terça-feira, 8 de janeiro de 2013

O benefício dos minerais para a pele


 
















Que mulher não sonha em ter a pele bonita, jovem e saudável? No entanto, com a chegada da idade, o organismo diminui a produção de colágeno, o responsável pela elasticidade e sustentação da pele.

Além de tratamentos estéticos, a sua alimentação pode auxiliar para uma pele linda e saudável, já que para a formação do colágeno, é preciso a ação dos minerais. E como obtê-los? Na comida!

Os minerais ainda combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento. Eles estão presentes em frutas, legumes, carnes e chás.

O cobre e o zinco regeneram a pele, por isso, quando nos expomos ao sol, ao chegarmos em casa é bom borrifar água termal no rosto para recuperá-la. O zinco você encontra em avelã, castanha do Pará, frutos do mar, ovo, entre outros. O cobre, em nozes, no fígado, na carne. O cobre também ajuda a prevenir estrias.

Um mineral que ajuda na formação de colágeno, fibroblastos e elastina é o silício. Seu benefício será no combate à flacidez. Nos alimentos, ele está presente na aveia, tâmara, avelã, centeio, trigo, banana, alho etc.

Já o magnésio tem efeito calmante sobre o sistema nervoso e atua na síntese de colágeno. Pode ser encontrado na aveia, banana, castanha, grão de bico e na soja.

Uso de cremes

Alguns pacientes me perguntam se os cremes são eficientes para repor esses minerais. Sim, porém eles não repõem as necessidades orgânicas. Neste caso, é necessário repor através de suplementação oral.

Cápsulas de minerais ajudam, mas apenas o médico pode indicar uma de acordo com a sua necessidade. Não tome por conta própria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário