quinta-feira, 25 de julho de 2013

Cuidados antes de colocar um piercing


Antes de ir a um estúdio colocar um piercing é importante saber as consequências que esse tipo de perfuração pode trazer ao seu corpo. Cicatriz, queloide, infecção, dermatite de contato ou até hepatite e HIV são algumas delas.
 
Após a perfuração, a joia será vista pelo corpo como um objeto estranho, e o corpo vai iniciar um processo de formação de um tecido novo ao seu redor. Piercings colocados em cartilagens, como orelhas e nariz, demoram mais tempo para cicatrizar (esses locais possuem pouca circulação sanguínea, sendo mais propensos a ataques de germes).
 
Durante o processo de cicatrização, que pode levar até um ano, é comum ocorrerem inchaço, coceira, vermelhidão e queimação. Apesar de o metal utilizado geralmente ser aço cirúrgico, ele pode provocar reação alérgica ou dermatite de contato em certas pessoas.
 
Analise o estabelecimento 
Está decidido a colocar o piercing? Verifique se o estabelecimento é higienizado, se o profissional usa luvas, se os itens são esterilizados ou descartáveis, e procure conversar com pessoas que já tenham colocado piercing naquele local. Após o procedimento é recomendável limpar o local do furo diariamente com sabonete antisséptico.
 
Se ocorrer complicação, procure o dermatologista o mais rápido possível. Há casos em que acontecem infecção, formação de queloides e cistos, sendo necessário aplicação de corticoide (para diminuir o tamanho da cicatriz) ou cirurgia plástica reparadora. Mas é bom ressaltar que a pele nunca voltará a ser como antes.
 
Se você é diabético, possui problemas de coagulação sanguínea, deficiência imunológica, é alérgico a metal ou possui tendência a formação de queloides, não coloque o piercing. Caso contrário, poderá carregar uma cicatriz para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário