terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Nutricosméticos: um aliado da beleza


 

Você provavelmente já ouviu falar nos badalados nutricosméticos, febre entre homens e mulheres que desejam estar em dia com a beleza. Entre os benefícios mais comuns dessas pílulas estão o fortalecimento de cabelos e unhas, combate à celulite, o aumento da firmeza da pele e um bronzeado mais rápido. Mas você sabia que são necessários alguns cuidados para que eles não causem problemas?

Os nutricosméticos são fonte de vitaminas e sais minerais e podem conter ainda em sua fórmula substâncias antioxidantes como licopeno (pigmento vermelho encontrado em vegetais como o tomate), chá verde, cacau e picnogenol (extraído da casca do pinheiro). Os benefícios são variados. A vitamina H, o zinco e a cisteína, por exemplo, auxiliam no tratamento dos fios finos, sem brilho e de crescimento demorado, além de serem indicados para unhas quebradiças. Já o picnogenol e o selênio são aliados no aumento da elasticidade da pele. 

Hipervitaminose
Antes de começar a ingeri-los, no entanto, é importante procurar orientação médica. Avise o seu dermatologista se já estiver tomando algum polivitamínico, pois a ingestão de um nutricosmético da mesma vitamina pode gerar a hipervitaminose, que é o excesso de vitaminas no organismo. As vitaminas A, D, E e K, por exemplo, são lipossolúveis, ou seja, não são eliminadas pelo organismo e em grande quantidade podem gerar problemas. O excesso de vitamina A, por sua vez, pode causar problemas de visão.

Mas lembre-se que os nutricosméticos não fazem milagres. Se você não tem uma alimentação balanceada e não pratica exercícios físicos, os resultados não serão alcançados. Por isso sempre indico os nutricosméticos como complementares aos cremes e ao uso contínuo do protetor solar e também com orientações alimentares e de atividade física. A contraindicação ocorrerá se a pessoa tiver alergia a algum componente do medicamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário