quinta-feira, 28 de novembro de 2013

À espera do verão: benefícios e malefícios do sol



Em alguns dias o verão estará batendo à nossa porta. Nessa época é comum ouvirmos opiniões divergentes sobre o sol. Será mesmo possível tirar proveito dele sem prejuízo à pele? Como aproveitá-lo com responsabilidade?

Os benefícios do sol estão relacionados à síntese de vitamina D, essencial para a captação de cálcio nos ossos e aliada no combate à osteoporose e na prevenção de anemias. Para isso basta tomarmos 15 minutinhos de sol diariamente em qualquer parte do corpo sem protetor solar até 10h e após 16h (fique atento ao horário de verão). Sempre aconselho meus pacientes a evitarem o rosto para prevenir as rugas.
A luz do sol estimula ainda a produção de endorfina, substância produzida pelo cérebro e que nos dá sensação de bem-estar, melhorando o nosso humor, além de ajudar no fortalecimento do nosso sistema imunológico.

Por outro lado, a exposição solar excessiva pode causar danos como câncer de pele, queimaduras e fotoenvelhecimento. Os efeitos da radiação solar são cumulativos. Portanto, quanto mais cedo a pessoa se expuser excessivamente ao sol e de maneira inadequada, maiores são os riscos de envelhecer precocemente, ter catarata e câncer de pele. Nesta semana, inclusive, o Ministério da Saúde divulgou um estudo que estima para o próximo ano 576.580 novos casos de câncer, sendo o de pele não melanoma o de maior incidência entre homens e mulheres, com 182 mil ocorrências, o equivalente a 31,5% do total.

Cuidados
Para obter um bronzeado bonito e sem queimaduras, faça uma esfoliação na pele alguns dias antes de ir à praia ou à piscina para ela ficar uniforme e mantê-la hidratada. Evite os horários de pico do sol. Vale a pena também apostar no consumo de alimentos amarelos, como mamão e cenoura, pelo menos uma semana antes para obter o efeito do caroteno.

O protetor solar deve ser aplicado diariamente e escolhido de acordo com cada tipo de pele; gel, spray e mousse para peles oleosas e creme e loção para peles secas. Para o rosto opte por um oil free ou matificante e para o corpo, em creme. Procure usar no mínimo FPS 30. O filtro apenas diminui a incidência dos raios solares. Sendo assim, mesmo com ele a pessoa pode ficar bronzeada.

Não se esqueça de usar boné/chapéu e óculos escuros e beber bastante líquido (preferencialmente água, água de coco ou sucos naturais) para hidratar a pele e aplicar hidratante após o banho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário