sexta-feira, 31 de maio de 2013

Efeitos da menopausa na pele


Com a chegada da menopausa, a pele tende a ficar mais seca devido a mudanças hormonais, podendo acelerar o aparecimento de  rugas e flacidez. Os níveis de estrogênio diminuem, causando desaceleração da produção de sebo pelas glândulas, resultando em pele seca e sem brilho. Há uma diminuição na taxa de colágeno, ácido hialurônico, lipídios e da espessura da derme, além do aumento dos poros e da produção de melanina a cada exposição solar, o que aumenta as chances de manchas. Nessa fase ocorrem ainda a perda do tecido conjuntivo e a redução da elasticidade e a capacidade de cicatrização.

Para combater o ressecamento da pele, costumo indicar às minhas pacientes hidratação injetável com ácido hialurônico, pois ele chega à segunda camada da derme, promovendo maior tônus e elasticidade. Outra dica é o uso de águas termais para hidratar.

O dermatologista poderá indicar produtos à base de ácido retinoico, glicólico e kójico, que irão descamar a pele, eliminar as células mortas e estimular a produção de fibras elásticas e de colágeno.

A toxina botulínica também é uma aliada contra as rugas, pois atua relaxando os músculos faciais e impedindo a sua formação.

Principalmente nessa fase não fume, não se exponha ao sol sem proteção e tenha uma alimentação balanceada.

Tecnologias
No mercado há várias alternativas tecnológicas para o combate à flacidez e ao envelhecimento cutâneo que acompanham a menopausa. A seguir, citarei as mais utilizadas.

O Fraxel Re:pair promove um efeito lifting, além de atuar na flacidez. O Harmony também auxilia no rejuvenescimento. Já o Pixel Harmony é indicado para manchas de sol e rugas finas (principalmente ao redor dos olhos e da boca).

A ponteira  NIR – Near Infrared é indicada para o tratamento de flacidez facial, pescoço e braços. O infravermelho presente no aparelho estimula a formação de novas fibras de colágeno.

A Slim Clinique conta com todas essas tecnologias para ajudá-la a manter uma pele bonita até mesmo na menopausa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário