terça-feira, 20 de agosto de 2013

Nutricosméticos: para que servem?


Provavelmente você já ouviu falar nos nutricosméticos, mas será que você conhece as funções que eles podem desempenhar no organismo e quais deles podemos ingerir para o benefício da nossa saúde?

Os nutricosméticos são uma combinação de alimento e cosmético que auxiliam na beleza da pele, do cabelo e das unhas, por exemplo, além de prevenir o envelhecimento. Sua função maior é suprir possíveis deficiências nutricionais no nosso corpo. Em sua fórmula encontramos vitaminas, proteínas, minerais, aminoácidos, ácidos graxos etc.

Alguns nutricosméticos têm a função de atuar sobre manchas e retardar o envelhecimento. Nesse caso, eles costumam apresentar em sua composição ácido fólico, licopeno, luteína, ômega 3, vitamina C e minerais, itens que vão ajudar na formação de colágeno e elastina, limitar os efeitos dos radicais livres e combater o envelhecimento. Para evitar os efeitos nocivos do sol, o dermatologista pode indicar ainda um nutricosmético específico para esse fim, à base de leucotomos, extrato de chá verde e betacaroteno.

Quando os problemas são cabelos e unhas frágeis, opte por nutricosméticos compostos por substâncias como zinco, taurina, biotina, vitamina A, ácido pantotênico, chá verde e semente de uva, pois elas, entre outras ações, auxiliam no crescimento dos fios e na formação de queratina.

Há no mercado diversas marcas de nutricosméticos. Peça ajuda do seu dermatologista antes de começar a ingeri-los. E lembre-se: os nutricosméticos não são milagrosos, devendo atuar como auxiliadores dos tratamentos estéticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário