terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Roupas como aliadas na proteção solar



Que o filtro solar é imprescindível para proteger a nossa pele dos efeitos nocivos dos raios solares não há dúvidas. Mas há outros recursos que podem nos ajudar a bloquear os raios sobre a nossa pele como roupas especiais.

As roupas com proteção solar são confeccionadas com fios especiais, à base de dióxido de titânio e banhos químicos sintéticos, a fim de bloquear até 98% da radiação ultravioleta. A medição do nível de proteção é feita usando o Fator de Proteção Ultravioleta (FPU), índice que mede a porcentagem dos raios ultravioleta que ultrapassam o tecido e atingem a nossa pele. O FPU 20, por exemplo, permite que um em cada 20 raios ultrapasse o tecido. As roupas especializadas em proteção solar chegam a atingir FPU 50. Antes de adquirir uma peça, verifique se ela possui certificação e dê preferência a camisas de manga longa, pois protegem mais.

Esse tipo de tecnologia pode ser empregado ainda em bonés, roupas de banho e viseiras. E também é uma boa opção para crianças, já que elas possuem a pele fina.

E quanto aos tecidos “normais”? Saiba que quanto mais escuro o tecido, maior sua proteção e que quando molhado o nível de proteção diminui devido ao alargamento das tramas. E prefira tecidos mais densos como algodão e linho.

Cuidados
Mas é bom ressaltar que elas protegem apenas a área do corpo que estão cobrindo, ou seja, é necessário usar filtro solar nas partes do corpo desprotegidas pelo tecido. O aconselhável é aplicar o filtro no corpo todo antes de vestir a roupa para não ficar uma faixa de queimadura, o que acontece, por exemplo, quando a pessoa toma sol com bermuda e fica com uma parte bronzeada e outra não.

Lembre-se de usar também boné/chapéu, óculos escuros com proteção UV na lente de procedência confiável e filtro solar labial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário