terça-feira, 7 de maio de 2013

Tratamentos estéticos para as mãos


As mãos são uma das partes do corpo mais atingidas por fatores externos como sol, produtos de limpeza, sabonete, água etc. Ao longo dos anos essa exposição, associada ao envelhecimento natural do corpo, tornam a pele dessa região magra, desidratada e até mesmo manchada. Mas saiba que atualmente há tratamentos que podem devolver o viço e a beleza às mãos.

Como o restante do nosso corpo, as mãos envelhecem e perdem gordura. A produção de ácido hialurônico diminui, assim como a de fibras colágenas e elásticas. Os tratamentos visam a recuperar a hidratação, além de completar os “espaços” deixados pela ausência desses elementos.

Tratamentos
O ácido hialurônico é utilizado para preencher as mãos mais magras, com aspecto de murchas. Já para tirar manchas e melhorar a textura, pode-se usar o laser fracionado de CO2, em casos mais graves, ou a ponteira Elektra do Harmony, em casos mais suaves.

Já para tratar as manchas marrons (melanoses solares) são indicados o Fraxel Dual e a luz pulsada. O efeito cumulativo do sol pode causar também manchas brancas (leucodermia gutata), provocadas pela destruição do melanócito e evolução com a completa despigmentação, que é de difícil reversão.

O Fraxel Dual possui uma ação abrangente devido à presença de dois tipos de lasers: um para estímulo de colágeno e outro de thulium, para tratar manchas e uniformizar a pele. A luz pulsada é específica para manchas.

É possível ainda alternar os tratamentos com o Skinbooster (aplicação de ácido hialurônico injetável em diversos pontos da pele de forma a hidratar de uma maneira mais uniforme) e o laser fracionado para potencializar o resultado.

Prevenção
Além dessas técnicas, volto a lembrar um conselho essencial que sempre dou aos meus pacientes: não descuide do filtro solar, pois ele previne as manchas senis e a degradação de colágeno provocada pelos raios solares. Use diariamente também hidratante. Sempre que tiver contato com produtos de limpeza, use luvas. À noite aplique cremes com alfa-hidroxiácidos e, em caso de manchas, clareadores como o ácido kójico – indicados pelo dermatologista. E evite lavar as mãos com água quente, já que ela resseca a pele.

Não há uma idade específica para iniciar os tratamentos das mãos, mas quanto mais cedo você tomar os devidos cuidados com elas, mais tarde esses problemas começarão a lhe preocupar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário