terça-feira, 25 de junho de 2013

Doenças de inverno II



No último post falamos sobre a caspa, uma das doenças que pioram com a chegada do inverno. Dando continuidade aos problemas ocasionados pela nova estação, vamos tratar hoje de ressecamento da pele, dermatite atópica e rosácea.

No inverno as partes do corpo que ficam descobertas, como rosto, pescoço, colo, braços, lábios, mãos, panturrilha e pés estão mais propensas a desidratar. A pele resseca mais em períodos frios porque o manto hidrolipídico (camada de proteção) que a reveste perde gordura, devido aos banhos muito quentes, uso de sabonete e à diminuição da ingestão de água.

Use hidratante diariamente, principalmente após o banho e ainda com a pele úmida para que as gotículas de água sejam absorvidas pela pele.

A dermatite atópica se caracteriza por uma inflamação crônica da pele com lesões avermelhadas que coçam e às vezes descamam, sendo mais comum no rosto, couro cabeludo, pescoço, face interna dos cotovelos, atrás dos joelhos e nádegas. O tratamento consiste em administração de medicamentos receitados pelo dermatologista.

Já a rosácea é uma doença crônica, mais comum em mulheres, que se manifesta inicialmente com uma vermelhidão nas bochechas. Com o tempo e sem tratamento pode evoluir para espinhas, em geral na região central da face. Ela piora em extremos de temperaturas, como no frio e no calor, com a ingestão de bebidas alcoólicas e de alimentos picantes. O tratamento pode combinar o laser do Harmony e luz pulsada com o Fraxel Dual.


Entre os cuidados básicos comuns aos três problemas estão evitar banhos quentes e o uso excessivo de sabonetes e buchas ou esfoliantes e ingerir diariamente dois litros de água. E lembre-se: antes de usar qualquer produto, consulte o seu dermatologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário