quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Manchas solares: evite-as desde já!



A maioria das manchas que surgem na pele ao longo dos anos é agravada pela exposição excessiva e cumulativa ao sol. A radiação ultravioleta provoca degradação das fibras colágenas e alteração dos melanócitos (células responsáveis pela produção de melanina), dando o efeito bronzeado e ao mesmo tempo podendo acarretar manchas, como as efélides (sardas) e os lentigos solares (manchas senis).
A alteração no DNA celular devido ao sol, por sua vez, eleva o risco de câncer de pele, juntamente com o acúmulo de exposição solar.
Outros fatores como desequilíbrio hormonal, gravidez e medicamentos também podem desencadear manchas. Por isso, prevenir desde cedo é fundamental para chegar à idade madura com uma pele de cor mais uniforme.
Tratamentos
Há tratamentos que podem ser feitos durante o verão para clarear a pele, como o peeling de alfa-hidroxiácidos, que não descama, causa apenas uma vermelhidão leve no dia do procedimento. O tratamento combate ainda rugas finas e melhora a textura da pele durante a estação.
Outra mancha que piora no verão e que necessita de cuidados é o melasma, uma mancha amarronzada nas bochechas, comum em grávidas. Pessoas com tendência à melasma devem recorrer às cápsulas de extrato de Polypodium leucotomos (fotoprotetor natural). O suplemento alimentar diminui a sensibilidade da pele ao sol e previne o fotoenvelhecimento cutâneo.
Entre os tratamentos está o Elektra, laser que clareia as manchas gradualmente e com segurança.
Lembre-se: um cuidado essencial para evitar as manchas solares é o uso diário de filtro solar. Também é importante que você use óculos, chapéu ou boné todas as vezes que for se expor ao sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário