quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Animais marinhos podem ser perigosos



















Férias, época de diversão e descanso. Mas também pode ser de momentos desagradáveis para quem viaja para o litoral. É onde um simples mergulho pode se transformar em ferimento. Por isso é bom tomar alguns cuidados com os animais marinhos antes de entrar no mar. 

Ao caminhar na praia, evite andar descalço sobre rochas para não se ferir com os espinhos do ouriço-do-mar, um dos maiores causadores de acidentes com animais marinhos. Se não forem totalmente removidos por um especialista, os espinhos na pele podem provocar, além de dor, ardência, febre, inchaço e vermelhidão.
 

 




 
 
 
 
 
 
 
 

  
 
Outro animal que merece cuidado é a água-viva, que pode causar queimaduras em contato com a pele, gerando também ardência, dor e vermelhidão. Nesse caso é aconselhável fazer compressas com água gelada para amenizar a dor. 
 
Seres marinhos como arraias, ostras, caranguejos, moreias e peixes-espadas também podem ser nocivos, pois os ferimentos provocados por eles podem causar até mesmo infecção por bactérias. Se a pessoa for alérgica, as complicações podem ser mais graves. 
 
Então, lembre-se: nunca toque em um animal marinho e redobre a atenção com as crianças.  
 
Caso seja ferido, procure atendimento médico o mais rápido possível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário