quinta-feira, 16 de maio de 2013

O que fazer para evitar o escurecimento da virilha




Você sofre com virilha escura e já tentou de tudo para clareá-la e não consegue? Hoje vou dar algumas dicas para você se livrar desse problema.

Atrito com a roupa, excesso de peso e depilação malsucedida estão entre as causas do escurecimento da virilha. Provavelmente você já deve ter ouvido e experimentado algumas receitas “milagrosas” que não surtiram efeito. Cuidado, pois elas podem até piorar o problema.

A virilha, assim como as axilas e as coxas, sofre mais atrito que as demais regiões do corpo por se localizar na parte interna dos membros. Esse constante movimento provoca irritação (bolinhas vermelhas, ardência) e hiperpigmentação da pele. Como um mecanismo de defesa, a pele cria uma camada espessa, que, com o passar do tempo, tende a escurecer.

Talco secativo
No calor, a região tende a ficar úmida, favorecendo a proliferação de bactérias. Nesse caso, o dermatologista poderá lhe indicar talco secativo. É recomendado também evitar calcinhas e roupas muito apertadas. Prefira tecidos leves e arejados, como os de algodão.

Outro vilão é o pelo encravado, que causa inflamação e ao longo do tempo escurece a pele. Para acabar com o encravamento, prefira a depilação a laser, que age diretamente no folículo piloso, eliminando os pelos. O laser também pode clarear a pele, pois ao destruir o folículo piloso acaba com o escurecimento na área com pelo. O clareamento é secundário à retirada do pelo. Evite a depilação com cera porque pode causar inflamação e escurecimento

Jamais exponha a pele ao sol enquanto ela estiver irritada, para não aumentar o risco de manchas. Uma solução para clarear a região é o uso de cremes despigmentantes à base de ácido glicólico, kójico ou hidroquinona. Eles devem ser prescritos por nós, dermatologistas.

Um comentário: