quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Previna-se das doenças de verão – parte I

 







 
 

O verão é uma época deliciosa e que todo mundo adora, mas é preciso ter muito cuidado com as doenças típicas da estação. A maioria delas pode ser prevenida ao se adotar cuidados simples. Hoje vamos falar das micoses e como evitá-las:


Você já deve ter ouvido falar sobre micose de praia ou pano branco. Apesar de ser conhecida dessa forma, a Pitiríase versicolor é uma micose não adquirida na praia ou na piscina. O fungo causador da doença habita a pele de todas as pessoas e, em algumas, é capaz de se desenvolver causando manchas. Em geral, as manchas são mais frequentes no rosto e na região do peito.

A pele com a micose não se bronzeia ao ser exposta ao sol. Uma das características é que ao passar a unha, ela descama. Para prevenção, o uso de protetor solar durante a exposição ao sol é imprescindível. O tratamento é feito com medicação e uso de sabonetes ou sprays/cremes.

Já a micose da virilha (Tínea cruris) é uma lesão avermelhada, descamativa e que ocorre em uma ou nas duas coxas, podendo afetar a pele do escroto. Trata-se de situação das mais comuns, principalmente em meninos, que permanecem muito tempo com calção de banho molhado seguido de períodos de suor intenso.

Há vários tipos de fungo que causam essa doença que muitas vezes persiste além do verão. A dica é não permanecer com calção molhado e não deixar o short suado secar no corpo. No caso de aparecimento de lesão, deve-se isolar a toalha utilizada e secar sem esfregar, pressionando o local. Procure um médico de imediato, caso contrário, a lesão poderá progredir e aumentar.

Outro problema é o pé de atleta, infecção nos pés causada por fungo. Ele ocorre quando um determinado fungo cresce na pele dos pés. Além dos dedos do pé, o problema pode acometer tornozelos, palmas e dedos da mão. Mesmo após o tratamento, o pé de atleta pode voltar.

É preciso ter cuidado, pois o pé de atleta é contagioso e pode ser transmitido por contato direto ou contato com outros itens, como calçados, meias e o piso de banheiros ou piscinas. Para prevenção seque bem entre os dedos, não ande descalço em ambientes públicos úmidos e não utilize sapatos emprestados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário