terça-feira, 19 de novembro de 2013

Novidades da estética apresentadas em Harvard



No início deste mês participei do curso Laser & Aesthetic Skin Therapy: What's the Truth?, em Boston (EUA), com o guru do laser Rox Anderson, na Harvard Medical School.

Fomos apresentados a diversas novidades da área que estarão em breve disponíveis aqui no Brasil. Vou adiantar algumas delas para vocês.

Rejuvenescimento facial
No campo do rejuvenescimento, a novidade é que o Juvederm Voluma foi aprovado pelo Food and Drug Administration (FDA, órgão americano responsável pelo controle de medicamentos, cosméticos, alimentos etc.) para ser utilizado em preenchimento de malar (área das bochechas), arco de mandíbula e mento (área do queixo). Em combinação com o Sculptra ele pode ser usado para contorno facial, áreas de atrofia e auxilia na melhora de rostos muito finos e com perda de gordura.

Retirada de tatuagem
Para remover as tatuagens indesejadas Rox apresentou o laser de picossegundos, o que, segundo ele é a novidade do futuro. Muito mais rápido que o Qswitched, seu pigmento explode tão rápido que “evapora” no tecido e não deixa o sombreado da tatuagem.

Gordura localizada
A inovação para acabar com as gordurinhas são as injeções ATX 101 e Lipo 101, usadas em pequenas áreas, como papada, e diminuição de medidas. Ambas ainda estão em fases de estudos, mas os resultados têm se mostrado promissores. A previsão é que o ATX 101 seja autorizado pelo FDA entre 2014 e 2015.

Melasma
Para tratar as manchas amarronzadas da face Rox apresentou estudos que mostram bons resultados na combinação de Q-switched 1064 com intervalos maiores alternando com o ácido azelaico e alfa hidroxiácidos.

Cicatrizes
Já para reabilitar cicatrizes a novidade é a toxina botulínica associada ao laser de CO2. A primeira vai atuar diminuindo a pressão do tecido para não esticar a cicatriz e aumentá-la, enquanto o laser de CO2 (denominado tratamento HELD) vai melhorar a aparência do tecido. O procedimento pode ser aconselhável até para áreas em fase de cicatrização.

Além disso, foi anunciada outra novidade para o tratamento de cicatrizes: o enxerto autólogo de epiderme, que melhora a cicatrização de feridas abertas ou áreas de queimaduras. Antes a área doadora ficava com alteração de textura e coloração, o que não acontece com essa nova técnica. A cicatrização ocorre em três semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário