terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Cuidados com as crianças no carnaval




Estamos a um pouco mais de uma semana do carnaval e hoje vamos lembrar alguns cuidados que os pais precisam tomar nessa época para que os pequenos possam curtir os dias de folia sem preocupação.

O primeiro cuidado deve ser em relação à proteção solar. O filtro só deve ser usado a partir dos seis meses. É preciso reaplicá-lo a cada duas horas. Coloque um boné ou chapéu na criança para protegê-la melhor.

Fique alerta quanto ao material das fantasias. Evite tecidos sintéticos e apertados, que podem causar brotoejas, aquelas bolinhas vermelhas que coçam e surgem devido ao calor, principalmente em áreas que ficam muito em contato com a roupa. As brotoejas se formam já que em temperaturas elevadas, a criança transpira para diminuir a temperatura corporal, e quando a roupa não deixa a pele respirar, as glândulas sudoríparas ficam sufocadas formando as brotoejas.

Dê preferência a roupas de algodão, leves e claras. Elas ajudarão também a evitar a insolação, assim como o consumo de bebidas a cada hora. Não se esqueça de oferecer mesmo que seu filho não peça.

Carnaval também é época dos desagradáveis sprays de espuma, que geralmente contêm substâncias tóxicas. Em contato com a pele, eles podem causar alergia e, se inalados, podem provocar rinite e asma. Ou ainda conjuntivite, se atingirem os olhos. Por possuírem em sua fórmula os gases propano e butano, esses sprays têm também o risco de causar tontura, asfixia e intoxicação. Caso haja contato, procure lavar o local o mais rápido possível.

Maquiagem em crianças

As mães também precisam tomar cuidado com a maquiagem. Por terem a pele fina e sensível, os cosméticos de adultos podem provocar nos pequenos dermatite de contato e consequentemente alergia por conterem substâncias químicas para maior fixação – e na fase adulta essa alergia pode se agravar, fazendo com que a pessoa só possa usar produtos especiais. Os sintomas do uso da maquiagem indevida (coceira, vermelhidão e inchaço) podem não ser imediatos. Por isso, utilize somente produtos hipoalergênicos destinados a crianças.

As maquiagens infantis são facilmente removidas com água e, mesmo assim, só são recomendadas após os seis anos porque as meninas podem deixar cair no olho ou ingerir.

Procure sempre produtos registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), não deixe sua maquiagem ao alcance das crianças e consulte o seu dermatologista em caso de irritação na pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário