quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Como usar o filtro solar

 
  

Você passa protetor solar suficiente na hora de ir à praia ou à piscina? A maioria não usa a quantidade correta, e assim acaba se expondo incorretamente ao sol. Envelhecimento precoce, vermelhidão, bolhas, ardor e até câncer de pele são os resultados de quem economiza na hora de se proteger dos raios solares. Para evitar problemas e poder curtir os dias de sol com segurança, elenquei dicas que podem ajudar.

O indicado para o rosto e pescoço equivale a uma colher de chá cheia de filtro solar. Já para o tronco, recomenda-se o equivalente a uma colher de sopa para a parte da frente e outra para a parte de trás. Para os braços e pernas é aconselhado passar uma colher de sopa em cada.

Aos adeptos dos protetores em spray, que torna a aplicação mais rápida e prática, o recomendável é dar duas borrifadas em cada área e depois espalhar o protetor com as mãos. Outra vantagem do protetor solar em spray é a diminuição da oleosidade da pele logo após a sua aplicação.

Para assegurar a perfeita absorção do produto é necessário passar o protetor 30 minutos antes de se expor ao sol, de preferência sem o biquíni/sunga. É preciso ainda reaplicá-lo a cada duas horas, após suar bastante ou mergulhar no mar ou piscina. 

Se você está sempre entrando na água, uma boa opção é comprar um protetor para pele molhada. Esse tipo de produto não exige que você se enxugue para usá-lo.

Fator de proteção

O fator de proteção escrito na embalagem é baseado em estudos feitos com essa quantidade de protetor que expliquei. Se você passar menos, não terá a proteção completa, ou seja, um fator 30 não dará a proteção de um protetor 30.

O tipo de protetor deve ser escolhido de acordo com cada tipo de pele; géis e sprays para peles oleosas e cremes e loções para peles secas. Prefira um oil free ou matificante para o rosto e em creme para o corpo.
Saiba ainda que peles claras devem usar no mínimo FPS 30 e morenas e negras a partir de FPS 15.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário