quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Previna-se das doenças de verão – parte II



Hoje vou falar novamente sobre as doenças mais comuns no verão.

Uma bastante comum é a acne solar, causada pela exposição ao sol com formação de pápulas (bolinhas duras). As pápulas podem se infectar com formação de pus. O uso de filtro solar muito oleoso para o seu tipo de pele pode proporcionar acne pelo corpo.

Para evitar o problema, indico usar filtros oil free ou em gel para proteger a pele do sol e evitar manchas de espinhas.

Uma doença que se manifesta na estação devido à exposição demasiada ao sol é a pitiríase, um problema que, ao tomar sol, a área com pitiríase não fica bronzeada, surgindo manchas brancas. Ela não é uma micose. É comum em pessoas com história pessoal ou familiar de alergias e asma, bronquite, rinite alérgica ou eczema atópico. As manifestações da doença surgem principalmente após a exposição intensa da pele ao sol.

As localizações mais frequentes são a face, o tronco e membros superiores. O uso de fotoprotetor ajuda a prevenir as manchas esbranquiçadas. O tratamento da lesão deve começar antes da exposição ao sol. Uma alimentação rica em legumes, verduras e frutas e a ingestão de bastante líquido durante o verão também ajudam na prevenção.

Temos ainda o herpes labial, que são vesículas que aparecem no lábio, principalmente na região inferior. Não é exatamente uma doença do verão, mas a exposição intensa à radiação solar é uma das formas de gerar sua erupção. O ideal é proteger os lábios do sole usar protetor solar labial ou batom com protetor solar FPS 15 ou maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário