quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Mitos do sol no verão


O verão chega na semana que vem e com ele um convite a uma ida à praia, à piscina ou uma caminhada ao ar livre. Para não errar e fazer feio na estação mais quente do ano, preparei um guia de mitos e verdades sobre o sol. Hoje, vamos falar dos mitos e na semana que vem sobre as verdades.

Muitas pessoas me perguntam se quando o céu está encoberto é necessário passar o protetor solar. Claro que sim! O maior perigo do verão é achar que com o céu nublado o protetor solar pode ser dispensado. Os raios ultravioleta atravessam as nuvens e queimam a pele, enquanto os raios infravermelhos, que dão a sensação de calor, não conseguem atravessar as nuvens e nos "avisar" de que o sol está queimando.

Outro mito que as pessoas acreditam, infelizmente, é que o sol seca as espinhas. Quase todo mundo já escutou isso, aposto. A verdade é que o sol pode gerar novas espinhas com o aumento da transpiração e da secreção sebácea. O sol também pode piorar a inflamação e causar manchas na acne já existente. Quem tem a pele oleosa deve optar pelo protetor solar oil free para não piorar o quadro.

Bastante comum também é achar que o protetor solar impede o bronzeamento. Não acredite nisso, pois é possível se bronzear com protetor solar, sim! Inclusive, ele é um aliado do bronzeado bonito, pois vai bloquear os raios ultravioleta, responsáveis pelo envelhecimento da pele e do câncer de pele.

Para finalizar, não pense que a maquiagem com proteção solar tem o mesmo efeito que o protetor na praia ou piscina, pois será preciso passar uma quantidade que se for de maquiagem deixará sua pele bem mais escura e estranha. Na praia, piscina ou caminha, opte pelo protetor solar tradicional.

E não se esqueça de cuidar dos lábios. Não tem problema usar muito protetor labial, pois ele não irá ressecar seus lábios, mas o ideal é optar por um que tenha hidratante.

Até semana que vem com mais dicas sobre o verão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário