estão pedindo socorro.  
Produtos químicos, tinturas e permanentes de uso frequente são responsáveis por boa parte do problema. Outro grande vilão é a deficiência de ferro no organismo. Quando o estoque fica baixo, para proteger as hemácias que necessitam da substância, o organismo acaba “retirando” do cabelo e das unhas esse ferro. Assim, os fios pulam da fase de crescimento para a de repouso, antecipando a queda.  
Engatar uma dieta maluca na outra ou usar chapinha quase todo dia também pode propiciar a queda. Diversos fatores podem influenciar. A dermatite seborréica, ou seja, a caspa, pode agravar ainda mais o quadro, pois ela atinge o couro cabeludo. Estudos apontam que cerca de 72% dos indivíduos com dermatite seborréica têm queda.  
O estresse também pode causar a queda do cabelo, que será difuso pelo couro cabeludo. Se a pessoa tiver placas de área de couro cabeludo liso, ou seja, sem cabelo, deve procurar um dermatologista para verificar qual é o quadro. O problema pode ser desde Tínea (um tipo de micose) até mesmo uma Alopécia Areata, que é uma doença autoimune.  
Tanto homens como mulheres estão sujeitos à queda capilar. Na Alopécia Androgenética, que é um tipo de queda genética que pode ser agravada pela seborreia e por tratamentos como alisamentos, o padrão de queda é diferente da queda por estresse, por exemplo. Os homens têm um padrão de queda com entradas em uma região central, como uma coroinha, e as mulheres uma rarefação linear no centro da cabeça. Os cabelos ficam cada vez mais finos e pequenos, como uma penugem em seu estágio final.

Tratamentos
 
A boa notícia é que o problema pode ter solução. Quando se tem um histórico familiar com pessoas calvas e o processo de queda de cabelo começou, deve-se tratar precocemente para tentar reverter e tornar o processo mais lento. É preciso, antes de mais nada, realizar uma consulta com o dermatologista, para diagnóstico do tipo de queda, a causa e o tratamento mais adequado. É importante a manutenção da prescrição domiciliar – remédios, loções e xampus. 
Nesse período, o Multiwaves pode ser um bom aliado. Ele é um aparelho com uma luz de diodo avermelhada, de 630nm, de baixa fluência para estímulo do crescimento capilar. Deve ser feito duas vezes na semana inicialmente e depois pode ser feito semanalmente, de acordo com o acompanhamento médico.
Converse com seu dermatologista se começar a notar uma quantidade excessiva de fios no travesseiro quando acordar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário