quarta-feira, 24 de abril de 2013

Poiquilodermia: que cuidados tomar?


Como falamos na última coluna do blog, hoje vamos abordar a poiquilodermia. Já ouviu falar? Ela é caracterizada por manchas acastanhadas ou avermelhadas nas laterais do pescoço em quem tem pele clara e se expôs muito ao sol sem proteção.

Mesmo que você hoje não se exponha mais ao sol, os efeitos degenerativos na pele irão aparecer ao longo dos anos, principalmente após os 40 anos. Normalmente, afeta apenas as laterais pois nossa face faz sombra na área central do pescoço, logo abaixo do queixo.

A causa do problema está ligada a fatores como predisposição genética, exposição cumulativa ao sol e o processo de envelhecimento.

Tratamentos
O tratamento mais eficaz atualmente é feito com o Harmony, que consiste na utilização da luz intensa pulsada. O aparelho atua na melanina, removendo as manchas, estimulando a formação de colágeno na pele e eliminando os vasinhos. São necessárias em média de quatro a dez sessões. A cada aplicação podem ocorrer descamação e vermelhidão, o que é normal.

Durante e após o tratamento, o protetor solar será imprescindível para evitar novas manchas.

Para prevenir a poiquilodermia, evite se expor ao sol em excesso e utilize sempre filtro solar. Não se esqueça também de hidratar a região diariamente. Se você possui casos na família, intensifique os cuidados e busque orientação do dermatologista antes que surjam os primeiros sinais.

Um comentário: