quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Sociedade Brasileira de Dermatologia faz novas recomendações para proteção solar


Para curtirmos o verão com tranquilidade é necessário que obedeçamos a algumas orientações médicas. A Sociedade Brasileira de Dermatologia divulgou na semana passada o Consenso Brasileiro de Fotoproteção com orientações e informações sobre os efeitos da radiação sobre a pele, além de formas de proteção.

De acordo com a publicação, o Brasil é um dos países com maior grau de insolação no mundo, sendo o câncer de pele não melanoma relacionado à crônica e contínua exposição aos raios ultravioleta. O documento elenca como consequências maléficas do sol queimaduras, câncer de pele, fotoenvelhecimento, agravamento de doenças (fotodermatoses), catarata, degeneração da retina etc.

Como sempre tenho ressaltado aqui e a SBD agora referendou, a recomendação é do uso do maior número possível de ferramentas de proteção (filtro, camisa, boné, óculos, barraca etc.) e filtro com FPS de no mínimo 30 – fatores inferiores poderão ser indicados conforme orientação do dermatologista. Deve-se reaplicar o protetor a cada duas horas e após transpirar e ficar longo período na água.

A cultura de aplicar filtro solar diariamente deve começar desde cedo, inclusive com ações dentro das escolas, o que fará com que tenhamos adultos mais conscientes. Quanto mais cedo começar a exposição solar inadequada, maiores serão as chances de complicações futuras.

O Consenso Brasileiro de Fotoproteção também reproduz uma classificação da Resolução RDC (Resolução da Diretoria Colegiada) 30 da Anvisa para os filtros solares de acordo com seu FPS. Veja a seguir:
Reprodução Consenso Brasileiro de Fotoproteção da SBD

Outra orientação diz respeito à quantidade de protetor necessária para cada área do corpo:

Reprodução Consenso Brasileiro de Fotoproteção da SBD

Leia a íntegra do documento.

E qualquer dúvida, consulte seu dermatologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário