quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Como evitar pelos encravados ao se barbear?



O post de hoje é sobre um tema que atinge muitos homens: pelo encravado na barba. Além de acarretar um problema estético, o encravamento pode causar irritação, alergia na pele e foliculite. Como agir para evitar esses incômodos?

O pelo encrava geralmente porque não tem força para perfurar a superfície da pele. Ao nascer, ele pode se curvar e penetrar novamente na pele ou crescer sob ela. O estágio posterior pode ser inflamação, vermelhidão e inchaço.

Algumas das medidas principais para evitar o encravamento são: usar a lâmina no sentido do pelo e o menor número de vezes possível, barbear-se com água morna para que os fios fiquem mais macios e os poros se abram, aplicar espuma de barbear e enxaguar com água fria para fechar os poros. É aconselhável também fazer esfoliação um dia antes ou usar sabonete esfoliante duas vezes por semana.

Evite o uso de lâminas gastas, pois elas podem ferir a pele. Se possível, procure não fazer a barba todos os dias para diminuir o atrito com a pele.

Sangrou com a lâmina? Aplique água fria e um creme cicatrizante (peça ajuda ao dermatologista).

Não é aconselhável aplicar cremes após o barbear para não obstruir os poros. Prefira os balms pós-barba, que acalmam e evitam a inflamação.

Lembre-se: a melhor forma de se livrar definitivamente dos pelos é a depilação a laser. Tecnologias como o Light Sheer Duet e o Soprano são eficazes para acabar com problemas como pelo encravado e foliculite, além do compromisso de barbear-se periodicamente. Faça uma avaliação com o dermatologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário